[Crítica] Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 é uma atualização perfeita da sua nostalgia

Capa da Publicação

[Crítica] Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 é uma atualização perfeita da sua nostalgia

Por Equipe Legião dos Heróis

Tony Hawk’s Pro Skater parecia uma franquia de jogos fadada ao passado. Lembramos dela sempre pelas lentes da nostalgia, pensando nas tardes pós-escola competindo entre os amigos  para ver quem faria o maior combo ao som de alguma banda de pop punk ou ska. Tony Hawk’s Pro Skater, tanto o primeiro quanto o segundo game, não apenas capturaram em sua estética e identidade a cultura do skate urbano daquela década, como apresentaram um jogo essencialmente perfeito: era simples e agradável de jogar, desafiador de se masterizar. 

Agora, a Activision investiu em um remake de ambos os primeiros títulos, tudo com o pacote Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2. Mas e aí, será que o remake foi só uma tentativa de bancar na sua nostalgia ou a franquia ainda vale a sua atenção?

Mesma essência, com toques diferentes 

A jogabilidade em Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 não é a mesma encontrada no título clássico. Algumas alterações foram feitas aqui para dar mais fluidez e dinamismo à jogatina, aproximando a experiência mais de alguns dos títulos tardios da franquia. É uma modernização que preza pelo seu tempo como jogador, tornando o jogo mais ágil e responsivo. 

A essência ainda é a mesma: cumpra os desafios das pistas e tente segurar os seus combos pelo máximo de tempo possível para obter uma pontuação alta e quebrar recordes. Você pode escolher começar pelo primeiro ou segundo Tony Hawk numa tela de seleção. Cada game aqui funciona basicamente como uma seleção de pistas, trazendo os mapas clássicos repaginados para a geração atual.

Andar de skate e curtir um som 

E que mapas! A revitalização do jogo traz uma cara nova para os cenários antigos, conferindo uma atmosfera bem única para cada um deles, o que torna muito prazeroso praticar as manobras e testar novos combos nestes ambientes. A trilha-sonora ajuda bastante neste sentido. Tony Hawk’s Pro Skater se tornou icônico por conta das músicas incríveis que embalavam a jogatina, e neste remake não é diferente. O pacote clássico inteiro está de volta, alternando entre rock alternativo, rap, ska e pop punk, desde canções icônicas como Guerrila Radio do Rage Against The Machine até No Cigar do Millencolin

Mas lógico, o game não fica só por isso. Diversas novas canções foram adicionadas, incluindo a nacional Confisco, da banda Charlie Brown Jr. As novas adições casam perfeitamente com o game, sendo uma adição mais do que bem-vinda.

Seu skatista, seu estilo.

Os skatistas veteranos presentes em títulos antigos de Tony Hawk estão de volta na tela de seleção. Grandes nomes já consagrados no esporte, como o titular Tony Hawk,  o brasileiro Bob Burnquist e o inventor do Ollie Rodney Mullen, todos estão disponíveis. Mas há também novos acréscimos, como a brasileira Letícia Bufoni e o icônico Nyjah Huston

Mas lógico, você pode criar um skatista com a sua cara, usando o dinheiro que consegue nas pistas para comprar novas peças de roupa e acessórios. Você também pode coletar pontos de experiência nos percursos, aumentando o nível das habilidades do seu personagem e o elevando a outros patamares. É possível também alocar quais manobras especiais você deseja realizar com ele. 

Pra curtir com os amigos

Além de um modo multiplayer online, Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 ainda conta com um modo multijogador local que permite a você desafiar os amigos no conforto do sofá de sua sala. Diversos modos antigos estão de volta e revisitar as pistas antigas repaginadas com alguém ao seu lado fica ainda mais divertido. 

Sua pista, seu desafio

Há também um modo que permite ao jogador criar sua própria pista, assim como nos Tony Hawk’s antigos, embora aqui tal modo esteja ainda mais completo. Através dele, você pode criar o percurso que julgar melhor / mais desafiador e testar suas habilidades nas criações de outros jogadores, o que ajuda ainda mais na sobrevida do game.

Uma manobra perfeita

No fim das contas, Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 cumpre exatamente aquilo a que se propõe, sendo uma atualização digna dos jogos clássicos para a geração atual, modernizando seus conceitos sem sacrificar a essência que tornou tais jogos essenciais em primeiro lugar. Para quem nunca teve a experiência de tentar segurar um combo pelo maior tempo possível sem cair e explorar pistas ao som de rock e hip hop alternativo, essa é a hora perfeita. Já para os saudosistas que buscam revisitar um título querido das antigas de forma atualizada, o game também é a pedida perfeita. 

A nota final para Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 é 5/5. 

Aproveite e veja também: