Quem vence uma luta: Feiticeira Escarlate ou Jean Grey?

Capa da Publicação

Quem vence uma luta: Feiticeira Escarlate ou Jean Grey?

Por Chris Rantin

Durante os rumores acerca de Doutor Estranho No Multiverso da Loucura, surgiram alguns boatos de que Jean Grey enfrentaria a Feiticeira Escarlate. Ainda que isso não tenha acontecido no filme, a questão ficou na cabeça dos fãs: afinal, qual das heroínas venceria a luta?

A resposta dependeria muito do roteiro — como acontece em todos os quadrinhos e produções. Afinal, alguns poderes podem ser limitados ou aumentados de acordo com o que o projeto pedir. Mas quando analisamos as versões das personagens das HQs, podemos teorizar que tanto Jean Grey quanto a Feiticeira Escarlate poderiam vencer um confronto, desde que algumas condições fossem aplicadas.

Quais são os poderes de Jean Grey?

Jean Grey em uma arte belíssima de Lukas Werneck

Mutante nível ômega, Jean Grey é o coração dos X-Men e também é uma das personagens mais poderosas da Marvel. Com uma telepatia tão poderosa que não conhece limites, ela é capaz de criar ilusões, alterar memórias, paralisar mentes, possuir corpos, anular poderes e muito mais. Além disso, ela também é uma grande usuária de telecinese, dominando essa arte e sendo capaz de modificar a estrutura molecular.

Assim, Jean é capaz de invadir mentes poderosas e tirar seus inimigos de combate, lançar rajadas psiônicas ou usar sua telecinese para atacar seus alvos. Em algumas HQs, ela já demonstrou conseguir combinar as duas habilidades, assumindo uma forma de pura energia psiônica, algo tão forte que ela foi capaz de socar a cara de Galactus.

Outro fator a ser considerado é a Força Fênix. Ainda que atualmente a entidade cósmica esteja com a Eco, é importante reconhecer que Jean é o avatar perfeito para o pássaro de fogo. Juntas, a mutante foi capaz de dizimar um sistema solar inteiro, segurar todo o universo Marvel em suas mãos e até mesmo bater um papo com a Morte.

Seu nível de poder é tão absurdo que, no auge dos seus poderes, somente ela mesma foi capaz de se parar, como vimos na grandiosa Saga da Fênix Negra, ou quando ela foi alvo de um rápido ataque surpresa, quando ela foi morta por Magneto. Apesar disso, nem mesmo a morte é capaz de pará-la, visto que, como uma fênix, ela sempre retorna.

Quais são os poderes da Feiticeira Escarlate?

A poderosa Feiticeira Escarlate

Ex-mutante, Vingadora, aprimorada e uma das maiores heroínas místicas da Marvel, a Feiticeira Escarlate é terrivelmente forte. Se antes suas habilidades eram “apenas” manipular probabilidades com sua Magia do Caos, a evolução da personagem fez com que seus poderes fossem melhor desenvolvidos e ela mergulhasse fundo na bruxaria.

Com seus feitiços, ela consegue controlar os elementos, o clima, o tempo, os poderes alheios, se teletransportar, utilizar telecinese e telepatia, voar e muitos causar muitos outros efeitos. Contudo, nada é tão marcante para a personagem do que sua manipulação de realidade. Na época em que ela era considerada uma criatura Nexus, foi através desta habilidade que ela causou grandes estragos no universo da Marvel — como vimos em Vingadores: A Queda e, depois, em Dinastia M.

Nas histórias em que Wanda mergulha fundo na magia, vemos como ela se torna uma heroína imparável, ainda que — conforme foi estabelecido em Feiticeira Escarlate: O Caminho das Bruxas — haja algum preço a ser pago por sua feitiçaria.

Quem vence: Jean Grey ou Feiticeira Escarlate?

Jean Grey vs Wanda: Quem venceria?

Mas afinal, quem venceria em um confronto? Dependendo da batalha, qualquer uma das duas poderia levar a melhor e ambas poderiam perder tudo em uma luta.

Veja bem, o ponto é que tanto Jean Grey quanto Feiticeira Escarlate sofrem de um clichê dos quadrinhos: Quanto mais poderosas elas são, mais elas acabam tendo sua sanidade afetada por isso. Ou seja, há uma fragilidade psíquica que costuma ser trabalhada em suas histórias, como uma limitação para seus poderes.

Quando falamos da Jean com a Força Fênix, isso se manifesta através da Fênix Negra, sua versão totalmente destrutiva. Sem a entidade, vimos que é possível ela evoluir para uma criatura tão poderosa que ela perde sua própria humanidade (visto em X-Men: A Batalha do Átomo).

Wanda também sofre com limitações. No auge dos seus poderes, sua mente é enfraquecida e ela perde qualquer empatia para com seus companheiros (Vingadores: A Queda), assumindo uma personalidade vingativa e implacável, ou sendo impulsiva e dizimando toda uma raça com apenas três palavras (Dinastia M). Há também o custo da magia, que envelhece sua própria alma a cada feitiço lançado (Feiticeira Escarlate: O Caminho das Bruxas). Dessa forma, ela acaba sofrendo danos — psicológicos ou não — a medida em que os causa.

Ou seja, caso a batalha exigisse muito das duas campeãs, é provável que as consequências fossem terríveis, independente de quem permanecesse de pé. Porém, enquanto Jean se torna um perigo para os outros, Wanda acaba fragilizada e com um comportamento mais autodestrutivo.

No auge dos seus poderes — contando com a Força Fênix para a mutante — a luta provavelmente penderia a favor de Jean. Afinal, ainda que a Feiticeira Escarlate seja bastante poderosa, ela não é páreo para uma das forças fundamentais do universo. Sem a Força Fênix, Jean poderia ser vencida pela bruxa, recebendo um ataque surpresa potente e rápido que a tiraria do jogo antes que ela tivesse tempo de reagir.

Seja como for, tudo dependeria de quem está escrevendo a história envolvendo essa batalha.

Mas se fosse você o responsável por decidir esta luta, quem você escolheria como vitoriosa e por qual motivo? Conte pra gente nos comentários!

Veja também: