Harry Potter: Antes de Relíquias da Morte, outro livro da saga quase foi dividido em dois filmes

Capa da Publicação

Harry Potter: Antes de Relíquias da Morte, outro livro da saga quase foi dividido em dois filmes

Por Nick Narukame

Mesmo anos após o fim da saga Harry Potter ter chegado aos cinemas, os fãs seguem revisitando o título para se lembrarem das aventuras do bruxo que viram crescer junto com eles. O que pouca gente sabe, no entanto, é que Harry Potter e as Relíquias da Morte quase não foi o único livro da franquia a ser adaptado cinematograficamente em duas partes. Nos planos originais, o filme de Harry Potter e o Cálice de Fogo também seria dividido em dois (via CBR).

A ideia parece natural se observarmos a diferença entre os três primeiros livros e o quarto. Pedra Filosofal, Câmara Secreta e Prisioneiro de Azkaban são bem menores em tamanho se comparados a Cálice de Fogo e, até então, os filmes vinham cobrindo quase todos os eventos apresentados nos livros, mesmo os menores, com poucas adaptações.

Com um livro maior, a preocupação com a fidelidade aos detalhes se fez presente. Talvez um filme de duas horas e meia de duração não fosse capaz de abarcar as quase 600 páginas do livro, mas o diretor Mike Newell achou desnecessária fazer essa separação e seguiu firme em sua decisão de manter tudo no mesmo longa.

Hermione, Rony e Harry estudando.

Harry Potter e o Cálice de Fogo quase foi dividido em duas partes.

Na época, a prática não era nem um pouco comum na indústria e a única comparação relativamente próxima para a mídia era a divisão de Kill Bill (via Empire). Com o sucesso da conclusão da saga, este modelo de divisão do último livro em dois filmes acabou traçando um novo padrão para o cinema, replicado pela saga Crepúsculo e Jogos Vorazes.

No fim, o diretor conseguiu entregar um resultado decente, mantendo apenas os acontecimentos mais importantes da trama sem abrir mão da coesão da história. Claro, houveram adaptações como as feitas na última prova do Torneio Tribruxo, mas o essencial não se perdeu. O trabalho serviu de exemplo para os longas seguintes da franquia, que focou a trama na escalada da guerra contra Voldemort e seus Comensais da Morte.

Fechar Harry Potter com dois longas dedicados ao último livro foi uma ótima jogada e talvez tivesse perdido o impacto se isso já tivesse sido feito anteriormente. A jornada de Potter foi épica e precisava ser encerrada com detalhes e tempo para que os espectadores pudessem se despedir dele de modo mais efetivo.

Mas e você? O que acha de toda essa história? Teria gostado de mais filmes divididos em duas partes? Divida sua opinião com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: