Os 15 melhores jogos de 2020 pela Legião dos Heróis

Capa da Publicação

Os 15 melhores jogos de 2020 pela Legião dos Heróis

Por Márcio Jangarélli

Finalmente e felizmente 2020 está acabando e, ainda que esse tenha sido um ano bem problemático, na área dos games a coisa foi diferente. 

Não só o consumo de jogos eletrônicos cresceu durante o período de quarentena, mas os últimos doze meses entregaram produções sensacionais para o encerramento de um ciclo e para o início da nova geração de consoles.

Nesta lista, me encarreguei da tarefa árdua de escolher os melhores jogos do ano para a Legião – com uma ajudinha de todos os redatores e editores do site. Cada título aqui, se você ainda não testou, vai te entregar uma experiência única, que vale a pena ser vivida não só em 2020, mas nos anos e gerações que estão por vir.

Vem comigo nessa jornada?

Imagem de capa do item

Jogo do Ano pelo Jangarélli: Hades

Vamos começar pelo melhor dos melhores. Separei aqui minha escolha pessoal de jogo do ano e, logo abaixo, o preferido pela redação da Legião como um todo.

No meu caso, meu jogo de 2020 é Hades, da Supergiant Games. Seguindo o caminho de games sensacionais como Pyre e Transistor, a jornada do Zagreu é cativante, divertida, viciante e possui uma das melhores narrativas, design e trilha sonora de um jogo dos últimos anos.

Seguindo o gênero roguelike, até quem não curte jogos nesse estilo se apaixona. É uma aventura inteligente e acessível, onde todas as mecânicas de gameplay fazem parte da história do jogo ou de algum mito grego. Ainda, é uma verdadeira aula sobre a mitologia dos olimpianos e de como trabalhar esse tipo de temática sem cair no clichê.

De todos os jogos dessa lista, foi em Hades que eu encontrei a aventura mais envolvente, carismática e única. É o conjunto completo e garanto que é 100% à prova de arrependimentos. Se quiser saber mais, dê uma olhada na minha review clicando aqui!

Imagem de capa do item

Jogo do Ano pela Legião: The Last of Us Part II

Por outro lado, para a redação da Legião o jogo do ano foi outro bem diferente. The Last of Us Part II conquistou nossos corações e todas as premiações e críticos mundo afora - e não foi por menos, o game é um espetáculo!

A nova aventura da Ellie possuía a árdua tarefa de dar sequência ao fenômeno que foi o primeiro The Last of Us. No entanto, a equipe da Naughty Dog foi além e entregou um game que muitos consideram melhor que o original.

Essa é uma história profunda, pesada, cinematográfica, que explora as raízes do que é ser humano, seja na pele da Ellie ou da Abby. Essas personagens, esse mundo e a música que eles compõem criaram um novo clássico da PlayStation, que deve influenciar toda a geração que está começando.

Não precisa nem ir muito longe no game para entender o porquê de The Last of Us Part II ter arrebatado todo mundo. Se quiser ver nossa review completa sobre o título é só clicar aqui!

Imagem de capa do item

Final Fantasy VII Remake

Muito tempo de espera às vezes - e só às vezes - pode sim trazer uma boa recompensa. O aguardado remake de Final Fantasy VII finalmente foi lançado em 2020 e é impossível imaginar um resultado melhor.

A primeira parte do novo conto de FFVII captura toda a emoção e humor do original e os moderniza, entregando algo mais centrado, profundo e até mesmo carismático.

Pela divisão em mais de um jogo, a narrativa toma o tempo necessário para gerar consistência, peso, nas decisões, consequências e eventos em Midgar. Assim, a aventura se torna mais pessoal, conversa mais com o jogador, e te deixa mais próximo desses personagens que já são velhos conhecidos.

Final Fantasy é uma das minhas franquias favoritas e, mesmo que não seja o jogo do ano, VII Remake é o RPG do ano, com toda certeza. Dá uma olhada na nossa review do game clicando aqui!

Imagem de capa do item

Animal Crossing New Horizons

Mas se você quer falar de um game que teve um impacto verdadeiro na vida das pessoas em 2020, esse foi Animal Crossing New Horizons.

O novo game da franquia mais fofa e amigável da Nintendo veio no momento mais propício. Imagina se mudar para uma ilha tropical, para viver com seus amigos animais e um agiota, em épocas de pandemia global?

Não é só o escapismo, porém, que tornam New Horizons excelente. É um game que valoriza a comunidade, está sempre trabalhando para melhorar, é viciante e sempre vai te deixar um pouquinho mais feliz e esperançoso depois de jogar.

É interessante como não foi só Animal Crossing que mostrou que, em um ano lotado de jogos megalomaníacos, às vezes **a simplicidade e o estímulo à um gameplay saudável valem mais que todas as tecnologias do mundo. Confira nossa review do game clicando aqui!

Imagem de capa do item

Tony Hawk’s Pro-Skater 1+2

Que tal um pouco de nostalgia? 2020 pegou pesado em resgatar o passado, seja com remaster, remake ou se utilizando da estética de jogos antigos. Nem todos deram muito certo, mas garanto que o resgate de Tony Hawk’s Pro-Skater foi próximo da perfeição.

Os jogos de skate assinados pelo lendário Tony Hawk marcaram profundamente uma geração de players. Não foi “só” um game; o título influenciou o estilo, gosto musical e a vida como um todo de uma galera lá no início dos anos 2000.

Já o remake, lançado em Setembro, trouxe os dois primeiros Tony Hawk’s para 2020 e atualizou o jogo para o “futuro”, com novos sistemas, visuais, músicas e até uma homenagem ao Charlie Brown Jr, eterno nos nossos versos. Tem como ser melhor?

Dê uma olhadinha na nossa review do game clicando aqui!

Imagem de capa do item

Ghost of Tsushima

Não foi só o passado e continuações que marcaram o mundo dos jogos em 2020. Algumas IP’s novas mostraram todo seu potencial nesse ano e com certeza a mais bem sucedida e incrível delas foi Ghost of Tsushima, da Sucker Punch.

A jornada do Jin para salvar Tsushima dos mongóis é um verdadeiro épico que mostra e se orgulha de todas as suas inspirações nos melhores filmes de samurai da história. O game traz uma jogabilidade sem igual, um mundo aberto belíssimo e extremamente bem feito e formas variadas de abordar essa história, de trilhá-la quase que livremente.

Para melhorar, a primeira grande atualização do game trouxe um modo online cooperativo que é um absurdo de legal, explorando toda a parte mística de Tsushima em paralelo ao realismo do game base. A espera por Ghost of Tsushima foi grande, mas o resultado foi muito além do esperado.

Se quiser conferir nossa review do game, é só clicar aqui!

Imagem de capa do item

Marvel’s Spider-Man Miles Morales

Abrindo o novo ciclo de consoles com chave de ouro, a aventura do Miles o apresenta como o herói da nova geração - e ele é mesmo!

Mais contido, mas também mais pessoal, a sequência/spin-off do grandioso Marvel’s Spider-Man de PS4 conseguiu o grande feito de entregar uma aventura que muita gente considerou tão boa quanto ou melhor que a original do Peter. Ainda que possua muitas semelhanças com o antecessor, o game do Miles tem um sentimento diferente e aprimora tudo o que foi apresentado anteriormente.

Sinceramente? A Sony não poderia ter escolhido um jogo melhor para abrir as portas do PlayStation 5. A jornada do Miles é emocionante, divertida e segue por caminhos bem diferentes da do Peter. É para fãs de quadrinhos, do primeiro game, mas também para quem só quer gastar algumas horas em um título excelente.

Confira nossa review de Marvel’s Spider-Man Miles Morales clicando aqui!

Imagem de capa do item

Demon’s Souls

Falando dos iniciais de PlayStation 5, outro jogo brutalmente incrível chegou para abrir essa geração com muita dor, sofrimento e conquista: o remake de Demon’s Souls, pela Bluepoint Games!

O Souls original da FromSoftware foi trazido para 2020 da melhor maneira possível. A Bluepoint mostrou que realmente é fã das criações de Hidetaka Miyazaki e entregou uma recriação muito fiel, mas com várias melhorias do original de PS3. É um trabalho tão bom quanto o remake que o estúdio fez de Shadow of The Colossus, de alguns anos atrás.

Mesmo que não seja um jogo para o público geral, Demon’s Souls mostra como um soulslike deve atuar na nova geração: visualmente estonteante, muito mais dinâmico que antes, mas, sim, ainda tão cruel quanto pode ser.

Você pode conferir minha review suada do game clicando aqui!

Imagem de capa do item

Half-Life: Allyx

Agora, se você quer falar de uma grande espera que foi recompensada, é só conversar com os fãs da saga Half-Life que, depois de muito, muito tempo aguardando, receberam um novo capítulo da aventura em 2020: Allyx.

