Gavião Arqueiro: Por que Yelena Belova quer matar Clint Barton?

Capa da Publicação

Gavião Arqueiro: Por que Yelena Belova quer matar Clint Barton?

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Recentemente, foi ao ar o quarto episódio de Gavião Arqueiro – e trouxe de volta uma das heroínas mais queridas apresentadas em 2021: Yelena Belova, a irmã de Natasha Romanoff, que também é uma Viúva Negra e logo deve lutar pelo legado da falecida Vingadora. Porém, muitos fãs ainda estão se questionando sobre o motivo pelo qual ela está atrás de Clint Barton – especialmente quem perdeu a cena pós-créditos de Viúva Negra.

Com muito futuro pela frente no MCU, Yelena agora parece ter sido contratada por ninguém menos que Valentina Allegra de Fontaine, a misteriosa personagem cheia de planos obscuros que surgiu pela primeira vez em Falcão e o Soldado Invernal, e que parece estar montando sua própria equipe. Mas afinal, por que será que Valentina deseja ver Clint morto? Neste artigo, teorizamos um pouco sobre o assunto!

A missão de Yelena foi dada na cena pós-créditos de Viúva Negra.

A missão de Yelena Belova

Em Viúva Negra, conhecemos Yelena Belova como a irmã de criação de Natasha Romanoff. As duas nutriam um laço muito grande, mas passaram muitos anos sem se ver e se reuniram novamente para arruinar os planos da Sala Vermelha, o órgão russo responsável pela criação das Viúvas Negras. O filme se passa algum tempo antes dos eventos de Vingadores: Ultimato e, por conta disso, Natasha ainda não havia se sacrificado no planeta Vormir.

Já a cena pós-créditos do filme se passa depois desses eventos e mostra Yelena indo até o túmulo de sua irmã para prestar suas homenagens. É nesse momento que Valentina Allegra de Fontaine aparece. Yelena alega que ela não poderia perturbá-la em seu tempo livre e que quer um aumento, e Valentina rebate dizendo que já tem um novo alvo para Yelena – “o homem responsável pela morte de sua irmã”.

Logo em seguida, ela mostra uma foto de Clint Barton como Ronin. Levando em conta que a missão dos heróis no passado deve ter ficado em segredo para o público, muitos devem saber apenas que todos partiram para resgatar as Joias do Infinito mas Natasha não voltou. Assim, Valentina está manipulando Yelena para conseguir o que quer – ou talvez, o que seus superiores querem, que é a morte de Clint.

Agora, Yelena Belova está de volta no quarto episódio de Gavião Arqueiro. Ela atacou Clint, Kate Bishop e até Eco, apenas para terminar sua missão. Contudo, quando tem a oportunidade de matar Clint, ela hesita e vai embora, mas sabemos que ela deve retornar nos próximos episódios para fechar o que deixou em aberto. Por outro lado, Clint não parece saber quem ela é ou o que quer.

Yelena retornou no quarto episódio de Gavião Arqueiro.

Por que Valentina e Yelena querem ver Clint morto?

A resposta óbvia no caso de Yelena Belova é: ela está sendo manipulada. No fim, ela não sabe que Natasha fez, em um último ato de heroísmo, um sacrifício para resgatar a Joia da Alma – inclusive, se fosse por Clint, era ele quem tinha caído do precipício e não ela. Contudo, como isso parece ser segredo dentro do MCU, tudo que Yelena sabe é que, em uma missão, Natasha morreu e Clint voltou vivo.

A pessoa que realmente está por trás de tudo aqui é Valentina Allegra de Fontaine, uma personagem peculiar e misteriosa. Ela apareceu antes em Falcão e o Soldado Invernal, onde contratou o Agente Americano para fazer parte de um projeto especial. E em Viúva Negra, fica claro que ela fez o mesmo com Yelena, que agora trabalha para ela em missões especiais.

Mas qual seria o motivo disso? Se formos resgatar todas as teorias de fãs apresentadas desde que Valentina surgiu no MCU, muitos acreditam que ela está formando uma equipe própria – e há inclusive teorias de que seja uma “versão” dos Thunderbolts, que nas HQs eram um grupo de vilões que se passavam por heróis e que tentaram tomar o lugar dos Vingadores.

Se pensarmos que os “contratados” de Valentina até agora são “versões de heróis dos Vingadores” – Yelena no lugar da Viúva Negra e o Agente Americano no lugar do Capitão América -, essa teoria faz muito sentido, e explicaria o motivo pelo qual Valentina quer matar Clint: justamente para eliminar os Vingadores restantes e criar uma nova equipe que pudesse tomar o lugar deles.

Claro que, por enquanto, isso é só uma teoria e não há muita base porque os planos de Valentina continuam sendo um grande mistério ainda não explorado. Contudo, é uma ideia bem válida e que tem ganhado força. Com sorte, os próximos episódios de Gavião Arqueiro podem mostrar um pouco mais de Yelena e há quem acredite que até a Valentina Allegra estará de volta, então saberemos melhor o que esperar do futuro e dessa trama.

Gavião Arqueiro é exibida semanalmente no Disney+, todas as quartas-feiras.

Abaixo, confira também: