Kushina Uzumaki: História, poderes e curiosidades sobre a mãe de Naruto

Capa da Publicação

Kushina Uzumaki: História, poderes e curiosidades sobre a mãe de Naruto

Por Melissa de Viveiros

Alguns personagens muito queridos de Naruto tiveram seu fim mesmo antes do começo da série. É o caso de muitos dos Hokages, mas também de Kushina Uzumaki, a mãe do protagonista. No início da história, não se sabe quase nada sobre ela. Conforme a trama progrediu, no entanto, fomos apresentados à ninja através de flashbacks, bem como de seu contato com Naruto por meio do chakra em que ela preservou parte de si.

Mas Kushina tem uma história muito interessante para além de ser a mãe do personagem principal! Nesta lista você poderá descobrir muito mais sobre ela, além de ficar por dentro de quais são seus poderes e muito mais!

Imagem de capa do item

As origens de Kushina

Diferente da maior parte dos personagens que são considerados ninjas da Folha, Kushina não nasceu na vila. Na realidade, ela veio da Vila do Redemoinho, onde o clã Uzumaki era um dos mais importantes. Por parte de sua infância, foi lá que ela viveu, embora tenha sido mandada para a Vila da Folha ainda quando criança.

Em sua nova vila, ela se matriculou na Academia Ninja. Desde o princípio, a jovem quis causar uma primeira impressão forte em seus colegas, e afirmou que seria a primeira mulher a se tornar Hokage. As outras crianças, porém, não ficaram impressionadas. Pelo contrário, a afirmação foi recebida com risadas, e os colegas de classe de Kushina a apelidaram de Tomate por causa do formato de seu rosto e seu cabelo vermelho vivo.

Isso não foi o suficiente para intimidá-la. Kushina imediatamente reagiu, batendo nos colegas que a provocaram. Seu apelido mudou a partir daí, agora levando em consideração seu temperamento explosivo: ao invés de ser chamada de Tomate, ela se tornou a Pimenta Vermelha.

Imagem de capa do item

Mito Uzumaki

A mudança de lar da garota não foi sem motivo. Desde o princípio, o objetivo era que ela se tornasse a próxima jinchuriki da Raposa de Nove Caudas. O motivo para sua escolha foi seu chakra especial, que permitiria maior controle sobre a criatura.

Kushina, no entanto, não ficou muito feliz com a notícia. A menina temia o que aconteceria com ela, bem como a demoníaca Raposa. Foi a então jinchuriki da besta, Mito Uzumaki, quem a confortou e tranquilizou sobre o assunto.

Para quem não sabe, Mito foi a primeira jinchuriki de Kurama. Ela era a esposa de Hashirama Senju, vinda do mesmo clã e vila que Kushina. Após o confronto final entre o Primeiro Hokage e Madara Uchiha, a Besta com Caudas foi selada nela pela própria ninja.

Em idade avançada e sabendo que não teria muito tempo de vida, Mito decidiu que um novo hospedeiro precisava ser escolhido. Assim, Kushina acabou sendo selecionada para o papel, embora não soubesse disso à princípio.

Ao tranquilizá-la, Mito deu um importante conselho à Kushina, que a ninja levou consigo durante toda sua vida. O ódio da Nove Caudas é difícil de combater, mas a Uzumaki mais velha explicou à sua sucessora que o único modo de controlar esse ódio seria por meio do amor.

Imagem de capa do item

Fio vermelho do destino

Já uma genin, Kushina foi raptada por ninjas da Vila da Nuvem. O objetivo deles seria utilizar a garota e seu chakra para controlar a Raposa de Nove Caudas.

Sem poder lutar contra os ninjas, a jovem tentou adotar uma estratégia diferente, na esperança de que alguém a ajudasse. Enquanto eles a levavam para a Vila da Nuvem, a ninja foi deixando fios de seu próprio cabelo para trás, acreditando que eles poderiam mostrar o caminho para alguém que a encontraria.

O único a perceber o plano foi Minato Namikaze, que havia sido um dos colegas de classe dela na Academia. Inicialmente, os dois não eram amigos, e ela acreditava que ele era um covarde. Foi apenas após Minato resgatá-la que essa percepção começou a mudar, já que ele havia provado o quão errada a percepção inicial dela estava.

Após o resgate, Minato revelou que sempre havia admirado o cabelo vermelho de Kushina. Além de se mostrar corajoso e cheio de valor, ele a aceitou do jeito que ela era, apreciando até o que ela própria não gostava em si. A ninja acabou se apaixonando por ele, e passou até mesmo a pensar no cabelo vermelho que inicialmente odiava como algo positivo, o considerando o fio vermelho do destino que havia unido os dois.

Imagem de capa do item

Mikoto Uchiha

A antiga jinchuriki da Nove Caudas conta a Naruto a história de seu nascimento e do ataque à Vila da Folha. A princípio, tudo que se sabia era que a Raposa havia atacado o local, causando grandes perdas, motivo pelo qual muitos se ressentiam de Naruto. Como é revelado por Kushina, ele não foi o primeiro jinchuriki na vila, no entanto, e foi dar a luz a seu filho que enfraqueceu seu controle sobre Kurama o suficiente para que ela fosse tomada e usada contra a vila.

Em meio a isso, vemos um flashback da época, que começa com o planejamento para o parto, pois já se sabia que esse seria um momento delicado. Enquanto a esposa do Terceiro Hokage, Biwako a ajuda a se preparar, as duas encontram Mikoto Uchiha -- ninguém menos que a mãe de Sasuke.

Na cena, inclusive, o futuro herdeiro dos Uchiha aparece ainda bebê. Embora a conversa de Kushina e Mikoto seja breve, fica claro que as duas eram amigas, algo reforçado pelo comentário de Biwako, que diz que nem os amigos de Kushina poderiam saber sobre os planos para o nascimento de seu filho. Durante o diálogo, a mãe de Naruto afirma que ele e Sasuke estarão no mesmo ano na Academia, e expressa seu desejo de que eles também se tornem amigos.

Imagem de capa do item

Momentos finais

Toda a preparação acabou sendo inútil graças à intervenção de Obito Uchiha. No momento, ninguém conhecia a real identidade do Homem Mascarado que tirou a Raposa de Kushina e a controlou, utilizando seu poder contra a Vila da Folha. No entanto, é revelado depois que foi o antigo aluno de Minato quem causou toda essa destruição.

Apesar de sobreviver à extração de sua bijuu, a jinchuriki da Nove Caudas ficou muito enfraquecida, não sendo capaz de lutar. Minato fez o possível para manter sua família segura e proteger sua vila, mas foi forçado a levar a criatura até o local onde a Uzumaki estava escondida, com o objetivo de selá-la novamente.

Apesar de estar enfraquecida, Kushina usou o restante de seu chakra para prender a Nove Caudas. Mesmo que temesse morrer por conta de seu estado, a ninja se ofereceu para selar a Raposa em si novamente, na esperança de que a criatura fosse morrer com ela. A shinobi estaria disposta a se sacrificar por sua família, sugerindo até que esse seria seu agradecimento por eles terem dado a ela uma vida tão feliz.

Minato, porém, não aceitou. Ao invés disso, ele sugeriu utilizar o Selo do Ceifeiro da Morte, deixando parte do chakra da Raposa em Naruto. Dessa vez foi Kushina quem se opôs à decisão, já que fazer as coisas desse modo resultaria em Minato morrendo também e o filho dos dois crescendo solitário. Apesar de compreender a objeção, o Quarto Hokage a convenceu de que isso seria para o melhor, além de permitir que ela visse Naruto crescido no futuro.

Esse acabou sendo o plano utilizado pelos dois, com parte da criatura sendo presa dentro de Minato, enquanto outra era selada em Naruto. Percebendo que esse era o plano, Kurama tentou matar o bebê, mas ambos os pais do protagonista utilizaram seus próprios corpos como escudo, impedindo que a Raposa conseguisse fazê-lo.

À beira da morte, Kushina dedicou suas últimas palavras a seu filho, dizendo o quanto o amava e tentando dar a ele seus melhores conselhos para o futuro. Assim, seus últimos momentos foram dedicados a deixar tanto amor quanto possível para o filho que não veria crescer.

Imagem de capa do item

A personalidade de Kushina

Quando criança, Kushina era teimosa, impulsiva e cabeça-dura. De acordo com Jiraiya, ela também era bem falante. Já Tsunade dizia que ela tinha muito da personalidade de Naruto, e que mesmo seus jutsus eram semelhantes aos de seu filho.

Quando adulta, a personagem se mostra muito mais calma e sensata, mas não perde seu jeito animado e atrevido. Apesar de gentil e muito carinhosa, ela não perdeu seu temperamento explosivo, continuando a responder de maneira raivosa a provocações. Além disso, ela se mostra bastante corajosa, algo que mesmo aqueles ao seu redor notam, como o comentário de Mikoto sobre Kushina não ter medo de nada indica.

Imagem de capa do item

As habilidades de Kushina

Sendo parte do clã Uzumaki, Kushina possuía uma força vital superior à maioria dos ninjas. Assim, suas enormes reservas de chakra garantiam a ela uma grande capacidade curativa, bem como resistência e longevidade notáveis. A ninja se destacava mesmo entre os membros de seu clã por possuir um chakra especial, motivo que a levou a ser escolhida como jinchuriki da Nove Caudas. Com a Raposa, suas reservas de chakra se tornaram ainda maiores, além de muito mais poderosas.

No mangá, ela conta que não era muito habilidosa com ninjutsu inicialmente. Apesar disso, a ninja demonstra possuir grande talento na área quando adulta, principalmente quando se trata dos jutsus de selamento, especialidade de seu clã. Foi ela, inclusive, quem ensinou a Minato esse tipo de jutsu, que o vemos utilizar para lidar com a Nove Caudas.

Kushina também possuía a habilidade de materializar correntes a partir de seu chakra, que eram utilizadas para selar ou prender um alvo. Ela também podia formar barreiras com essas correntes, impedindo que qualquer um entre ou saia da área da barreira. O poder dessa habilidade era tamanho que, mesmo enfraquecida, ela a utiliza para impedir que a Raposa escape, e nem o Terceiro Hokage é capaz de passar pela barreira para auxiliar os pais de Naruto em batalhar com a fera.

Quando se trata de tipos de jutsu, ela era capaz de utilizar as naturezas Água, Vento e Yin. Principalmente quando criança, a força física da ninja também é bastante notável, e ela era capaz de enfrentar múltiplos adversários de uma só vez.

Imagem de capa do item

O que significa o nome Kushina?

O nome de Kushina possivelmente tem uma inspiração mitológica. Na mitologia japonesa, Kushinada-hime era a esposa de Susanoo. Em sua história, ele a salva da serpente Yamata no Orochi, em troca se tornando sua esposa. Depois de Susanoo derrotar a serpente, ele construiu um palácio em Izumo, onde os dois se casaram.

Especula-se que o sobrenome de Minato também faça referência a este mito. Isso porque Namikaze, em tradução literal, significaria "ondas e vento", e Susanoo é deus do mar e das tempestades.

Os apelidos dos dois também se conectam de forma interessante em relação a Naruto. Como já mencionado antes, Kushina ficou conhecida como Pimenta Vermelha, enquanto Minato se tornou o Relâmpago Amarelo da Vila da Folha. A cor central utilizada por Naruto é laranja, uma mistura dos dois, algo referenciado também no título que ele adota para si mesmo como Hokage Laranja.

Imagem de capa do item

Curiosidades sobre Kushina

De acordo com os Databooks, Kushina faz aniversário no dia 10 de julho. Fisicamente, a personagem teria 165 cm de altura, e seu tipo sanguíneo seria B. Já quando se trata de passatempos, o livro afirma que ela gosta de conversar e fazer pegadinhas.

Em termos de favoritos, sua comida predileta seria Lámen Shio. Já sua frase preferida seria "Não desista até o fim.". Os Databooks também afirmam que não havia ninguém em particular que ela desejasse enfrentar em batalha, e que o que ela menos gosta em termos de alimento é café ou qualquer coisa amarga.

Também é sugerido nos extras que a personagem era uma excelente cozinheira, com sua comida sendo a preferida de Minato.