Porém, não é bem uma sequência. Allyx se passa antes dos eventos de Half-Life 2 e é uma história paralela. Também, é um exclusivo VR, o que restringe muito os players que acabaram realmente jogando o game. Ainda assim, mesmo com restrições e não sendo o já mitológico Half-Life 3, o título conseguiu se sair MUITO bem.

Atualmente, Allyx é um dos melhores games VR já feitos e se você tiver a chance, mesmo que nunca tenha jogado algum dos Half-Life, vale a pena dar uma conferida no título.

Imagem de capa do item

Ori and the Will of Wisps

Outra sequência? Sim. E outra sequência tão boa quanto o original. Com The Will of Wisps, a Moon Studios mostrou que a sensibilidade e profundidade de Ori and the Blind Forest poderiam não apenas continuar em um segundo capítulo, mas serem aprimoradas.

Ori and the Will of Wisps é um conto tão belo - e até melhor - que o anterior e o game melhora ainda mais suas capacidades visuais e de jogabilidade. Este é um título imperdível para os fãs de plataforma, histórias emocionantes ou de simplesmente um bom jogo.

Imagem de capa do item

Doom Eternal

Chega de emoção, vamos voltar a falar de ação e sangue de demônio voando. Depois de uma retomada absurda na franquia em 2016 - e de um tempinho no limbo depois de jogos turbulentos entre 2018 e 2019 - a Bethesda entregou o melhor capítulo da saga Doom com Eternal.

Doom Eternal é a tradução em videogame de uma música épica de heavy metal. É o jogo perfeito para você se entregar aos seus instintos mais malucos e detonar demônios por horas a fio, sem parar, das maneiras mais brutais possíveis. Se ação é o que você quer, é nesse título que você vai encontrar.

Não perca tempo e dê uma conferida na nossa review do game clicando aqui.

Imagem de capa do item

Astro’s PlayRoom

Voltando aos games de lançamento de PlayStation 5, a Sony surpreendeu com o jogo que vem pré-instalado no console. Astro’s PlayRoom não é só o melhor case de marketing que você vai ver, mas uma aventura tão divertida e nostálgica que chega arrepiar.

A jornada do Astro pelos confins do maquinário do PS5 apela para sua nostalgia ao máximo, lembrando que provavelmente o PlayStation fez parte da sua vida em algum momento.

Com uma jogabilidade que explora toda a capacidade do DualSense, referências em cada canto do cenário, trilha sonora e visuais magníficos e um senso de aventura e humor muito sinceros, é o melhor game inicial que a nova geração da Sony poderia receber.

Se quiser saber mais, é só dar uma olhada na nossa review completa clicando aqui!

Imagem de capa do item

Crash Bandicoot 4

Sabe quem também voltou em 2020? O marsupial mais insano de todos os tempos! Crash Bandicoot retornou neste ano para o melhor game de toda a sua franquia.

Crash Bandicoot 4: It’s About Time tem tudo o que nos conquistou nos primeiros games da Naughty Dog e muito mais. É uma atualização do Crash, uma sequência, mas um novo começo, com a melhor jogabilidade da saga, a melhor história e um nível de desafio que acerta em cheio na dificuldade.

Se você ainda tem alguma dúvida que esse é um dos melhores do ano, corre lá para ver nossa review do game! É só clicar aqui.

Imagem de capa do item

Genshin Impact

Já imaginou uma versão chinesa e com multiplayer online de Breath of The Wild? Pois é, essa é a proposta de Genshin Impact, um dos maiores sucessos do ano, criado pela miHoYo para PS4, PC e mobile.

A inspiração em Zelda é óbvia, mas quanto mais você se aprofunda em Genshin Impact, mais o game se torna algo único e sensacional por conta própria. O título possui um dos melhores sistemas de combate do ano, um mundo aberto impressionante e, além de tudo, é gratuito.

Sem sombra de dúvidas, Genshin Impact veio para arrebatar uma comunidade gigante de jogadores e revolucionar a indústria dos games.

Imagem de capa do item

Fall Guys

E não tinha como fechar essa lista de uma maneira melhor do que com Fall Guys, um dos maiores e mais surpreendentes sucessos de 2020.

Criado pela Mediatonic, Fall Guys começou sua alçada ao sucesso principalmente por conta da sua proposta de multiplayer extremamente divertida, para épocas onde interação social era tudo o que estávamos precisando.

Mas o jogo não fica só como alívio para a pandemia. A ideia de Fall Guys de um multiplayer de gincanas é incrível e o apoio ao crescimento da comunidade por parte dos criadores é sem igual. É um dos melhores de 2020 e merece continuar nos trilhos do sucesso em 2021.