Harry Potter: Os Comensais da Morte mais fortes da franquia

Capa da Publicação

Harry Potter: Os Comensais da Morte mais fortes da franquia

Por Gus Fiaux

Nenhum vilão vai muito longe sem ajuda, e Lord Voldemort é a prova viva disso. Em toda a história dos livros de Harry Potter, podemos ver como o Lorde das Trevas teve oportunidades de se fortalecer graças ao seu poderoso exército de Comensais da Morte – bruxos das trevas que devotam suas vidas a passar a terrível mensagem supremacista de seu líder.

Embora a maioria dos Comensais da Morte sejam apenas figurantes nos livros e filmes, há um ou outro servo de Voldemort que se destaca, seja pelo seu poder, pela sua influência – ou até mesmo por sua maldade. Pensando nisso, aqui apresentamos os 8 Comensais da Morte mais poderosos do Mundo Bruxo!

Imagem de capa do item

Lúcio Malfoy

Talvez o Comensal da Morte mais proeminente durante toda a saga de Harry Potter, Lúcio Malfoy é, na verdade, um dos menos poderosos no que diz respeito às suas habilidades mágicas. Na verdade, ele sempre foi um covarde buscando proteção - mas sua riqueza se transformou em sua maior arma durante a Segunda Guerra Bruxa.

Conhecido por usar todas as Maldições Imperdoáveis em seus inimigos, ele era um duelista razoável, mas sempre teve medo de ser capturado devido à associação com Lord Voldemort. As coisas só pioraram quando ele foi preso, após os eventos de A Ordem da Fênix, o que fez com que atraísse a desconfiança de seu mestre e de seus demais aliados.

Imagem de capa do item

Pedro Pettigrew

É muito fácil julgar Pedro Pettigrew como um personagem insignificante e mesquinho - algo que ele de fato é. Porém, por mais que não fosse tão forte e poderoso quanto outros Comensais da Morte, ele provou mais de uma vez a astúcia que tinha e como foi útil para Lord Voldemort, ajudando-o inclusive a renascer em um novo corpo.

Com a habilidade de um animago, ele passou doze anos transformado num rato, uma prova de como estava disposto a tudo para sobreviver - e nesse período, ainda conseguiu espionar de perto o maior inimigo de seu mestre. Não fosse tão covarde, ele teria sido um grande mago das trevas, mas sempre preferiu ficar escondido entre os mais poderosos.

Imagem de capa do item

Bartô Crouch Jr.

Um dos personagens mais complexos da saga, Bartô Crouch Jr. foi muito importante na segunda ascensão de Lorde Voldemort, já que passou um ano inteiro atuando na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, disfarçado como Olho-Tonto Moody - o que já nos dá um indício de como ele era um bom duelista, por ter derrotado e capturado o verdadeiro Olho-Tonto.

Nos livros, sua história é ainda mais profunda, já que descobrimos tudo que seu pai, Bartô Crouch, fez para consegui-lo tirar de Azkaban. Ele era um grande entendedor das Maldições Imperdoáveis, e inclusive foi um dos Comensais responsáveis por torturar os pais de Neville Longbottom até eles perderem completamente a sanidade.

Imagem de capa do item

Antonin Dolohov

A primeira vez que ouvimos sobre Antonin Dolohov na franquia é em A Ordem da Fênix, quando sabemos que ele é um dos Comensais da Morte que conseguiram fugir da prisão de Azkaban. Ele posteriormente aparece na Batalha do Departamento de Mistérios, auxiliando na batalha contra Harry e os membros da Armada de Dumbledore.

Um feiticeiro muito poderoso, Dolohov era um excelente duelista, e mesmo quando falhava em suas missões, recebia o perdão de Lord Voldemort e voltava à ação. Ele foi uma peça central durante a Batalha de Hogwarts, tendo matado Remo Lupin e outros bruxos - mas acabou encontrando um fim nas mãos de Filio Flitwick.

Imagem de capa do item

Corban Yaxley

Embora muitos fãs dos filmes não o reconheçam, Corban Yaxley se tornou um dos servos favoritos de Lorde Voldemort graças aos seus amplos dons mágicos. Para começo de conversa, ele era um especialista da Maldição Imperium, tanto que passou quase dois anos controlando o Ministro da Magia Pio Thicknesse, a serviço do Lorde das Trevas.

Ele também era um duelista muito impressionante, sendo capaz de lutar de igual para igual com Filio Flitwick (o professor de Feitiços e diretor da Corvinal) durante a Batalha de Hogwarts. Na maior parte das vezes, Yaxley servia como um agente secreto para Voldemort, infiltrando-se em grandes organizações, como o Ministério da Magia.

Imagem de capa do item

Fenrir Greyback

Um dos servos mais monstruosos do Lorde das Trevas, Fenrir Greyback foi um Comensal da Morte que também era lobisomem. Ele sentia um enorme prazer em passar sua maldição para outras pessoas - tanto que foi ele quem transformou Remo Lupin em um licantropo. Ele era usado por Voldemort como uma arma para mostrar o terror que traria para a comunidade bruxa.

Sempre agindo como um mercenário, Greyback acaba se tornando um vilão bem frequente em O Enigma do Príncipe e As Relíquias da Morte, mas acaba encontrando sua morte durante a Batalha de Hogwarts. Aliás, uma curiosidade: apesar de ser um Comensal da Morte, Greyback nunca recebeu a Marca Negra, o símbolo tatuado no braço dos demais Comensais.

Imagem de capa do item

Severo Snape

Ainda que tenha passado por seu próprio arco de redenção, Severo Snape não deve ser tratado como uma pessoa inocente, já que ele próprio fez parte do exército de Voldemort anos antes da história de Harry Potter, e só abandonou seu antigo mestre por remorso, ao saber que Lílian Potter seria morta caso o Lorde das Trevas fosse atrás de Harry.

Severo sempre foi um dos personagens mais inteligentes desse universo, já que conseguiu - posteriormente - enganar o próprio Voldemort, confessando seu apoio, enquanto era um agente duplo a serviço de Alvo Dumbledore. Porém, ele também é muito poderoso, especialmente por seu conhecimento no campo de feitiços, legilimência, poções e as artes das trevas.

Imagem de capa do item

Belatriz Lestrange

Em primeiríssimo lugar, não podia faltar a serva mais fiel e letal do Lorde das Trevas. Belatriz Lestrange vem de uma família sangue-puro muito rica, que sempre esteve envolvida com as artes das trevas. Ela se tornou a seguidora mais fanática e cruel de Lord Voldemort, fazendo de tudo para conquistar a confiança e a admiração de seu mestre.

Seus feitos mais diabólicos na franquia incluem o assassinato de seu próprio primo, Sirius Black, bem como a tortura desumana dos pais de Neville Longbottom, que fez com que os dois perdessem a sanidade. Ela é uma das melhores usuárias da Maldição Cruciatus, mas acabou encontrando seu fim graças a Molly Weasley, que a matou após vê-la ameaçando Gina.