Universo Cinematográfico da Marvel: Todos os filmes e séries que estreiam em 2022

Capa da Publicação

Universo Cinematográfico da Marvel: Todos os filmes e séries que estreiam em 2022

Por Gus Fiaux

Após o retorno em peso do Universo Cinematográfico da Marvel em 2021, a franquia vai se expandir ainda mais este ano, com produções já confirmadas no cinema e no Disney+. Entre filmes, séries e até um especial de natal, não vão faltar histórias de heróis e suas gloriosas conquistas!

Aqui, reunimos todos os lançamentos do MCU em 2022, provando que a Marvel se firmou de vez na cultura pop e agora teremos não só filmes, mas também muitas séries no streaming para acompanhar no ano que vem! Para a lista, reunimos apenas as produções que já foram confirmadas para este ano!

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Quando estreia: 6 de maio de 2022

O primeiro lançamento da Marvel Studios nos cinemas em 2022 é o muito aguardado Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, filme que trará uma nova missão para o Mestre das Artes Místicas - e dessa vez, ele contará com poderosos aliados, como a Feiticeira Escarlate, que está cada vez mais imersa nesse mundo de magia.

Com o primeiro trailer já divulgado, o filme deve mostrar o colapso total do Multiverso, enquanto Stephen Strange precisa agir para corrigir vários problemas e enfrentar várias ameaças desoladoras. O filme será dirigido por Sam Raimi, marcando o retorno do diretor às produções de super-heróis desde o encerramento de sua trilogia do Homem-Aranha, em 2007.

Imagem de capa do item

Thor 4

Quando estreia: 8 julho de 2022

Em julho, teremos o retorno do Filho de Odin em Thor: Amor e Trovão, a mais nova comédia de ação dirigida por Taika Waititi. O longa terá novos desafios para o herói de Asgard, ao mesmo tempo em que teremos o retorno de vários personagens já consagrados em sua franquia, como a Valquíria e Korg.

Além disso, dessa vez teremos a estreia da Poderosa Thor, que é ninguém menos que Jane Foster, a ex-namorada do Asgardiano. O filme parece ter sido bem inspirado pela fase de Jason Aaron à frente dos quadrinhos do herói trovejante - tanto é que teremos a introdução do pavoroso Gorr, o Carniceiro dos Deuses, que será interpretado por Christian Bale.

Imagem de capa do item

Pantera Negra 2

Quando estreia: 11 de novembro de 2022

O ano de 2022 será um pouco mais contido para filmes do que 2021, já que só teremos três grandes lançamentos em vez de quatro. E o último da lista é Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, longa muito aguardado pelos fãs por lidar diretamente com o legado de Chadwick Boseman, que faleceu em 2020, nos deixando com muitas saudades.

Aqui, conheceremos mais do mundo e da cultura de Wakanda, enquanto nós exploramos as dinâmicas políticas do pais. O filme será dirigido por Ryan Coogler e está previsto para sair em novembro, mas pode acabar sendo adiado por conta de várias polêmicas envolvendo a atriz Letitia Wright, que interpreta Shuri no MCU.

Imagem de capa do item

Cavaleiro da Lua

Quando estreia: 2022

Agora, estamos entrando no reino das séries - e ao que tudo indica, parece que o primeiro lançamento confirmado para 2022 será Cavaleiro da Lua - um dos projetos mais ambiciosos da Marvel Studios e que contará com o brilhante Oscar Isaac no papel de Marc Spector, um super-herói com vários distúrbios psicológicos.

Nós já tivemos um primeiro teaser da série durante o Disney+ Day, mas não temos muitos detalhes de qual será a trama - exceto que será a origem desse novo personagem. Por outro lado, o Cavaleiro da Lua é um dos heróis mais sombrios das HQs, o que pode indicar uma série um pouco mais séria e com temas adultos...

Imagem de capa do item

Mulher-Hulk

Quando estreia: 2022

Outra produção que muitos estão ansiosos para ver neste ano é Mulher-Hulk, uma comédia que vai nos apresentar a prima superpoderosa do Gigante Esmeralda. Aqui, Tatiana Maslany interpreta Jennifer Walters, uma advogada normal que, ao receber uma transfusão de sangue de Bruce Banner, acaba ganhando superforça e uma persona verde.

A série deve adotar um formato um pouco diferente das demais produções do Disney+ (ficando mais próxima de WandaVision). Aqui, teremos dez episódios de meia-hora e o tom será ainda mais cômico, contando com as inesperadas quebras de quarta parede e participações especiais de outros personagens do Universo Marvel.

Ms. Marvel

Quando estreia: 2022

Originalmente, Ms. Marvel estava programada para estrear em 2021, o que acabou mudando nos últimos meses graças a uma mudança mais ampla no calendário de lançamentos do Universo Cinematográfico da Marvel. Até o momento, sabemos que a série sairá em 2022, provavelmente no segundo ou terceiro trimestre do ano.

Aqui, acompanharemos a origem de Kamala Khan - uma menina muito curiosa e aventureira, fã de super-heróis, que certo dia ganha poderes e parte em busca de ação. A série será protagonizada por Iman Vellani no papel principal e ainda deve fazer conexões com The Marvels, uma das maiores apostas da Casa das Ideias para 2023.

Imagem de capa do item

Invasão Secreta

Quando estreia: 2022

2022 também promete nos presentear com a primeira mega-saga do MCU no Disney+. Anunciada há algum tempo, Invasão Secreta vai adaptar o popular quadrinho de 2008, introduzindo uma nova ameaça para a Terra. Se em Capitã Marvel, os Skrulls foram vistos como refugiados inocentes, os alienígenas agora estão se infiltrando lentamente no nosso planeta!

A série será focada em Nick Fury e Talos, que precisam lidar com essa conspiração secreta ao mesmo tempo em que agem em uma base espacial. A série pode trazer ainda mais pistas sobre o futuro da E.S.P.A.D.A. e ainda trará um elenco recheado de estrelas, com a participação de Emilia Clarke e Olivia Colman.

Imagem de capa do item

Guardiões da Galáxia: Especial de Natal

Quando estreia: 2022

Ao final do ano, teremos também o retorno dos Guardiões da Galáxia - que, por sinal, devem dar as caras também em Thor: Amor e Trovão. Mas dessa vez, veremos a equipe em uma aventura solo e mais contida, afinal, se trata do Especial de Natal dos Guardiões da Galáxia - que deve estrear em dezembro, apesar da data ainda não ter sido oficializada pela Disney.

Não sabemos muito o que esperar do especial, uma vez que deve ser apenas uma aventura mais "tranquila" do grupo - mas é provável que já tenhamos as pistas para o que virá em Guardiões da Galáxia Vol. 3. O que já sabemos, no entanto, é que James Gunn vai dirigir o especial e as filmagens já estão em pleno andamento!

Imagem de capa do item

What If...? (Segunda temporada)

Quando estreia: 2022

No ano de 2021, tivemos o lançamento de What If...?, a primeira série animada ambientada no Universo Cinematográfico da Marvel. A proposta era bem interessante: explorar todos os acontecimentos do vasto Multiverso, lidando com realidades alternativas paralelas ao universo "principal" que nós acompanhamos desde 2008.

E mesmo antes de ser lançada, What If...? já foi renovada e deve ganhar uma segunda temporada - que, até onde sabemos, já está em fases finais de sua produção. Assim sendo, é bem provável que ela também saia em algum momento de 2022, apresentando novas realidades alternativas e continuando a história do Vigia, a entidade que observa o mundo sem interferir.