Capa da Publicação

Konohagakure: Tudo sobre a Vila da Folha em Naruto

Por Melissa de Viveiros

O mundo criado por Masashi Kishimoto é vasto, mas muito da história de Naruto se passa na Vila da Folha. Considerada a mais poderosa mesmo entre as principais vilas ninja, muitos dos grandes personagens da saga tem conexão direta com o local, seja por virem de lá, ou mesmo por terem papel em estabelecer a vila e o que ela se tornou. Mesmo o principal objetivo de Naruto estava profundamente relacionado com o lugar, já que o Hokage é o responsável por governar os ninjas de lá.

Existem muitas grandes vilas, mas poucas têm tanto impacto na trama quanto a Vila da Folha. Neste artigo, vamos apresentar a história do local, suas origens, curiosidades e tudo mais sobre Konoha!

A trégua entre os Senju e os Uchiha foi essencial para a fundação da Vila.

Qual a origem da Vila da Folha?

Antes da formação das vilas ninja, houve um período na história do universo de Naruto conhecido como Era dos Estados Combatentes. Naquele tempo, os países do mundo eram pequenos e viviam em conflito, sempre disputando terras e recursos. Para isso, eles contratavam clãs de ninjas, que lutavam para quem quer que pagasse mais. Assim, a vida dos shinobi se resumia a guerras, fazendo com que a maioria deles sequer vivesse mais que 30 anos. Muitas crianças sequer chegavam a se tornar adultos de fato, tendo que lutar desde a infância.

Entre os múltiplos clãs shinobi, dois se tornaram extremamente mais forte que os outros: os Senju e os Uchiha. É contado que, sempre que um lado de uma guerra contratava um dos dois, seu oponente contratava o outro, o que os levou a se enfrentarem inúmeras vezes e desenvolverem uma inimizade que só teve fim por meio de Hashirama SenjuMadara Uchiha.

A dupla formou uma profunda amizade durante a infância, que estabeleceu a base para que, já adultos, os dois fizessem uma trégua quando se tornaram os líderes de seus respectivos clãs. Desde o princípio, eles compartilhavam o sonho de viver em um mundo melhor, onde toda a guerra não existisse e crianças não tivessem que lutar. Com a trégua, os dois tomaram o primeiro passo para tornar isso possível, estabelecendo uma vila onde as coisas seriam diferentes para os shinobi.

Além dos Senju e dos Uchiha, os clãs afiliados a eles, como os Hyuga, também se juntaram à vila. Foi assim que Konohagakure, a Vila Oculta da Folha, teve sua origem, sendo a primeira vila shinobi a ser formada. Depois disso, outros ninjas seguiram esse exemplo, formando mais vilas e levando ao fim da Era dos Estados combatentes.

Tobirama Senju liderando outros ninja durante a Primeira Guerra Mundial Ninja.

A história da Vila da Folha antes da série

As intenções de Madara Hashirama não se concretizaram como eles pretendiam. Além das desavenças entre os dois, que levaram à batalha no Vale do Fim, a paz gerada pelo surgimento das vilas ninja não foi duradoura. Durante sua vida, o Primeiro Hokage tentou mantê-la e acabar com a Primeira Guerra Ninja ao capturar a maior parte das Bestas com Caudas e vendê-las para outras vilas. Essa ação garantiu a paz por algum tempo, mas não foi o suficiente para acabar com a guerra.

Após a morte de HashiramaTobirama se tornou o Segundo Hokage. Ainda assim, ele encontrou seu fim ainda durante a Primeira Guerra, escolhendo Hiruzen como seu sucessor pouco antes. O Terceiro Hokage viu o fim deste conflito, mas esteve presente e liderou sua vila durante a Segunda Guerra Ninja, lutando contra a Vila da Pedra e a Vila da Areia. Por causa da localização de cada vila, grande parte da guerra foi travada na Vila da Chuva, que acabou se envolvendo no conflito por causa disso. Foi durante essa guerra que Hanzō, líder da vila onde os confrontos estavam ocorrendo, declarou TsunadeJiraiyaOrochimaru como os Sannin Lendários da Folha.

Konoha saiu vitoriosa do confronto, mas se envolveu em mais um conflito com a chegada da Terceira Guerra Mundial Ninja. Desta vez, a Folha e a Pedra voltaram a se enfrentar, passando pela Vila da Grama para isso. Apesar de quase derrotados, Minato Namikaze e sua equipe acabaram conseguindo virar o jogo, garantindo que a vila saísse vitoriosa mais uma vez.

Com isso, Minato se tornou o Quarto Hokage quando Hiruzen escolheu se aposentar. Ainda que outra Guerra Mundial tenha demorado a acontecer, a vila não teve muito tempo de paz. Um homem mascarado atacou a família do Hokage quando sua esposa, Kushina, deu a luz ao filho deles, Naruto. Seu objetivo era capturar a Raposa de Nove Caudas e usá-la contra a Vila da Folha, algo que ele consegue fazer. Apesar de os pais do protagonista conseguirem derrotar o ninja misterioso e conter a Raposa novamente, ambos sacrificam suas vidas para isso. Muitos outros habitantes de Konoha deram suas vidas para defendê-la do ataque, motivo pelo qual se ressentiam de Naruto por ser o jinchuriki da criatura.

O ataque da Nove Caudas.

Depois disso, a vila também teve problemas com a Vila da Nuvem. Cerca de nove anos antes do início da série, as duas nações ninja estavam à beira de mais uma guerra, mas tentaram resolver o assunto pacificamente, assinando um tratado de paz. Para isso, um ninja da Nuvem foi enviado à outra vila, mas suas reais intenções não tinham a ver com a paz. O real objetivo dele era capturar Hinata, ainda uma criança pequena, visando obter o Byakugan e seus segredos. A tentativa, no entanto, falhou, e o ninja acabou sendo morto por Hiashi, pai da menina.

Por fim, o último grande acontecimento na história do local que ocorreu antes do que acompanhamos na série foi o massacre do clã Uchiha. Os shinobi do clã estavam sendo isolados da liderança da vila, pois os outros líderes acreditavam que o ataque da Nove Caudas havia sido causado por eles. Indignados com a situação, os Uchiha começaram a planejar um golpe de estado, visando tomar a Vila da Folha para si. Eles foram impedidos por Itachi, que com o auxílio de Tobi, exterminou quase toda a família, deixando apenas Sasuke.

Os líderes de diversos clãs da Vila da Folha reunidos.

Quais são os clãs da Vila da Folha?

Os Uchiha e os Senju são os fundadores da vila, mas ela conta com muitos outros clãs. Enquanto alguns são mais renomados, nenhum deles deve ser subestimado. Muitos clãs contam com kekkei genkai especiais ou jutsus exclusivos de um determinado clã, e todos são respeitados dentro da Vila da Folha.

O já citado clã Uchiha é considerado o mais poderoso, tanto por seu Sharingan quanto por serem guerreiros naturalmente talentosos. Apesar de seu papel na fundação de Konoha, o clã se tornou isolado do restante da vila com o passar do tempo, principalmente por sentirem que os Senju simplesmente tomaram o poder para eles próprios. Seu isolamento acabou levando o clã a planejar um golpe, o que por sua vez resultou em sua destruição quase completa pelas mãos de Itachi. Durante a série e após seu fim, poucos Uchiha sobreviveram ao massacre.

Por sua vez, o clã Senju também não é tão proeminente durante a série. Embora tenha papel essencial por meio do Primeiro e do Segundo Hokages, e a filosofia da Vontade do Fogo tenha sua origem neles, o clã não parece existir de forma estruturada mais. Apesar de não possuírem um doujutsu como o Sharingan, sua força e chakra são notáveis, e a maioria dos personagens do clã que aparecem são ninjas extraordinários.

Com a decadência de ambos os clãs fundadores da vila, o clã Hyuga ascendeu à posição de clã mais forte da Folha. Todos os seus membros possuem o Byakugan, um doujutsu bastante poderoso. Seu valor é tanto que, muitas vezes, os membros do clã eram alvos de tentativas de sequestro ou assassinato, visando tomar o poder do Byakugan ou enfraquecer o grupo de ninjas.

Outros clãs da vila que possuem habilidades notáveis incluem o Aburame, clã de Shino, que utilizam um tipo especial de inseto com o qual vivem em simbiose; o Inuzuka, clã de Kiba, que lutam lado a lado com cães ninja; o Akimichi, clã de Choji, cujas técnicas envolvem manipular o tamanho e peso de seu corpo; o Nara, clã de Shikamaru, que conta com diversos jutsus através dos quais manipulam as sombras; os Yamanaka, clã de Ino, que utilizam jutsus relacionados à mente, como a transferência de mentes;

Outros, como o clã Sarutobi também se tornaram bastante notáveis, apesar de não contarem com habilidades especiais. Muitos de seus membros atingiram posições de grande autoridade, como Hiruzen Sarutobi, o Terceiro Hokage, e Asuma, que era um dos Doze Guardiões Ninja. O clã Shimura é outro clã notável, mesmo sem uma kekkei genkai. Eles também eram renomados durante a Era dos Estados Combatentes, e optaram por se juntar ao Uchiha e ao Senju após a formação da Vila da Folha.

Por fim, o clã Uzumaki teve sua origem no País do Redemoinho, mas alguns de seus membros se juntaram à vila. Foi o caso de Mito, a esposa de Hashirama, bem como de Kushina. Eventualmente, o clã foi majoritariamente destruído, sendo alvo de muitos ataques por seu chakra poderoso e jutsus de selamento pelos quais se tornaram renomados. Durante a série, o clã existe somente na Vila da Folha.

O protetor de testa da Vila da Folha.

Curiosidades sobre a Vila da Folha

Em Konoha, o modo escolhido para imortalizar os Hokages é o Monumento Hokage. O local se tornou bastante notável na franquia, chamando a atenção desde o começo por sua semelhança com o Monte Rushmore, onde os rostos de presidentes dos Estados Unidos foram esculpidos em pedra. Inicialmente, haviam quatro rostos no Monumento Hokage: Hashirama e Tobirama Senju, Hiruzen Sarutobi, e Minato Namikaze. Ao fim da série, Tsunade SenjuKakashi Hatake e o próprio Naruto haviam sido acrescentados ao monumento.

Outros símbolos da vila incluem as bandanas utilizadas pelos ninjas e os redemoinhos em suas vestimentas. A motivação para o primeiro é simples: o desenho no protetor de testa foi feito para representar a folha que faz parte do nome da vila, embora o desenho não deixe isso muito óbvio. Já o segundo é herança da conexão entre os Senju e os Uzumaki, que eram próximos por possuírem relações distantes. O redemoinho vermelho era o símbolo dos antepassados de Naruto, e foi adotado como uma homenagem a eles.

Até mesmo o escrito nos portões da vila tem significado. Neles, é possível ver os símbolos あ e ん (A e N) em cada uma das duas partes do portão. Os símbolos fazem parte de um dos alfabetos japoneses, o hiragana. Juntos, eles formam a palavra “an”, que significa “eremitério” ou “retiro”. A ideia passada por ambas as palavras é de um abrigo escondido, algo coerente com o conceito das vilas ocultas na série.

Veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Graduanda em Letras na UFMG. || What is infinite? The universe and the greed of men. || @windrunning_