Matrix Resurrections: Qual a história do filme?

Capa da Publicação

Matrix Resurrections: Qual a história do filme?

Por Jaqueline Sousa

A franquia Matrix é uma das mais icônicas da história do cinema. Idealizado pelas Irmãs Wachowski, o primeiro filme revolucionou a sétima arte e impactou o público com suas questões filosóficas, técnicas cinematográficas inovadoras e o visual cyberpunk. A virada do século ganhou um representante inesquecível e que, até os dias de hoje, apresenta grande relevância na indústria.

Por isso, desde o anúncio de Matrix Resurrections, o quarto filme da franquia, os fãs andam especulando sobre quais serão os próximos passos da saga estrelada por Keanu Reeves nos cinemas. A divulgação dos trailers, especialmente, levantou algumas teorias acerca do enredo e dos personagens presentes no longa. Então, qual é a história do filme? Reunimos aqui tudo o que já sabemos sobre Matrix Resurrections. Confira!

Relembrando o universo de Matrix

Antes de analisarmos o que vem por aí, vamos voltar no tempo e relembrar brevemente a trajetória de Neo na franquia Matrix. O primeiro filme da saga foi lançado em 1999 e, devido ao seu enorme sucesso de crítica e público na época, acabou recebendo duas continuações: Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, ambas de 2003.

No primeiro Matrix, acompanhamos a vida do programador Thomas Anderson (Keanu Reeves) que, ao buscar refúgio da realidade, também é um hacker chamado Neo nas horas vagas. Intrigado com a constante menção do nome Matrix na internet, ele sai em busca de respostas até ser abordado por Trinity (Carrie-Anne Moss), uma hacker que diz a ele que um homem chamado Morpheus (Laurence Fishburne) pode ajudá-lo. 

É assim que Neo descobre a verdade sobre a Matrix: uma simulação de computador que controla a vida de todos. E no mundo real? Os sobreviventes estão perdendo uma luta contra as máquinas, que mantém os seres humanos aprisionados na simulação. Diante deste terrível cenário, acredita-se que Neo possa ser “O Escolhido”, ou seja, aquele capaz de libertar todos dessa prisão. 

Ao longo da história, Neo sente que não é merecedor do título “O Escolhido”, acreditando que ele é apenas um homem comum e sem nada de especial. Enquanto isso, tenta sobreviver às constantes perseguições do Agente Smith (Hugo Weaving), personificação de um programa que elimina perturbações no sistema.

Já nos próximos filmes da franquia, conhecemos ainda mais sobre o universo criado pelas Irmãs Wachowski, como Zion (cidade onde os sobreviventes se escondem), os planos do Arquiteto (Helmut Bakaitis) e como o ataque das máquinas se sucedeu.

Qual a história de Matrix Resurrections?

Matrix Resurrections chega aos cinemas mais de 20 anos após o lançamento do primeiro filme. A sinopse oficial diz:

“Em um mundo de duas realidades – a vida cotidiana e o que está por trás dela – Thomas Anderson terá que escolher seguir o coelho branco mais uma vez. A escolha, embora seja uma ilusão, ainda é a única maneira de entrar ou sair da Matrix, que é mais forte, mais segura e mais perigosa do que nunca.”

Ao final de Matrix Revolutions, Neo acaba morrendo para salvar a humanidade e dar fim à guerra contra as máquinas. Logo, o novo filme da franquia se passará alguns anos após os eventos conclusivos do terceiro longa.

No primeiro trailer divulgado de Resurrections, vemos o personagem como Thomas Anderson, vivendo sua vida sem memórias do passado, assim como Trinity. Em uma das cenas da prévia, ambos se encontram em um restaurante e Trinity pergunta “nós nos conhecemos?”. Aparentemente, os dois não se lembram um do outro na nova versão da Matrix. Porém, o trailer também aponta que Neo embarcará em uma nova jornada de redescoberta da simulação em que vive. Será que ele vai lembrar do que aconteceu anteriormente?

Vale ressaltar que, na prévia, Neo está tomando pílulas da cor azul. No universo de Matrix, as pílulas da cor azul indicam aqueles seres humanos que querem viver alienados dentro da simulação. 

Resurrection também conta com temáticas filosóficas, assim como os três filmes anteriores. Algumas passagens do trailer também apontam críticas ao uso da tecnologia na atualidade e outras fazem referências aos outros longas da franquia. Além disso, parece que a Matrix estará ainda mais poderosa do que antes.

Quem está no elenco de Matrix Resurrections?

Yahya Abdul-Mateen II como uma nova versão de Morpheus em Matrix Resurrections.

Matrix Resurrections contará com o retorno de Keanu Reeves como Neo/Thomas AndersonCarrie-Anne Moss como Trinity, Jada Pinkett Smith como Niobe, Lambert Wilson como o Merovíngio e Daniel Bernhardt como o Agente Johnson.

Além dos veteranos, o longa também vai trazer Yahya Abdul-Mateen II, que foi confirmado como Morpheus, algo que já era especulado pelos fãs. No entanto, o ator afirmou que seu personagem não se trata do mesmo Morpheus interpretado por Laurence Fishburne (via GQ Magazine).

O filme também conta com Neil Patrick Harris, que aparece nos trailers como um possível terapeuta de Neo, Jessica Henwick, Priyanka Chopra, Christina Ricci e Jonathan GroffEm relação ao personagem de Groff, o segundo trailer divulgado pode indicar uma nova versão do Agente Smith, já que Hugo Weaving, que viveu o vilão nos filmes anteriores, não retornará à franquia.

Por que apenas Lana Wachowski retornou ao projeto?

As Irmãs Wachowski apresentaram o universo de Matrix ao mundo em 1999, mas apenas Lana Wachowski retornará para a direção de Matrix Resurrections. A ausência de Lilly é por opção da cineasta, já que ela estava envolvida em outros projetos na época que a ideia para uma sequência tomou forma. Além disso, ambas estavam passando por momentos difíceis na família, o que fez com que Lilly recusasse o convite da irmã.

Confira o trailer mais recente de Matrix Resurrections:

Matrix Resurrections terá duração de 148 minutos e está com estreia marcada para 22 de dezembro nos cinemas brasileiros.

E você, o que espera de Matrix Resurrections? Comente!

Aproveite também: