Capa da Publicação

[Teoria] Wandavision: o que aconteceu com os gêmeos no sétimo episódio?

Por Gabriel Mattos

Atenção: Alerta de Spoilers!

WandaVision está cada vez mais próxima de seu derradeiro fim, mas os mistérios não estão nem perto de acabar. Enquanto o episódio 7, “Quebrando a Quarta Parede”, resolveu muitas questões antigas da série — como os planos da S.W.O.R.D. para o Visão e a verdadeira identidade de Agnes — ele pode ter gerado um novo enigma: o que aconteceu com os gêmeos?

Anteriormente em WandaVision…

Antes de mais nada é importante recapitular o que sabemos até então.

WandaVision se passa semanas após o final de Vingadores: Ultimato. Traumatizada com a morte de Visão, o único que verdadeiramente se preocupava com Wanda, a heroína invadiu uma instalação secreta da S.W.O.R.D. para recuperar o corpo de seu amado.

Por algum motivo, ela levou o sintozóide caído para a pequena cidade de Westview, Nova Jersey. Ela então sequestrou toda a cidade para uma realidade própria onde tudo funcionava como uma sitcom… Mesmo nunca tendo demonstrado poderes do tipo no Universo Cinematográfico Marvel… Curioso, não?

Planta faz isso?

Não demorou muitos episódios, especialmente graças a pressão social dos cidadãos de Westview, para Wanda e Visão terem filhos. Magicamente nascem Billy e Tommy. Os irmãos parecem desafiar as ordens mágicas de sua mãe, crescendo em questão de horas e se tornam membros essenciais do elenco. Não demorou para demonstrarem possuir super poderes, sendo potencialmente mutantes considerando a origem inata de suas habilidades.

Cada vez mais conscientes do ambiente controlado em que cresceram, os irmãos tentavam ajudar a sua mãe — Wanda — a enfrentar seus problemas. Mas então, quando as habilidades telepáticas de Billy parecem estar mais fortes, eles são levados por Agnes para dar um tempo sozinho para Wanda. Desde então, eles não foram mais vistos.

Nesse tempo, mesmo fragilizada emocionalmente, Wanda se viu obrigada a enfrentar Monica Rambeau mais uma vez. Revelando ter poderes misteriosos, a agente da S.W.O.R.D. aproveitou para confrontá-la com verdades difíceis de engolir, assim como o comercial desse episódio apresentando o Nexus.

Agnes parece incomodada com a crescente conexão entre Monica e Wanda e decide interferir. Na casa de sua vizinha, Wanda sente falta de seus filhos. E quando decide procurá-los no porão de Agnes, descobre que ela é na verdade Agatha Harkness.

Mas como tudo isso pode explicar o paradeiro dos gêmeos?

Paralelos com a origem dos quadrinhos

As pistas aparecem quando comparamos os eventos da série com o que aconteceu nos quadrinhos. Apesar de não haver nenhum correspondente direto de WandaVision, a heroína também tem filhos com o sintozóide de uma maneira nada convencional nas HQs. Importante reforçar que também há o envolvimento de Agatha Harkness e de forças além da compreensão.

Visão insistiu para Wanda começar uma família nos quadrinhos

Em Vision and the Scarlet Witch #3 (1985), o Visão conversa com a sua esposa sobre construir uma família, após ter descoberto ter um “meio-irmão” — Simon Williams. Wanda levanta a possibilidade de adoção, mas Visão insiste que ela poderia engravidar usando magia. Ela sabia que não tinha poder para criar vida. Pelo menos, não sozinha.

No meio da discussão eles esbarram com uma vila secreta habitada exclusivamente por bruxas — Nova Salem. Esse é o vilarejo de Agatha Harkness, mas a bruxa foi queimada viva por seus conterrâneos. Mais especificamente por Vertigo e um grupo de bruxos chamado Os Sete de Salem.

Eles capturam Wanda e Visão e pretendem sacrificá-los em um ritual para Lúcifer, o Deus do Sol Poente. O ritual é iniciado, mas Visão interfere, pondo um fim em Vertigo. No entanto, a magia já havia começado a fluir e precisava ir para algum lugar. Induzida por Agatha, Wanda decide absorver parte dessa magia e canaliza sem querer para um desejo impossível: engravidar com magia.

O ritual das bruxas de Nova Salem canalizou o poder do demônio. “Pelas crianças”?

Até então, a história não parece inspirar a série, mas existem algumas “coincidências” que podem indicar uma tradução livre dos quadrinhos. Afinal, toda bruxa sabe que coincidência é apenas sincronicidade do destino.

Convenção de Bruxas

Wanda estava muito fragilizada desde o início da série. Primeiro morreram seus pais, depois seu irmão Pietro e agora ela carregava o corpo morto de seu ex-namorado — o Visão. Não é difícil supor que Wanda estivesse imaginando um jeito de reconstruir sua família.

Ela poderia ter esbarrado em uma cidadezinha inocente onde um grupo de bruxas tramava um ritual para roubar poder de outra dimensão. Westview seria uma versão contemporânea de Nova Salem.

Inclusive, fortes rumores apontam para o surgimento de mais bruxas na série. Isso porque quando surgiram fotos dos bastidores há algum tempo — as mesmas fotos que revelaram a identidade de Agnes — pudemos ver bruxas em alguma espécie de ritual. Bem conveniente considerando a origem dos gêmeos nos quadrinhos.

Enfim… Por alguma influência externa (que acredito que seja Agnes), Wanda interrompe o ritual e acaba se sobrecarregando com a energia de uma entidade misteriosa. Sem conseguir controlar tamanho poder, ela teria criado o Hex e, posteriormente, os seus gêmeos.

Agatha teria sido capturada pela realidade inesperada e tentou manipular os eventos da série para impedir que o ritual das outras bruxas fosse completo, potencialmente trazendo alguma entidade demoníaca de outra dimensão — como Chthon, Mephisto ou até o Pesadelo. Isso explicaria até mesmo a rivalidade de Agnes com a Dottie no episódio 2. Dottie poderia ser também uma bruxa. Afinal, a magia de Vertigo é representada pela cor amarela nos quadrinhos.

Considerando as flores amarelas, Dottie pode ser a bruxa Vertigo, líder de um clã antigo

Se tudo isso foi uma adaptação inteligente dos quadrinhos, é possível que o desaparecimento dos gêmeos também tenha sido profetizado nos gibis.

O desaparecimento dos gêmeos

A verdade é que os gêmeos podem sim ter sumido. As bruxas querem usar os gêmeos para refazer o ritual. Elas precisavam de mais poder e o pequeno Billy pode ser a chave para libertar um mal muito antigo no MCU.

Vale lembrar que Agatha está tentando pegar os gêmeos desde que eram bebês, em sua primeira aparição. Mas o Visão ficou claramente irritado com a bruxa e a impediu de carregá-los no colo. Talvez por um instinto ruim?

Billy questiona Agnes sem rodeios.

Na cena em que Agatha cuida das crianças, Billy é o mais curioso com o covil da bruxa. Ele fica fazendo carinho no Senhor Scratchy, o coelho da personagem. O menino não tem muitos filtros sociais e faz comentários sobre o silêncio interno de Agatha que claramente a deixa desconcertada. Ela poderia estar preparando para usar os meninos em seu ritual, quando eles desaparecem.

Assim, do nada?

Em Avengers West Coast #51 (1986), Agatha Harkness retorna do além para alertar Wanda que seus filhos não eram crianças normais. Para começar, eles só pareciam existir enquanto Wanda pensava neles — o que deixava de acontecer durante suas batalhas junto dos Vingadores.

Agatha alerta que os filhos de Wanda não existem

Na série, algo similar pode ter acontecido quando Monica Rambeau confronta Wanda. As crianças podem ter desaparecido da existência momentaneamente, o que alertou Agatha. Quaisquer que sejam as intenções da bruxa com os gêmeos, ela precisa deles nessa existência. Quando eles sumiram, Agatha foi obrigada a interferir na briga, levando Wanda para sua casa.

Wanda fica sozinha na sala enquanto vemos apenas parte da cozinha onde está Agatha. A bruxa deixou a televisão ligada em um programa infantil para forçar Wanda a lembrar dos meninos.

Com um olhar suspeito, Agatha mente que eles estão brincando no porão e fica fora do nosso campo de visão. Wanda desce para procurar os meninos, mas é possível que, neste momento, eles tenham voltado a existência ali na cozinha. Agatha pode ter silenciado as crianças com magia, o que vemos ela fazer com uma cigarra durante o episódio.

Billy reclama que a casa de Agatha é muito silenciosa. Seria magia?

Se eles ainda estão vivos, qual ritual estaria Agatha tramando?

A resposta… Só em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura!

O porão de Agatha é cheio de itens mágicos enigmáticos, incluindo um livro que lembra bastante o Darkhold, o Livro dos Pecados. Não só isso, mas o porão existe fora da sitcon inventada por Wanda — em algum lugar no mundo real. Há uma leve alteração na proporção da tela que indica isso.

Nos quadrinhos, o darkhold foi escrito por um antigo Deus maligno — Chthon, o Deus do Caos. É canalizando a sua magia que a Feiticeira Escarlate consegue seu poder de manipular a realidade. Ele inclusive já controlou Pietro para atormentar a Wanda, então isso justificaria como seu irmão retornou a vida na série. Essa é a entidade com mais motivos palpáveis para estar na série, mas qual seria sua relação com a Agatha?

Na música de introdução da Agatha Harkness,  vemos que ela foi responsável pela manipulação de Pietro. Mesmo que a música afirme que tudo aquilo foi obra da “Agatha e mais ninguém”,  sabemos que “o diabo está nos detalhes”. Isso pode ser um indício que Chthon está agindo através da bruxa, mesmo sem ela perceber!

Darkholm foi criado por um deus antigo

Ele está sempre procurando um modo de retornar para a nossa realidade. Existem teorias que indiquem que o coelho, o mesmo que Billy se afeiçoou neste episódio, pode ser na verdade uma entidade maligna. Alguns teorizaram que seria Mephisto, mas os produtores podem ter aproveitado a relação entre os gêmeos e o diabo para estabelecer uma nova origem para Chthon no MCU.

Descobrimos que os gêmeos são na verdade fragmentos da alma de Mephisto em Avengers West Coast #52, quando o demônio engana um de seus lacaios para ajudá-lo a absorver os irmãos. Isso funciona, mas graças a Agatha, Mephisto acaba desaparecendo no processo.

Algo similar pode acontecer nos próximos episódios. A mudança na proporção da imagem na série pode representar que o porão da Agatha está em uma outra realidade, talvez o lugar onde Chthon foi originalmente preso na forma de um coelho.

Há teorias que o coelho pode ser um demônio desde os primeiros episódios.

Os gêmeos ainda estariam na dimensão da televisão ou em uma dimensão criada por Chthon. Talvez até mesmo presos dentro do darkhold! Essa seria uma maneira ardilosa de forçar Wanda a abrir o tomo amaldiçoado e se tornar um conduíte para o poder de Chthon. Mesmo que os gêmeos possam estar vivos no sétimo episódio de WandaVision, como indicado pelo site IMDB, é improvável que eles sobrevivam essa temporada.

Fortes rumores apontam que Wicanno e Célere estarão presentes em Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura. Considerando que WandaVision vai continuar diretamente no próximo filme do Feiticeiro Supremo, isso pode indicar que apesar do ritual ser um sucesso, a entidade desaparece como nos quadrinhos.

Desse modo, Wanda vai precisar superar seu luto se quiser reencontrar seus filhos. Sabemos que ela não será a principal vilã do longa. A busca por Billy e Tommy seria uma forte motivação para a heroína se manter sã.

Não será o fim dos gêmeos

Ela vai precisar da ajuda de Stephen Strange para encontrá-los e resgatá-los das garras de Chthon. Possivelmente mais velhos, preparando  o terreno para a chegada inevitável dos Jovens Vingadores no MCU.

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Gabriel Mattos

Redator que joga mais Switch do que deveria e já leu todo o novo cânone de Star Wars, até os livros ruins. • @gabeverse