Qual anime é considerado o primeiro anime shonen da TV?

Capa da Publicação

Qual anime é considerado o primeiro anime shonen da TV?

Por Nick Narukame

Os mangás e animes shounen são os queridinhos do público otaku e essa receita de sucesso teve início no século passado, ainda na década de 1960 com o lançamento do anime Astro Boy do renomado e pioneiro mangaká Osamu Tezuka.

A obra produzida pela Mushi Production, também fundada por Tezuka, teve como base o mangá publicado por ele em 1952. A série foi a primeira animação do Japão a introduzir a “receita de bolo” seguida por diversos títulos shounen de sucesso, focando em lutas e mensagens de superação através de diversas situações pelas quais o protagonista passa (via CBR).

A trama gira em torno de um garoto criado artificialmente por um cientista que deu a ele o rosto de seu filho, morto em um acidente. Com o passar do tempo, o pequeno robô acaba enfrentando diversos inimigos perigosos por capítulo, como Luffy, Naruto e demais protagonistas de shounen fazem hoje em dia.

Personagens criados por Osamu Tezuka.

Astro Boy foi o primeiro anime shounen da história da animação japonesa.

Não há como negar que Astro Boy possui seus problemas. Se trata de um anime bastante datado e que, apesar de ter recebido duas versões após seu término em 1966, uma em 1980 e a outra em 2003, pode causar certo estranhamento aos fãs das obras mais atuais. Porém, também é um fato que o título pavimentou a estrada muitos anos antes para que Dragon Ball, Naruto, One Piece e outros animes de sucesso pudessem ser o que são hoje em dia.

Mas e você? Conhecia esse clássico do mestre Tezuka? Divida com a gente sua opinião sobre ele nos comentários!

Aproveite e confira também: