Matrix Resurrections: O que aconteceu com Morpheus no filme?

Capa da Publicação

Matrix Resurrections: O que aconteceu com Morpheus no filme?

Por Jaqueline Sousa

Atenção: Alerta de Spoilers!

O lançamento de Matrix Resurrections, quarto filme da franquia criada pelas Irmãs Wachowski em 1999, está dando o que falar neste mês de dezembro. O longa tem dividido opiniões entre o público e a crítica, levantando debates acalorados na internet. Além disso, muitas dúvidas a respeito da trama surgiram, principalmente envolvendo o destino do personagem Morpheus

No novo filme, Morpheus é interpretado por Yahya Abdul-Mateen II (Watchmen), algo que já tinha sido confirmado com a divulgação dos trailers. Logo, a ausência de Laurence Fishburne, que interpretou o icônico personagem nos três longas anteriores, foi imediatamente sentida pelos fãs. O que aconteceu com Morpheus no filme, então? Vem com a gente que nós vamos te explicar!

Por que Laurence Fishburne não retornou como Morpheus em Matrix Resurrections?

Laurence Fishburne revelou que não foi convidado para retornar como Morpheus em Matrix Resurrections.

Como dito anteriormente, a divulgação dos trailers de Matrix Resurrections trouxeram a confirmação de algo que já vinha sendo especulado pelos fãs: o ator Yahya Abdul-Mateen II, reconhecido por atuar na adaptação televisiva de Watchmen, da HBO, seria o novo Morpheus na franquia. Mas e Laurence Fishburne? Por que ele não retornou? 

Em entrevista ao Vulture, em 2020, Fishburne revelou que não tinha sido convidado para retornar à franquia, o que causou certo alvoroço entre os fãs. Pouco tempo depois, em entrevista ao Entertainment Tonight, o ator comentou sobre o assunto novamente, dizendo:

“Eu não fui chamado para me juntar a eles, e está tudo bem. Espero que seja ótimo e que satisfaça a audiência e as pessoas que amam o filme.”

Durante a entrevista, Fishburne também foi questionado sobre o papel de Yahya Abdul-Mateen II no filme, mas afirmou que “não tinha lido nada sobre isso”

Já para o Collider, Laurence comentou que, apesar de fazer sentido que as pessoas o perguntem sobre a produção, ele não sabia o porquê de não ter sido chamado para Resurrections. Fishburne disse:

“Não estou no próximo filme de Matrix, e as pessoas terão que perguntar à Lana Wachowski o motivo, porque eu não tenho uma resposta para isso.”

O que aconteceu com Morpheus em Matrix Resurrections?

Em Matrix Resurrections, Yahya Abdul-Mateen II interpreta uma nova versão de Morpheus.

Ao longo da trama, as diferenças entre os Morpheus são nítidas, principalmente com a ajuda da montagem do filme, que relembra o icônico Morpheus de Fishburne em vários momentos. Mas só descobrimos o que, de fato, aconteceu com o Morpheus original quando os personagens chegam em Io, a cidade “substituta” de Zion, governada por Niobe (Jada Pinkett Smith). 

Diante de uma estátua de Morpheus, a general revela a Neo que, após a guerra entre as máquinas, Morpheus tinha sido eleito como chefe do conselho. Entretanto, ele não acreditava nos rumores de que um poder misterioso estava surgindo, segundo revelações da Oráculo, que estava desaparecida desde então. Para Morpheus, o que Neo tinha feito no passado não poderia ser desfeito.

Apesar de Niobe não ter dito exatamente o que aconteceu com Morpheus, há possíveis indicações de que ele acabou morrendo durante a destruição de Zion. Alguns fãs especulam sobre a possibilidade com base no jogo canônico The Matrix Online, um spin-off da franquia em RPG, lançado em 2005. No jogo, Morpheus está em busca do corpo de Neo para provar que ele morreu tentando salvar a humanidade do controle das máquinas. Até que, durante uma de suas investidas, ele morre. Vale lembrar também que a história de Matrix Resurrections se passa 60 anos depois dos eventos finais de Matrix Revolutions, o que fica evidente por meio de Niobe, que aparenta estar em uma idade mais avançada.

Já em relação ao Morpheus de Yahya, ele é bem diferente do Morpheus de Fishburne. Na nova versão da Matrix, Morpheus é um programa criado por Neo, que no início da trama está preso na simulação como um Agente. Assim que ele se liberta, com a ajuda de Bugs (Jessica Henwick), o personagem compreende que seu propósito é encontrar Neo e fazer com que ele também se liberte da Matrix. 

Após os acontecimentos derradeiros de Revolutions, muitas máquinas passaram a colaborar com humanos. Isso fez com que programas, como o novo Morpheus, fossem capazes de assumir uma forma humana no mundo real, o que pode ser notado em diversos momentos de Resurrections. E é assim que a presença de Morpheus permanece na trama, tornando-se uma peça importante na busca por Trinity. 

O que você achou do novo Morpheus? Comente!

Aproveite também para conhecer mais sobre Yahya Abdul-Mateen II: