Tudo sobre Minato Namikaze, o pai de Naruto

Capa da Publicação

Tudo sobre Minato Namikaze, o pai de Naruto

Por Nick Narukame

Atenção: Alerta de Spoilers!

A identidade do pai do protagonista de Naruto permaneceu um mistério por boa parte da obra. Mas quando finalmente é revelado que o rapaz é filho de Minato Namikaze, o famoso quarto hokage da Vila da Folha, isso apenas confirmou as desconfianças das pessoas, que já suspeitavam da grande semelhança física entre eles.

Mas, além do fato dele ser o progenitor de Naruto, o que mais se sabe sobre o ninja? Neste artigo reuniremos todas as informações relevantes sobre Minato, para que você conheça melhor o hokage que, infelizmente, exerceu este cargo por menos tempo.

Quem é Minato Namikaze?

Minato Namikaze era um garoto calmo e sensível que era tido por sua colega de classe — e futura esposa — Kushina Uzumaki como “fraco e esquisito”. Ele sonhava em um dia conquistar o respeito de todos na aldeia e assumir o posto de hokage, algo que acabou realizando antes mesmo de completar 24 anos de idade.

Minato se mostrou um prodígio, demonstrando um talento absurdo para com as técnicas ninjas, se graduando na Academia Ninja com apenas dez anos de idade e, quando alocado na equipe do grande lendário sennin Jiraya, foi escolhido pessoalmente por ele para ser seu pupilo, aprendendo diversas técnicas complexas e de nível avançado com o mais velho. Quando se tornou instrutor, Minato tutelou o time composto por Kakashi, Rin e Obito, com o primeiro ficando famoso por, anos mais tarde, ser o sensei de Naruto.

Minato era uma pessoa calma e centrada.

Ao se tornar hokage, Minato ensinou a técnica do Deus Voador do Trovão, originalmente utilizada pelo segundo hokage Tobirama, aos guardas pessoais do hokage para que pudessem exercer sua função com melhor desempenho.

Minato era visto como alguém calmo e de pensamento rápido, pronto para tomar decisões nas situações mais adversas, o que fez com que tanto Jiraya quanto Tsunade comentassem que, embora Naruto tivesse muitos aspectos físicos de Minato, seu temperamento com certeza lembrava mais o de sua mãe, Kushina, por ser mais explosivo e impulsivo.

O amor de Minato por Kushina

Assim como Hinata admirava Naruto, Minato sempre manteve seus olhos em Kushina, ainda que sem coragem para se declarar para a jovem Pimenta Vermelha. Certa vez, quando ambos ainda eram jovens, Kushina foi sequestrada por ninjas de uma aldeia rival que desejavam o poder da Raposa de Nove Caudas selada dentro dela.

Minato e Kushina após seu salvamento.

A jovem teve a ideia de deixar um rastro com seu cabelo de coloração vermelha viva para que pudessem a localizar já que era uma característica muito marcante sua. Minato foi o único a perceber o plano dela e a segui-lo a risca, salvando a moça e lhe dizendo o quanto admirava aqueles cabelos pelos quais Kushina era tanto criticada. Depois disso, Kushina percebeu estar correspondendo aos sentimentos do ninja.

Os dois então se casaram e, tempos depois, ela engravidou do primeiro e único filho do casal: Naruto.

As habilidades de Minato

O quarto hokage de Konohagakure tinha muitas habilidades notórias, mas, a mais comentada, sem dúvidas, era sua velocidade descomunal, tornando o seu taijutsu um dos melhores. Ele também foi o criador do conhecido Rasengan, jutsu muito utilizado por Naruto nos episódios do anime. Além de ter se tornado extremamente competente na técnica do Deus Voador do Trovão, demonstrando mais domínio dela que seu próprio criador, o Tobirama, tornando a técnica sua assinatura.

As habilidades de Minato eram formidáveis.

Minato também demonstrou possuir altas reservas de chakra uma vez que conseguiu proezas como teletransporte, invocação de Gamabunta, usar o Rasengan e transportar Kurama em seu tamanho real, além de mostrar técnicas avançadas de selamento — tudo isso durante o ataque de Obito a Konoha, logo após o parto de Naruto.

Como Minato Namikaze morreu?

Sua esposa, Kushina, era a jinchuuriki da Raposa de Nove Caudas, e, durante seu parto, o selo que prendia a bijuu em seu corpo estava enfraquecido. Vendo nisso uma oportunidade para usar os poderes do monstro contra a Aldeia da Folha, Obito — que estava dado como morto e não revelou seu rosto durante o ataque — libertou o monstro e atacou a vila.

Minato e Kushina morreram para proteger Naruto e toda a aldeia.

Para selar a raposa novamente e manter todos livres dessa ameaça, Minato deu sua vida em um jutsu poderoso que aprisionou a nove caudas no corpo de Naruto ainda bebê. Percebendo a intenção do ninja, a raposa resolveu atacar Naruto, mas Kushina e o próprio Minato usaram seus corpos para proteger o filho e, assim, após o selo estar completo, ambos faleceram.

A relação de Minato com Naruto

O desejo de Minato era que seu filho crescesse rodeado pelo amor dos habitantes da vila e fosse visto como um herói e não apenas como o portador do espírito de um demônio. Parte de seu chakra, inclusive, foi selado junto a raposa no interior de Naruto para que se, por ventura, um dia o selo estivesse prestes a se romper, ele pudesse ajudar o garoto a restaurá-lo, o que acontece durante a fase Shippuden do anime, rendendo episódios emocionantes de Naruto conhecendo seus pais.

Arte feita pelo próprio autor da obra com a família reunida.

Apesar de Naruto não ter crescido ao lado de Minato, é notória a forma como o quarto hokage o amou desde seu nascimento, tendo em vista que ele chegou a chorar ao ver Naruto pela primeira vez. Agora, Naruto tem a chance de dar a seus filhos tudo aquilo que Minato com certeza queria ter dado para ele mas que, infelizmente, não foi capaz de dar por sua morte precoce.

Onde assistir Naruto?

Naruto, Naruto Shippuden e até mesmo Boruto: Naruto Next Generations, a fase atual do anime, podem ser assistidos nas plataformas de streaming Funimation, Crunchroll e Netflix. Assim, se você ainda não teve seu contato com o anime, poderá acompanhar a trajetória do filho de Minato na íntegra e se emocionar com a trágica e heroica jornada que ele vai construindo ao longo de todos os episódios.

Já conhecia essas curiosidades sobre Minato? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: