Capa da Publicação

Tobi: Fatos e curiosidades sobre o personagem de Naruto Shippuden

Por Melissa de Viveiros

Naruto pode até seguir alguns dos padrões dos mangás e animes shonen quando se trata de seus personagens, como é o caso de seu protagonista: animado, sofrido mas que nunca desiste; ou mesmo o rival sério que beira o vilanesco. Ainda assim, a série apresentou muitos outros personagens bastante únicos. Entre eles, Tobi se destaca com sua história um pouco complexa e cheia de reviravoltas, já que, além de um pseudônimo de Obito, foi revelado que o personagem cômico de fato existia como uma entidade separada do Uchiha.

Quer entender isso melhor e ficar por dentro de todas as curiosidades sobre o personagem de Naruto Shippuden? Então venha conferir essa lista!

Imagem de capa do item

Tobi ou Obito?

Apesar de alguns ainda pensarem que Tobi era apenas o disfarce adotado por Obito enquanto ele estava na Akatsuki, o nome na realidade se refere a duas pessoas distintas. De fato, o Uchiha utilizou o nome Tobi enquanto se passou por um mero integrante da equipe de ninjas renegados. O nome, no entanto, também pertence à criatura que ajudou Obito a sobreviver. Embora semelhante ao Zetsu Branco, este outro Tobi não é exatamente o mesmo ser, existindo separadamente dele e do Uchiha.

Imagem de capa do item

Qual é a origem de Tobi?

O Tobi original, que veio antes de Obito assumir sua identidade, era originalmente um humano. Ele foi uma das primeiras vítimas do Tsukuyomi Infinito feito por Kaguya, sendo eventualmente absorvido pela Árvore Divina. Isso o transformou, e ele foi mantido dentro da Estátua Demoníaca do Caminho Exterior, ficando lá até a estátua ser invocada por Madara Uchiha.

Ele foi removido de lá juntamente com o Zetsu Branco, pelo Zetsu Negro. Eles foram modificados com DNA de Hashirama Senju, o que levou Madara a acreditar que eles eram clones imperfeitos de seu antigo rival.

Imagem de capa do item

Como é a aparência de Tobi?

Visualmente, Tobi é bem diferente dos Zetsus. Sua aparência é bastante única, apesar de ele ser uma criatura semelhante ao Zetsu Branco.

A série nunca apresentou uma justificativa para isso, já que ambos tem a mesma origem. Isso levou muitos a acreditarem que a diferença é resultado de alguma mutação gerada pelo DNA de Hashirama presente no personagem.

Imagem de capa do item

Funcionamento do corpo humano

Sendo uma criatura artificial surgida de uma mutação ocorrida na Árvore Divina, o corpo do personagem também é artificial. É por isso que seu corpo funciona de modo tão peculiar, sendo capaz de se abrir e manter pessoas dentro de si, seja como uma armadilha ou como uma armadura.

Essa também é a razão pela qual ele não tem qualquer experiência ou conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano. Isso o leva a se tornar incrivelmente curioso sobre a forma como humanos funcionam, muitas vezes passando do apropriado com suas perguntas invasivas.

Imagem de capa do item

Técnicas de Hashirama

A influência das células de Hashirama vai além de seu suposto papel no visual único do personagem. É por causa do DNA do primeiro Hokage que Tobi é capaz de usar algumas técnicas especiais, como Estilo Madeira.

Isso ocorre porque o material genético do personagem passou a ser quase idêntico ao de Hashirama. Ainda assim, embora isso dê a ele a capacidade de usar esse tipo de jutsu, o personagem permanece sendo muito menos poderoso que o próprio fundador da Vila da Folha.

Durante a Quarta Guerra Ninja, ele mostrou ser capaz de utilizar até mesmo o Rei Lótus Kanzeon, técnica semelhante às Milhares de Mãos do Primeiro Hokage. Por meio da gigantesca estátua de madeira, ele consegue realizar técnicas de todos os cinco tipos elementais simultaneamente.

Imagem de capa do item

A relação de Tobi com Madara

A relação de Tobi com Madara é sempre mostrada como fundamental para o personagem. Isso porque, ao longo da série, ele trabalha para o Uchiha, estabelecendo uma relação de mestre e servo. Ainda assim, Tobi se mostra contente em seguir seu líder, independente das atrocidades que ele cometa.

Para ele, isso não muda que Madara pretende fazer o bem. Assim, Tobi vê o plano do Tsukuyomi Infinito benéfico para a humanidade, além de considerar o Uchiha como um líder benevolente. Sua motivação para acreditar que o plano é bom seria que, mesmo que os humanos percam seu livre-arbítrio, apenas o Tsukuyomi Infinito seria capaz de manter a paz eternamente.

Imagem de capa do item

Yamato

Ainda em sua participação na Quarta Guerra Ninja, Tobi se encontrou com Yamato, logo identificando a capacidade do ninja de utilizar o Estilo Madeira. Embora a interação entre eles não tenha grande destaque, o personagem coloca o ninja da Folha dentro de si, o utilizando para aumentar seu próprio poder ainda mais.

O sensei substituto do Time 7 só foi liberto bem depois, quando Madara deu início ao Tsukuyomi Infinito. Nesse momento, Tobi declarou seu trabalho como completo, libertando Yamato. Depois, quando Naruto e Sasuke desfizeram o genjutsu, Tobi aparece mais uma vez, se agarrando desesperadamente a Yamato enquanto é desintegrado.

Imagem de capa do item

O que significa Guruguru, o apelido de Tobi?

O personagem é conhecido também por seu apelido, Guruguru. Quem dá a ele esse nome é o próprio Obito, enquanto se recuperava graças à ajuda de Madara. O motivo para isso é simples: a palavra está relacionada ao formato de espiral que o rosto do humano artificial possui.

Em japonês, Guruguru é uma onomatopéia referente a girar ou andar em círculos. A palavra também pode significar "envolver", o que poderia ser uma referência ao modo como Tobi funciona como uma espécie de armadura para Obito.

Imagem de capa do item

Como é a personalidade de Tobi?

Ao longo dos anos, o personagem passou por uma grande mudança de personalidade. Inicialmente, ele é apresentado como brincalhão e até gentil, e como mencionado antes, acreditando que o plano do Tsukuyomi Infinito seria benéfico para os humanos. Durante a recuperação de Obito, ele se oferece até para ajudar o garoto a chegar até Kakashi e Rin, mesmo sem saber se Madara aprovaria.

Quando retorna durante a Quarta Guerra Ninja, no entanto, Tobi é consideravelmente mais sério do que antes, sendo mais parecido com Obito em personalidade. Ele também demonstra algumas tendências sádicas, se divertindo ao matar pessoas.

Imagem de capa do item

Qual é a relação entre Obito e Tobi?

Como as revelações sobre o passado de Obito deixam claro, ele e Tobi tem muitas conexões. Uma das mais óbvias vem por meio da máscara utilizada pelo Uchiha em seu disfarce, já que apesar de laranja o formato dela é idêntico ao formato do rosto de Tobi. A personalidade adotada por ele enquanto se passando por um membro da Akatsuki e parceiro de Deidara também é semelhante à do clone quando eles se conhecem, com um jeito brincalhão e sempre irritando as pessoas ao seu redor.

O próprio nome adotado por Obito é referente à criatura, o que só reforça a maneira como o Uchiha parece ter se inspirado nele para criar seu disfarce. Em algumas versões da série, os dois inclusive compartilham dubladores, com a versão disfarçada de Obito tendo a mesma voz do ajudante de Madara.

Imagem de perfil
Melissa de Viveiros

Editora. Graduanda em Letras na UFMG. Elfa noturna em Azeroth, Au'Ra em Eorzea, apoiadora da Casa Martell em Westeros, LoLzeira noxiana e grisha etherealki. Fã de coisas demais e sempre hiperfocada em algo diferente. || @windrunning_