Tobirama Senju: Tudo sobre o Segundo Hokage de Naruto

Capa da Publicação

Tobirama Senju: Tudo sobre o Segundo Hokage de Naruto

Por Nick Narukame

Tobirama Senju é um dos hokages com menos tempo de tela em Naruto. Ele, seu irmão Hashirama e Minato Namikaze, o quarto hokage da Vila da Folha, já estavam mortos quando a história principal do anime teve início. Mas de forma alguma isso impediu que cada um deles deixasse sua marca na História Ninja. Seus feitos vierem a ser de conhecimento do público e se perpetuaram na cultura da vila.

Neste artigo iremos conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Tobirama para que, assim, se possa perceber todo o potencial do ninja que, infelizmente, encontrou um fim precoce durante uma missão.

Quem foi Tobirama Senju?

Tobirama Senju foi o segundo entre os sete hokages que a Vila da Folha já teve. Sucessor de seu irmão, Hashirama Senju, Tobirama sempre se mostrou um pouco mais direto e realista que ele, sempre mais focado nos conflitos entre as nações ninjas que na busca pela paz em si.

Tobirama Senju e seus homens ao fundo.

Tobirama Senju, o segundo hokage.

Acreditava muito no poder das regras e achava que se todas as regras fossem seguidas a risca, talvez a paz almejada fosse finalmente alcançada no mundo ninja, tornando-a um ideal não tão utópico assim. Ele era conhecido por sua personalidade firme e autoritária, o que fazia com que muita gente temesse até iniciar uma conversa com ele.

Por que Tobirama odiava os Uchihas?

O ninja esteve presente em conflitos demais envolvendo Madara Uchiha e, assim, ficava com um pé atrás ao se deparar com qualquer um que carregasse esse sobrenome. Ele não os odiava, no entanto. Tobirama acreditava que os Uchiha tinham alguma espécie de maldição e como forma de ajudá-los, até mesmo os deixou responsável pela Polícia Militar de Konoha.

Outro ponto interessante a se ressaltar nessa contenda é que Tobirama aprendeu muito cedo a colocar os interesses da aldeia e o coletivo em primeiro lugar. Dessa forma, todo clã que demonstrasse um potencial destrutivo para com Konoha ficava sob sua mira e ele passava a prestar mais atenção nele.

O fato de Tobirama ter tido um cuidado especial com os do clã Uchiha só mostra o quão poderosos eles eram e o quanto o segundo hokage estava disposto a se sacrificar para manter Konoha em segurança, caso eles viessem a tentar um golpe de estado ou coisa parecida.

Como Tobirama Senju morreu?

Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, não foi por causa de Uchihas que Tobirama morreu. Ele estava em uma missão em meio a primeira guerra ninja com seus três pupilos – dentre eles Hiruzen Sarutobi, que viria a ser o terceiro hokage – quando seu grupo foi emboscado.

Tobirama Senju e seus pupilos em missão.

Tobirama morreu para que seus aliados pudessem sobreviver.

Para proteger a vida de seus companheiros, Tobirama se colocou como distração contra os ninjas da Vila da Nuvem permitindo assim que seu grupo escapasse às custas de sua vida. Ele fez isso nomeando Sarutobi como o seu sucessor no comando da aldeia.

Quais as habilidades de Tobirama Senju?

Apesar da grande maioria delas ser conhecida pelo público devido ao uso por outros personagens, Tobirama Senju foi um exímio criador de jutsus no universo de Naruto. Sendo alguns deles proibidos, suas técnicas eram extremamente fortes e úteis em combate, mostrando que o ninja possuía um controle de chakra excelente, uma reserva dessa energia quase infinita e uma criatividade ímpar para testar as possibilidades que a rede de chakra lhe proporcionava.

Tobirama controlando o elemento água.

Tobirama foi responsável pela criação de diversos jutsus.

Um dos maiores jutsus criados por Tobirama é justamente o Jutsu Multiclones das Sombras, usado quase o tempo inteiro por Naruto ao longo de sua jornada. O segundo hokage também foi o responsável por criar o Edo Tensei e o Jutsu de Multiplicação Mútua dos Papéis Bomba.

Sua marca registrada, no entanto, era sua velocidade impressionante, sendo o inventor da técnica do Deus voador do trovão que ficaria conhecida mais tarde por ser usada pelo quarto hokage, Minato Namikaze.

O legado deixado por Tobirama

Além de suas muitas invenções, Tobirama ficou conhecido por revolucionar vários dos sistemas do mundo ninja, tendo sido ele o fundador da Academia Ninja, dos Caçadores Anbu e da Polícia Militar de Konoha.

Seus feitos como ninja são extraordinários e reconhecidos entre todas as nações shinobi. Apesar de não ter morrido de velhice, mas sim em campo protegendo sua aldeia e seus pupilos, Tobirama deixou muita coisa para trás e sempre será lembrado por ninjas de todas as gerações como um dos maiores nomes do mundo shinobi.

Mas e você? Conhecia todas essas curiosidades sobre Tobirama? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: