Falcão e o Soldado Invernal: Disney+ edita série para remover sangue e violência

Capa da Publicação

Falcão e o Soldado Invernal: Disney+ edita série para remover sangue e violência

Por Leo Gravena

O Disney+ editou algumas cenas de O Falcão e o Soldado Invernal para tornar a violência na série do Universo Cinematográfico da Marvel menos gráfica, tirando sangue e uma cena de empalamento.

As mudanças foram notadas por usuários do reddit (via The Direct) no terceiro episódio da série, intitulado Mercador do Poder, que traz Sam, Bucky e Zemo viajando para Madripoor e tentando encontrar quem criou o novo soro do supersoldado utilizado por Karli e os Apátridas.

Lá eles encontram o cientista da Hydra, o Dr. Wilfred Nagel, que morre ao final do episódio. A cena original, como é possível ver na imagem abaixo, traz o cientista cheio de sangue e olhos abertos, confirmando que ele morreu após levar um tiro – a cena editada, por outro lado, remove todo o sangue e deixa o personagem de olhos fechados.

Morte do Dr. Wilfred Nagel

Outro momento é quando, após estarem cercados de mercenários, Sam Wilson, Bucky Barnes e Sharon Carter enfrentam vários inimigos, com Bucky jogando um cano de metal em uma das mercenárias. Na cena original, o cano atravessa o ombro da moça e a prende em um contêiner, porém na nova edição, o cano bate nela e é jogado para o lado, causando um erro de continuidade, já que depois ela é mostrada presa no local.

Cena de empalamento também foi removida.

A decisão deixou vários dos fãs bastante confusos, já que o episódio está disponível desde abril de 2021, porém apenas agora – quase um ano depois – eles decidiram mudar as cenas. Além disso, um dos momentos mais violentos da história do Universo Cinematográfico da Marvel e da Marvel Studios – quando John Walker, como o Capitão América, aparece com o escudo cheio de sangue após matar um dos Apátridas – continua intacto.

Uma teoria sugere que as mudanças ocorreram após a entrada das séries da Marvel/Netflix no streaming. A “Saga dos Defensores” fez com que o serviço de streaming adicionasse o controle parental para o conteúdo mais adulto presente nessas séries, porém para que as outros títulos pudessem continuar na parte “livre” do catálogo, eles começaram a editar algumas cenas. Se mais alterações serão feitas em Falcão e o Soldado Invernal, ainda não sabemos, porém a série é uma das com mais cenas de violência da Marvel, então é bem possível que sim.

Confira também: