Yahya Abdul-Mateen II: Tudo sobre o ator de Candyman, Aquaman e Matrix 4

Capa da Publicação

Yahya Abdul-Mateen II: Tudo sobre o ator de Candyman, Aquaman e Matrix 4

Por Gus Fiaux

Hollywood frequentemente nos surpreende quando algum ator estoura e começa a fazer várias produções de renome. Um caso recente bem interessante é o de Yahya Abdul-Mateen II, astro norte-americano que está participando de diversas produções de peso. Nos últimos anos, ele tem estrelado filmes como A Lenda de Candyman, Aquaman e Matrix Resurrections.

Mas não para por aí – ele também tem uma carreira consolidada na televisão, atuando em séries bem prestigiadas como The Get Down Watchmen. E se você está por fora do “Mundinho Yahya”, aqui você vai conhecer um pouco mais da história e da carreira do ator que está pegando o mundo todo de surpresa!

Imagem de capa do item

Quem é Yahya Abul-Mateen II?

Nascido em Nova Orleans, na Louisiana, no dia 15 de julho de 1986, Yahya Abdul-Mateen II é filho de Yahya e Mary Abdul-Mateen. Embora tenha passado boa parte de sua infância morando em Nova Orleans, ele acabou se mudando com a família para Oakland, na Califórnia, onde se tornou atleta, jogando futebol americano em sua turma.

Além disso, ele era aficionado por xadrez e também chegou a ser o Rei do baile de formatura de seu ensino médio. Quando menor, Yahya tinha uma certa dificuldade para falar por conta da gagueira. Ao começar a trabalhar com teatro e atuação, ele aos poucos foi perdendo esse traço e começou a conquistar mais papéis.

Imagem de capa do item

Estudos

Yahya passou seu ensino médio na McClymonds High School, uma das melhores escolas públicas da Califórnia. Ao se graduar, ele acabou indo para a Universidade de Berkeley, também na Califórnia. Lá, ele fazia atletismo e competia em corrida de obstáculos. Porém, começou a trabalhar com teatro quando um amigo sugeriu que ele fizesse aulas para combater a gagueira.

Em Berkeley, ele recebeu a graduação em arquitetura. Depois disso, ele se mudou para São Francisco, onde trabalhava na área. Porém, pouco tempo depois, ele decidiu se matricular em faculdades de atuação e teatro, sendo aceito por várias. Por fim, ele graduou na Escola de Teatro de Yale, em New Haven, e passou a trabalhar no teatro e em produções menores.

Imagem de capa do item

Começo de carreira

O primeiro papel de Yahya veio em 2012, em um curta-metragem no qual ele também foi produtor, chamado Crescendo. Porém, o papel que abriu várias portas em sua carreira veio em The Get Down (falaremos disso depois). Em 2017, ele já começou a participar de vários filmes em papéis menores.

Ele esteve no mistério Sidney Hall, onde atuou junto de Logan Lerman e Dakota Fanning. Em seguida, ele esteve em Baywatch: S.O.S. Malibu, onde deu vida a um policial. O ator também participou do musical O Rei do Show, do drama Minha Primeira Luta e da comédia Limites - e então, em 2018, ele realmente estourou com grandes lançamentos.

Imagem de capa do item

Séries famosas

Mas antes de falarmos do que realmente fez com que Yahya Abdul-Mateen II se tornasse um nome grande dentro de Hollywood, é importante resgatar a história das séries das quais ele participou. O ator fez parte do elenco de The Get Down, série da Netflix que foi criada por Baz Luhrmann. Aqui, ele interpreta Clarence "Cadillac" Caldwell.

O personagem é descrito como o "Rei do Disco", e a interpretação de Yahya lhe rendeu grandes elogios. Infelizmente, a série foi cancelada após uma única temporada, mas isso abriu portas para que o ator participasse de outras produções na televisão, como The Handmaid's Tale e Black Mirror - em ambas, ele participa de um episódio.

Imagem de capa do item

Destaque na DC Comics

Em 2018, o ator foi "descoberto" por James Wan e escalado em um papel muito importante de Aquaman. No filme, ele interpreta David Kane, o filho de um grande mercenário que, após ver seu pai sendo morto pelo Rei de Atlântida, decide se voltar contra ele, transformando-se no vilão Arraia Negra. O personagem tem um destaque razoável no primeiro filme.

Por outro lado, ele acabou sendo chamado para participar de outro projeto da DC Comics, dessa vez na TV. Ele estrelou em Watchmen, junto de Regina King. Na série, ele fazia o marido de Angela, Cal Abar - e nós descobrimos, na reta final da temporada, que se trata do Dr. Manhattan, sem memórias e tentando levar uma vida normal e cotidiana na Terra.

Imagem de capa do item

Produções de prestígio

Com essa estreia de peso em grandes blockbusters, Yahya também recebeu convites para participar de algumas produções de peso e prestígio em Hollywood. O melhor exemplo disso foi o filme Os 7 de Chicago, dirigido por Aaron Sorkin e lançado pela Netflix no ano passado. No longa, Yahya interpreta o ativista político Bobby Seale.

O longa segue a história real dos 7 de Chicago, um grupo de ativistas e manifestantes que eram contra o envio de jovens americanos para a Guerra do Vietnã. Os sete foram presos e julgados por conspiração para incitar uma revolta popular em Chicago. Elogiado pela crítica, o filme recebeu alguns prêmios e indicações pelo seu elenco completo.

Imagem de capa do item

Um pézinho no terror

Conhecido pelos dramas e pela ação, Yahya também tem se mostrado bem interessado no horror. O ator firmou uma espécie de colaboração com Jordan Peele, começando por uma breve participação especial em Nós. No filme, ele interpreta Russel Thomas, o pai da personagem principal interpretada por Lupita Nyong'o.

Porém, este ano ele voltou em A Lenda de Candyman, filme dirigido por Nia DaCosta que também é produzido por Peele - e dessa vez, com um papel maior, já que ele interpreta Anthony McCoy, um artista que fica obcecado com a lenda urbana de Candyman e começa a passar por uma grande transformação, física e mental.

Imagem de capa do item

Projetos futuros

Com essa carreira cheia de projetos brilhantes, Yahya ainda tem um futuro brilhante pela frente - com direito ao retorno em franquias bem famosas. Para começo de conversa, ele estará em Matrix Ressurections, o quarto longa da saga de Matrix, que chega aos cinemas no final deste ano e será dirigido por Lana Wachowski, uma das diretoras da trilogia original.

No filme, ele fará o papel de Morpheus, o que é um dos grandes enigmas do longa, levando em conta a história dos três primeiros. No ano que vem, ele retorna ao Universo DC em Aquaman: O Reino Perdido, e deve ter mais destaque como Arraia Negra. Ele também está em Ambulance, filme de ação dirigido por Michael Bay, que segue dois ladrões de banco que roubam uma ambulância.

Após cinco anos de projetos incríveis, o ator está planejando tirar uma breve folga após a campanha de divulgação de Matrix Ressurections. Ele disse que estará de volta em breve, mas precisa de um tempo para descansar. De um jeito ou de outro, estamos ansiosos para ver o que o futuro guarda para um ator tão talentoso.