Naruto: Como funciona o Edo Tensei? Entenda o jutsu capaz de trazer grandes ninjas de volta à vida

Capa da Publicação

Naruto: Como funciona o Edo Tensei? Entenda o jutsu capaz de trazer grandes ninjas de volta à vida

Por Nick Narukame

Conhecido por ser uma das — se não a — técnica mais poderosa do universo de Naruto, o Edo Tensei ou Reencarnação do Reino Impuro, como foi traduzido, é um kinjutsu capaz de reviver os mortos. Usado e mencionado em diversos pontos do anime, o jutsu teve um foco bem mais intenso no arco final do Shippuden, durante a Quarta Grande Guerra Ninja.

Mas, o que exatamente seria esse jutsu, afinal de contas? Como ele funciona e o que ele exige de seu executor para que seja feito de modo efetivo? Esse artigo trará esses pontos à tona e buscará esclarecer todas as dúvidas pertinentes a essa técnica que o espectador possa vir a ter enquanto assiste ao anime.

O que é kinjutsu?

Os Kinjutsus são, em uma tradução literal, técnicas proibidas no universo de Naruto. Motivos dos mais variados levam uma técnica a ser considerada um kinjutsu, sendo eles causa de dano físico grave nos usuários, ir contra as leis da natureza e técnicas de dizimação em massa.

Técnicas proibidas vão contra as leis naturais.

Levando em consideração que o Edo Tensei tem como propósito ir contra uma das mais supremas leis da natureza, a morte, é mais do que óbvio que a técnica seria considerada proibida em algum momento.

Quem criou o Edo Tensei?

Mas, se é algo assim tão óbvio, por que exatamente ela foi criada? O responsável por sua criação foi o segundo hokage, Tobirama Senju, que viu na técnica uma boa oportunidade para utilização em guerras, usando soldados revividos em missões suicidas e situações do tipo. Porém, pouco tempo depois, a habilidade foi considerada por ele próprio como proibida e selada para que outros não viessem a tentar utilizá-la.

Orochimaru aperfeiçoou a técnica criada por Tobirama.

Tomando ciência dela posteriormente, Orochimaru decidiu aperfeiçoá-la e utilizá-la, repassando-a a Kabuto Yakushi, seu aprendiz. Orochimaru utiliza essa técnica contra Hiruzen Sarutobi durante seu ataque a Konoha durante o arco da prova chunin na fase clássica do anime, utilizando o próprio Tobirama como marionete para atacar o terceiro hokage.

Como o Edo Tensei Funciona?

Para que o Edo Tensei seja efetivo o usuário precisará de um sacrifício humano, DNA da pessoa a qual deseja ressuscitar e muita habilidade em jutsus de invocação. A alma do indivíduo a ser revivido também precisa estar no “mundo puro” então, se a vítima tiver sido levada pelo shinigami ela também não poderá ser revivida. Porém, se o shinigami libertar a alma que estiver em seu poder, ela poderá ser trazida de volta através do ninjutsu.

Tendo todos os ingredientes da receita, o ninja que executará essa técnica proibida deverá posicionar seu humano sacrifício ainda vivo no centro de um selo desenhado no chão com chakra. Depois disso, o DNA do falecido deverá ser colocado em um pergaminho que espalhará partes do morto ao redor do humano que lhe servirá de receptáculo e essas partes se transformarão em cinzas que cobrirão o corpo dado de sacrifício e se moldarão a ele até que ele tome a forma que o ressuscitado tinha em vida.

Os corpos costumam ficar em caixões até que o invocador precise usá-los.

A alma então entra no corpo do receptáculo e o jutsu é concluído. Geralmente os corpos são guardados em caixões até que o usuário que os invocou precise usá-los, que é também quando os talismãs de controle são implantados neles.

Os talismãs de controle do Edo Tensei

Os talismãs de controle são, geralmente, implantados no cérebro do corpo novo, e permitem ao usuário do jutsu decidir se os revividos serão apenas marionetes ou terão suas personalidades e vontades mantidas após o despertar. São esses talismãs, como o próprio nome sugere, que permitem que o invocador tenha controle sobre os invocados.

Alguns selos permitem que os ninjas revividos mantenham suas personalidades e outros não.

As características dos talismãs podem ser diferentes de acordo com o usuário do jutsu. Os talismãs de Orochimaru, por exemplo, inibiam completamente as personalidades de seus invocados, mostrando Tobirama e Hashirama como apenas duas marionetes quando são invocados contra Hiruzen. Já Kabuto faz uso de talismãs que permitem que os invocados mantenham certo nível de suas próprias personalidades.

Quais são as limitações do Edo Tensei?

O Edo Tensei é um jutsu quase sem limitações, podendo ser utilizado quantas vezes o usuário puder realizá-lo, contanto que ele tenha chakra, sacrifícios vivos e DNA do invocado suficientes para isso. Porém, as circunstâncias em que o corpo do defunto estava na ocasião de sua morte influenciarão diretamente em como ele irá voltar. A exemplo disso temos as limitações de mobilidade de Nagato e a questão de Madara que, mesmo retornando por completo em um corpo vivo, teve de o fazer sem os olhos já que não os possuía mais quando faleceu.

Mas e você? Sabia de todos esses detalhes sobre o jutsu proibido que revive os mortos? Divida seus conhecimentos sobre o assunto com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: