Matrix 4: Laurence Fishburne fala sobre não voltar como Morpheus no filme

Capa da Publicação

Matrix 4: Laurence Fishburne fala sobre não voltar como Morpheus no filme

Por Leo Gravena

Desde que foi anunciado, os fãs estão bastante animados para Matrix 4, contudo, o filme não trará um nome clássico dos três primeiros filmes da franquia: Laurence Fishburne, que interpreta Morpheus na história. Enquanto Keanu Reeves e Carrie Ann-Moss retornarão como Neo e Trinity, não veremos Morpheus nesse novo capítulo da história, e parece que o ator não está muito feliz em ficar de fora.

Em uma nova entrevista com o Collider, Fishburne falou sobre estar cansado de sempre ser perguntado se estaria no filme, dizendo:

“Eu entendo completamente isso, isso faz sentido. Faz sentido que as pessoas me perguntem isso… Eu não estou no próximo filme de Matrix e você tem que perguntar para a Lana Wachowski o motivo, porque eu não tenho uma resposta para isso”. 

Anteriormente, ele já havia dito que não havia sido convidado para retornar, mas que desejava tudo de bom para a produção. Fishburne estará em John Wick 4, no qual retornará a atuar ao lado de Keanu Reeves como Rei, o líder do crime no subterrâneo de Nova York. Com as filmagens tendo acabado de começar, ele disse:

“Eu li o roteiro. É muito, muito legal. Por mais que seja no mesmo mundo que os outros três filmes, ele é mais profundo, mais profundo em termos do código dos assassinos e a relação que ele tem com esse outro personagem em particular, que acho que o Sr. Watanabe está interpretando… Realmente é o coração e alma de todo o filme”.

Laurence Fishburne e Keanu Reeves na estreia em John Wick 2.

A maior teoria entre os fãs é que o próximo filme não terá o Morpheus, interpretado por Fishburne, porque no final de Matrix Revolutions os personagens de Reeves e Moss, Neo e Trinity, morrem (enquanto Morpheus fica vivo), deixando a entender que a Matrix em si foi reiniciada e uma nova geração de pessoas iria ocupar as máquinas.

Como ainda não sabemos muito sobre o filme, é bem possível que ele traga uma nova versão da Matrix, uma na qual Neo e Trinity tenham sido revividos em novos corpos, enquanto Morpheus está no mundo real. Outros rumores dizem que o filme traria um Morpheus mais novo, ao mesmo tempo em que outras especulações falam sobre como o longa será uma continuação direta da trilogia original, até por conta do retorno do elenco original.

Matrix 4 está previsto para chegar aos cinemas em dezembro de 2021. Além disso, o longa também será lançado digitalmente através do HBO Max, em uma iniciativa da Warner Bros. de propor um lançamento misto entre salas de cinema e streaming em tempos de pandemia. Lana Wachowski retorna à direção, com elenco composto por Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II, Jessica Henwick, Neil Patrick Harris e Jonathan Groff.

Abaixo, relembre como e onde estão os astros de Matrix: