WandaVision: Entenda o significado do comercial do sétimo episódio

Capa da Publicação

WandaVision: Entenda o significado do comercial do sétimo episódio

Por Melissa de Viveiros

Atenção: Alerta de Spoilers!

O sétimo episódio de WandaVision chegou e, tal qual os anteriores, apresentou um comercial que pode ser mais significativo do que parece inicialmente. Apesar disso, existe uma importante diferença deste para os outros: enquanto a princípio as propagandas eram bastante simbólicas dos traumas e tragédias vividos por Wanda, o que é apresentado no sétimo episódio pode estar mais relacionado ao futuro da personagem e do Universo Cinematográfico da Marvel do que a seu passado.

A cena divulga um antidepressivo fictício chamado de Nexus, para pessoas que sentem que o mundo continuou sem elas, e que só desejam ficar sozinhas (via ScreenRant). O comercial afirma que o medicamento é “um antidepressivo único que funciona ancorando-o de volta à sua realidade – ou a qualquer realidade que escolha”. E, como é padrão em propagandas de remédios, há um breve aviso sobre os efeitos colaterais, embora eles não sejam nada típicos: é afirmado que o Nexus pode levar a pessoa a “sentir seus sentimentos, confrontar suas verdades, tomar o seu destino, e possivelmente mais depressão”.

Como se não fosse sugestivo o bastante, o nome do medicamento vai além, uma vez que pode se referir a dois elementos presentes nos quadrinhos que poderiam ser bastante significativos dentro do contexto da série: seres nexus e o Nexo de Todas as Realidades.

O antidepressivo Nexus, mostrado no comercial do sétimo episódio de WandaVision.

Nas HQs, o Nexo de Todas as Realidades é uma área onde todas as realidades se conectam, permitindo que feiticeiros poderosos as atravessem. Mais do que uma passagem ou um local, o Nexo tem um papel crucial em manter o equilíbrio entre as diversas realidades, pois caso o desequilíbrio ocorra, a estrutura entraria em colapso, causando enorme destruição, uma vez que realidades alternativas convergiriam, destruindo umas às outras.

A existência de Nexos conectando diversas realidades já foi, inclusive, introduzida no próprio MCU. Em Thor: O Mundo Sombrio, o astrofísico Erik Selvig apresenta uma explicação sobre o multiverso, e o quadro utilizado pelo cientista conta com diversas informações. Enquanto algumas vieram de ciência real, outras foram retiradas dos quadrinhos, e há uma referência ao Nexo de Todas as Realidades.

Thor: Ragnarok também apresentou referências à ideia, ao mostrar o planeta de Sakaar existindo em meio a uma rede instável de portais, além de apresentar uma referência ao Homem-Coisa na torre do Grão-Mestre. Nos quadrinhos, o personagem é o responsável por proteger o Nexo de Todas as Realidades, mantendo as realidades em equilíbrio.

Já a outra possibilidade trata dos seres nexus, definidos pelo Vigia como “entidades individuais raras com o poder de afetar as probabilidades – e assim o futuro”. Assim, existiram poucos seres nexus ao longo da história, embora eles sejam indivíduos poderosos, e muitas vezes possuam a habilidade de viajar no tempo, como é o caso de Kang, o conquistador, que é um ser nexus nos quadrinhos, e que entrará para o MCU no próximo filme do Homem-Formiga. É dito que o mais poderoso dos seres nexus, no entanto, é ninguém menos que Wanda Maximoff, que seria uma peça-chave para o próprio multiverso.

A princípio, não fica claro a qual dos dois o nome Nexus se refere, ainda que ambos pareçam ser opções bastante plausíveis, considerando-se tudo que se sabe sobre o futuro do MCU até o momento. Apesar disso, a estrutura do comercial, bem como o que é dito nele parecem oferecer pistas de que a propaganda trata do Nexo de Todas as Realidades, uma vez que a ideia do antidepressivo sugere algo fora da própria Wanda, do qual ela fez uso. Desse modo, a personagem poderia ter utilizado o poder do Nexo para criar sua realidade em Westview, embora a dúvida permaneça em relação a como ela adquiriu o conhecimento necessário para fazer isso.

Nos quadrinhos, alterações no Nexo fazem com que o multiverso entre em colisão, o que poderia levar à destruição de diversas realidades. Se for este o caso no MCU, as tramas de Homem-Aranha 3 e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura devem lidar com as consequências disso, ficando a cargo do feiticeiro reverter o caos e colocar ordem no multiverso novamente.

Você acha que o comercial se refere mesmo ao Nexo de Todas as Realidades? Comente aqui!

Confira também: