Mulher-Hulk: As referências e easter-eggs que você pode não ter notado no episódio 2

Capa da Publicação

Mulher-Hulk: As referências e easter-eggs que você pode não ter notado no episódio 2

Por Junno Sena

Estamos cada vez mais submersos na vida corrida de Jennifer Walters. Mulher-Hulk chegou ao seu segundo episódio e a verdade é que ainda estamos falando da bunda do Capitão América. Entre referências espalhadas em telas de computadores e naves espaciais levando personagens para planetas distantes e enredos desconhecidos, Direito Super-Humano é um prato cheio para os leitores dos quadrinhos da heroína.

Mas, sem mais delongas, vamos ao que interessa: as principais referências e easter-eggs que você pode não ter notado no episódio 2 de Mulher-Hulk.

Super Influencer

A vilã Titânia, interpretada por Jameela Jamil, é, na verdade, uma “super influencer”. O conceito pode não ser uma referência a algum aspecto dos quadrinhos e filmes, mas evidencia algo que tem percorrido o MCU: super-heróis serem celebridades.

O mais interessante é que a possível motivação para Titânia se tornar uma influencer pode ter relação com a forma como a personagem ganhou seus poderes nos quadrinhos. Mary MacPherran, seu nome original, sempre quis se tornar uma heroína. Foi então que conheceu Doutor Destino e viu a possibilidade de tornar esse sonho realidade ao se submeter a experimentos feitos pelo vilão.

Ainda não sabemos qual a história de origem de Titânia na série da Disney+, mas pode ter um possível envolvimento com o caso que a GLK/H estava representando contra Jennifer Walters no primeiro episódio. Mas, se quiser conhecer mais da “super influencer”, você pode segui-la em suas redes oficiais, @titania.

Os Vingadores oferecem plano de saúde?

“Licença maternidade? Pensão? Salário?” questiona Jenn para sua amiga Nicki. Não é novidade que existem questões ao redor da vida de super-herói. Em Falcão e o Soldado Invernal, por exemplo, Sam Wilson ao ir atrás de um empréstimo é questionado se Tony Stark fornecia algum tipo de “fundo” para os Vingadores.

Já em Era de Ultron, Steve comenta sobre não ter dinheiro para alugar um apartamento no Brooklyn. Enquanto Peter Parker… Bom, sabemos que o rapaz não terá um futuro luxuoso por enquanto. Em outras palavras, ser super-herói significa, geralmente, que você não vai ter dinheiro.

Advogada a contratar

Após seu heroísmo na corte do tribunal, Jennifer Walters é demitida. Diferente de outros personagens da Marvel, Jenn não possui uma identidade secreta a ser mantida. “Mulher-Hulk” é um codinome, um apelido, mas todos sabem que a advogada a qualquer momento pode se transformar em uma mulher verde de dois metros de altura.

E, para alguns, isso é um problema, o que garante uma demissão por “justa causa” à personagem. Em Mulher-Hulk de Dan Slott, Jenn passa por diversos problemas por conta de sua condição como heroína. Um de seus casos, por exemplo, é anulado por precisar se jogar em uma aventura espacial no meio de um processo. Sem contar que seus vizinhos não ficam contentes com uma heroína se mudando para o apartamento ao lado.

Chuva de referências 

Enquanto procura alguma oportunidade de trabalho na Suíça, temos uma série de referências na tela do computador de Jenn. Uma delas é que existe uma aba “Encontre o Homem-Formiga” no site, o que deve ser uma sessão no estilo “Encontre o Wally”.

Também temos o anúncio de um tênis inspirado no Homem de Ferro. A notícia de que um “homem com garras de metal” foi visto em uma briga de bar, o que sugere a presença de Wolverine no MCU. Além de uma notícia com a pergunta que não quer calar: “Por que tem a estátua gigante de um homem saindo do meio do oceano?”, em referência ao filme dos Eternos.

E para os curiosos, sim, algumas vilas na Suíça possuem mascotes. Por último, o QR Code dessa cena leva o usuário à primeira edição da Mulher-Hulk, lançada em 1980. Vale dizer que, dependendo da qualidade da tela ou da imagem, acessar o código é mais difícil do que parece.

A bunda da América

Sabemos que todo mundo está meio cansado da bunda de Steve Rogers, mas esse não é o caso de Jennifer Walters. Então, vamos fazer o esforço de comentar, de novo, o fato dela ter sido referenciada na série. A tela de descanso de Jenn é o Capitão América de costas. Como diria Steve: “É, até que é bonitinha”.

Família-Hulk

Confirmado! Ched, que foi mencionado no primeiro episódio, é o gênio subestimado da família. No jantar na casa dos pais de Jenn, ainda temos Morris e Elaine Walters, pais de Jennifer, além dos tios, Melanie, Tucker e Rebecca.

Jenn é prima de Bruce por parte materna, isto é, Elaine Walters é irmã de Brian Banner, pai falecido de Bruce.

O que acontece com as flechas do Gavião Arqueiro?

A questão sobre as flechas do Gavião Arqueiro não é algo novo. Inclusive, na série Gavião Arqueiro, Kate Bishop questiona Clint se ele já pensou em criar uma “flecha boomerang” para evitar de perdê-las, o que sanaria a curiosidade apontada pelo pai de Jenn. Inclusive, a ideia existe nos quadrinhos solo do herói.

Holden Holloway

O homem que contrata Jennifer para a sua Divisão de Super-Heróis é um fator importante nos quadrinhos solo da heroína escritos por Dan Slott. A maior diferença entre os dois até agora é que o Holden da série exige que Jenn se mantenha na forma Mulher-Hulk, enquanto nos quadrinhos, o homem pede para que a mesma evite se transformar na corte e local de trabalho.

Quadrinhos como fonte de pesquisa

Ainda falando do trabalho de Dan Slott, uma curiosidade presente na cena em que Jenn Walters é apresentada ao seu novo local de trabalho é uma parede cheia de quadrinhos.  

No universo da Marvel Comics, quadrinhos existem e precisam ser aprovados pelos heróis antes da publicação. Por isso, são considerados documentos oficiais, utilizados como fonte de pesquisa para a Divisão de Heróis da GLK/H.

Devido ao sucesso dos heróis dentro do MCU, é possível que aconteça o mesmo. Mas, essa não é a única referência presente nesta cena. O canal Screencrush conseguiu identificar algumas das capas presentes nas prateleiras. Abaixo listamos as que, provavelmente, estão corretas:

  • Novos Vingadores #26, onde Wanda Maximoff retorna ao seu status de heroína após Dinastia M;
  • Vingadores #4, apesar de Ryan Arey dizer que é a edição Capitão América #337, alguns aspectos da capa como cor e título sugerem que é a Vingadores #4;
  • Vingadores #366, história onde Cavaleiro Negro e Circe possuem grande importância para a trama;
  • What If…? #28, que conta “O que aconteceria se o Capitão América liderasse um exército de super soldados na Segunda Guerra Mundial”;
  • Homem de Ferro #261, onde temos a Guerra das Armaduras 2;
  • Capitão América #274;
  • Thor: Deus do Trovão #1, em que o vilão Gorr é apresentado.

GLK/H

O nome da firma para a qual Jennifer começa a trabalhar possui duas referências distintas. A primeira é ter sido retirado diretamente dos quadrinhos. Neles, as siglas significam: Goodman, Lieber, Kurtzberg e Holloway. Mas, por si só já referenciam grandes nomes da editora (Martin Goodman, Stan Lieber, o Stan Lee e Jacob Kurtzberg, o Jack Kirby).

Mas, o visual ainda traz mais uma referência: a logo antiga da série da Mulher-Hulk. Antes da Marvel optar por um design similar ao dos quadrinhos, uma logo foi divulgada que se assemelha bastante a da GLK/H.

Pug, ou Augustus Pugliese

O simpático colega de trabalho que dá a Jennifer um mapa para o melhor banheiro veio diretamente dos quadrinhos da heroína. Pug, ou Augustus Pugliese, é um advogado formado na Faculdade de Direito de Nova York. Nas HQs, ele já foi salvo pelo Homem-Aranha e tinha uma quedinha por Jennifer.

No final, ele conseguiu esquecer a Mulher-Hulk, mas em troca ficou preso a uma bruxa cujo nome ele não conseguia pronunciar.

Departamento de Controle de Danos

O lugar onde Jennifer foi encontrar Emil Blonsky é o Departamento de Controle de Danos (Department of Damage Control, ou DODC, no original). Além da organização ter ganhado um novo quadrinho este mês – com direito a participação da Mulher-Hulk, Motorista Fantasma, Cavaleiro da Lua, Mercúrio e Noturno –, o DODC ganhou destaque em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e em Ms. Marvel.

O silêncio dos inocentes

Toda a cena em que Jennifer é apresentada a prisão de segurança máxima onde Emil está é uma referência a O Silêncio dos Inocentes e o encontro de Clarice com Hannibal Lecter. Inclusive, Jenn pergunta se Emil irá servi-la com “um pouco de vagem e um belo Chianti”, que é algo dito por Lecter.

A frase parece inofensiva, mas o assassino se referia ao fato de ter comido o fígado de alguém com vagem e uma taça de Chianti.

“Uma pessoa completamente diferente”

Após encontrar Emil, Jenn decide ligar para seu primo Bruce e perguntar se está tudo bem que a advogada pegue o caso de seu antigo inimigo. Bruce então diz que o que aconteceu entre ele e Emil é passado e que, na época, ele era uma pessoa “completamente diferente”. “Literalmente”, adiciona Bruce.

E, de fato, Bruce Banner era uma pessoa completamente diferente. Não apenas por agora ele ter se tornado o “Hulk Inteligente”, mas porque na época em que conheceu Emil, ele era interpretado por Edward Norton e agora, Mark Ruffalo vive o personagem. Antes disso, o personagem chegou a ser vivido por Eric Bana e, antes do MCU sonhar em existir, por Bill Bixby. Aparentemente, existem muito mais personalidades do que Hulk e Banner na vida do cientista.

A história do Abominável

Emil conta sua história para Jenn como uma forma de convencê-la de que o personagem não foi completamente responsável pelo o que lhe aconteceu. O personagem diz que estava a serviço do governo americano e que usaram uma droga experimental nele, uma variação do Soro de Super Soldado.

Todas essas informações estão corretas, mas Emil esqueceu de comentar que o soro não apenas o enlouqueceu, como também o fez ser cobaia em um experimento com radiação gama, o que o transformou no Abominável.

Planeta Hulk?

Aparentemente, a Nave Sakaaran Classe 8 não era apenas uma nave de reconhecimento, mas tinha o propósito de levar Bruce para algum lugar. Ao fim do episódio, vemos Hulk viajando dentro dela — seria esse um gancho para Planeta Hulk?

A produção de um filme do solo do herói está na lista de possíveis anúncios da Disney para a D23. Com a possibilidade dos direitos de distribuição retornando para a Marvel em 2023, a aposta é que o estúdio adapte Planeta Hulk, um dos quadrinhos mais conhecidos do personagem.

Abominável vs. Wong

A participação de Abominável e Wong em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis foi um dos pontos mais divertidos do filme. Não apenas por vermos Wong fora da sua área de “conforto”, mas por termos o visual final de Abominável. Além disso, tivemos um gostinho de como seria uma luta entre os dois.

O confronto marcante foi resgatado nesse episódio, já que a cena que saiu no jornal no fim do episódio é da mesma luta ocorrida em Shang-Chi. Inclusive, vale lembrar que o que impulsiona o enredo do filme também é o vazamento de uma luta entre super poderosos filmados por um celular. No caso, entre Shang-Chi e o vilão Punho de Lâmina dentro de um ônibus em movimento.

“Eu não sei o que é 4k”

Aparentemente, os episódios de Mulher-Hulk sempre irão deixar aquele gostinho de quero mais com uma cena pós-créditos. Neste episódio, vemos Ched, o gênio da família, comenta sobre não saber o que é 4k. “É o seguinte, ninguém sabe”, explica. 

O curioso nessa fala é que a série Mulher-Hulk também não sabe. A produção da Disney+ não é disponibilizada neste formato, algo que podemos apontar ser culpa do pouco tempo dado aos artistas de efeitos especiais e o estúdio não querer que vejam as falhas no CGI da personagem.

Notou mais alguma referência? Não esqueça de avisar nos comentários.

Veja também: