Sam Wilson: Qual o superpoder do Falcão que pouca gente sabe que ele tem?

Capa da Publicação

Sam Wilson: Qual o superpoder do Falcão que pouca gente sabe que ele tem?

Por Gus Fiaux

Um dos personagens que tem ganhado maior destaque nos últimos anos é o Falcão. Embora suas histórias nas HQs tenham tido muitas reviravoltas recentes, esse auge de popularidade se deve, em grande parte, à série Falcão e o Soldado Invernal, onde ele finalmente assume o manto de Capitão América no Universo Cinematográfico da Marvel.

Contudo, o Sam Wilson dos cinemas não possui um dom muito importante dos quadrinhos: a habilidade de se comunicar com pássaros. O personagem foi criado em 1969, nas páginas de Captain America #119. Pouco após sua primeira aparição, o herói é enviado para o Caribe, em busca do Caveira Vermelha.

Chegando lá, Sam é surpreendido com uma emboscada do vilão nazista, que possuía o Cubo Cósmico – e diferente do Tesseract visto nos filmes, o Cubo Cósmico das HQs era um item muito poderoso capaz de realizar os desejos de quem o detinha. Supostamente, é o próprio Caveira Vermelha quem teria dado esse “poder” para Sam, através do Cubo.

Falcão ao lado de seu “parceiro”, o Asa Vermelha.

Sam teria desenvolvido uma espécie de “telepatia aviária“, que o permitia se comunicar com pássaros e até mesmo “ver através de seus olhos”, algo que é bem útil quando ele precisa caçar um criminoso ou então quando tem que ver o espaço aéreo ao seu redor, para se preparar para ataques ou para seu próprio voo.

Essa conexão é muito mais forte com seu próprio falcão de estimação, chamado Asa Vermelha. Sempre que partia para ação, Asa Vermelha ia junto – já que é uma ave treinada. Mesmo depois que se tornou o Capitão América, o herói não deixou de levar sua ave para o combate.

Nos cinemas, essa ideia parecia um pouco fora de sintonia com a estética mais “realista” da saga do Capitão América – levando em conta que o personagem apareceu pela primeira vez em O Soldado Invernal. A habilidade foi tirada da adaptação cinematográfica, mas Sam logo ganhou seu próprio Asa Vermelha – que no MCU, é um drone armado e cheio de recursos especiais, que o ajuda na ação. Curiosamente, Sam também pode “ver através dos olhos” do drone ao usar seu visor especial.

As aventuras do Falcão continuam em Captain America: Symbol of Truth, HQ na qual ele recupera seu título de Capitão América.

Abaixo, veja também: