Feiticeira Escarlate: Todos os poderes de Wanda Maximoff

Capa da Publicação

Feiticeira Escarlate: Todos os poderes de Wanda Maximoff

Por Chris Rantin

Após aparecer no MCU com poderes que variavam entre telecinese e telepatia, Wanda Maximoff teve sua história de origem expandida e aprofundada em WandaVision. Na série, a heroína conquistou novos poderes, finalmente adotando o título de Feiticeira Escarlate e passando a conjurar feitiços e usar parte da extensão mágica do seu repertório. Por esse motivo, o Darkhold define que a Feiticeira Escarlate é mais poderosa que o Mago Supremo, tendo um leque de habilidades caóticas ilimitadas.  

Mas quais são os poderes da personagem nos quadrinhos? Se você quer saber tudo que a Feiticeira Escarlate é capaz de fazer, vem comigo que vou mostrar o motivo para ela ser uma das heroínas mais poderosas da Marvel. 

Magia do Caos 

Wanda Maximoff é usuária de Magia do Caos

Inicialmente, logo que foi introduzida nos quadrinhos, a Feiticeira Escarlate não tinha uma habilidade muito bem definida. Stan Lee e Jack Kirby definiram apenas que ela tinha um poder chamado de Hex, que alterava a probabilidade das coisas e podia, com muita frequência, ser traduzido como uma onda de azar que atingia seus adversários. 

Explicando de uma forma prática, ela podia fazer coisas inesperadas que ajudassem o roteiro da HQ, ainda que ela não controlasse os efeitos do seu poder e não conseguisse utilizar isso de uma maneira específica. Tudo era muito aleatório e caótico

Nesta fase, apesar de usar o nome de Feiticeira, ela não praticava magia, sendo apenas uma mutante com poderes de probabilidade. 

Com o passar do tempo, ela foi dominando essa habilidade, usando o azar para explodir as armas dos inimigos, dar problemas em seus equipamentos, fazer com que estruturas fossem destruídas para atrapalhar seus inimigos ou, simplesmente, lançar disparos de energia caótica em seus adversários. 

Em outros arcos, Wanda descobriu que suas ondas de azar eram, na verdade, consequências da Magia do Caos e que ela poderia utilizar esse potencial energético para fazer o que bem entendesse, inclusive manipular a realidade. 

Feitiçaria 

Fazendo jus ao seu nome, ela é excelente na arte da feitiçaria.

Posteriormente, os escritores decidiram fazer justiça ao nome de Feiticeira Escarlate e desenvolveram os poderes de Wanda de uma forma interessante. Foi nas histórias de Steve Englehart que a jovem mutante descobriu seu potencial mágico, tendo relação com a divindade sombria Chthon

A partir deste ponto, Wanda foi treinada pela bruxa Agatha Harkness, conseguindo lançar feitiços e controlar sua magia do caos para fazer o que desejasse. Disparando feitiços ou invocando efeitos diversos, Wanda é capaz de usar sua magia tanto para atacar quanto se defender. 

Ainda que o retcom tenha feito Wanda deixar de ser uma mutante, sendo uma vítima dos experimentos do Alto Evolucionário, é dito que ele apenas amplificou sua afinidade mágica, permitindo que ela conseguisse manipular as ondas de probabilidade caótica com mais tranquilidade. 

Há alguns anos, foi revelado que Wanda é descendente de uma linhagem mágica e que Feiticeira Escarlate é um título que já foi usado por outras pessoas, incluindo sua mãe biológica.  

Sendo uma feiticeira, Wanda consegue criar efeitos mágicos diversos, entre eles:  

Campos de Força 

Usando sua magia, Wanda é capaz de criar escudos de forças extremamente resistentes, utilizando isso para se proteger. Seus escudos também podem ser utilizados para conter itens mágicos ou pessoas — mesmo que contra a vontade delas –, sendo tão poderosos que impedem a criatura de escapar do seu feitiço. 

Clarividência 

Sendo capaz tanto de obter informações importantes sobre uma pessoa, um acontecimento ou um artefato, Wanda também consegue ver o futuro com sua magia. Ainda que ela consiga usar dessa habilidade de forma consciente, muitas vezes a Feiticeira Escarlate recebe sinais e mensagens através dos seus sonhos. 

Conexão com Forças Místicas 

Wanda é capaz de se conectar com forças místicas — terrenas ou não — com muita facilidade, ampliando ainda mais os seus poderes. A Feiticeira Escarlate já canalizou magia de entidades poderosas como Chthon e Cyttorak, ou de locais que estavam carregados de magia, como em Nova Salem — momento nos quadrinhos em que ela usou esse poder para tornar-se grávida. 

Com um leque extenso de poderes, a Feiticeira Escarlate é uma das heroínas mais poderosas da Marvel

Controle Climático 

A Feiticeira Escarlate é capaz de manipular e influenciar o clima, criando chuvas ou efeitos atmosféricos como desejar, ainda que não costume utilizar essa habilidade com frequência. 

Construtos Energéticos 

Por conta de sua experiência na magia, Wanda consegue transformar essa energia mágica em objetos físicos, criando construtos energéticos que podem assumir formas de itens ou armas, como escudos, espadas, ou ferramentas que ela necessite no momento. 

Controle Elemental 

A natureza é influenciada e afetada pela magia de Wanda, o que garante que ela tenha um controle elemental quase ilimitado. Assim, a Feiticeira Escarlate consegue controlar o ar, plantas, gelo, eletricidade, metal, terra, água, fogo, luz e sombras. A gravidade também pode ser afetada por Wanda. 

Controle Temporal 

O tempo também se curva diante dos poderes da Feiticeira Escarlate, podendo desacelerar ou acelerar o tempo como bem entender. Essa habilidade também pode ser usada de forma ofensiva, fazendo com que uma pessoa ou criatura envelheça vários séculos de uma vez. 

Cura 

Wanda é capaz de usar seus poderes para curar pessoas, manipulando a força vital de seus alvos para combater doenças ou ferimentos. 

Empatia 

Além de ser capaz de saber o que outras pessoas estão sentindo, Wanda consegue afetar as emoções alheias, manipulando o que seus alvos sentem e induzindo sensações (como o medo, por exemplo). 

Ilusão 

Wanda consegue criar ilusões tão realistas que são capazes de enganar até mesmo usuários poderosos de magia. 

Imobilização

Usando seus feitiços, Wanda consegue imobilizar seus inimigos, independente da força física deles. A Feiticeira Escarlate também consegue prender seus alvos a um lugar, impedindo que a pessoa deixe um território, por exemplo. 

Invisibilidade 

Com seus feitiços, Wanda consegue ficar invisível, podendo extender esse efeito para seus aliados ou itens que deseja esconder da visão alheia. 

Manipulação Energética 

A Feiticeira Escarlate é capaz de absorver e canalizar diversos tipos de energia, podendo usar isso como uma fonte energética para feitiços poderosos. Ela também pode simplesmente disparar essa energia acumulada, causando danos devastadores contra seus alvos. Em algumas histórias, Wanda foi capaz de transferir energias, drenando um alvo e repartindo isso entre outras criaturas — como quando devolveu todos os poderes que Vampira havia pego. 

Durante Dinastia M pudemos ver o quão grandiosos são os poderes de Wanda

Manipulação de Poderes

Em algumas histórias, Wanda já demonstrou ser capaz de manipular os poderes alheios, podendo tanto controlá-los como roubá-los. A Feiticeira Escarlate pode cancelar ou negar os efeitos das habilidades alheias, redirecionando e refletindo disparos contra ela. De uma lado mais “benéfico”, ela pode aumentar os poderes dos seus aliados. 

Multiplicação 

Em algumas histórias, Wanda foi capaz de se multiplicar para realizar um determinado feito. Ele também conseguiu multiplicar vírus e germes em seus alvos, fazendo com que eles ficassem doentes por causa disso. 

Necromancia

Wanda já conseguiu controlar almas, usando esse talento para invocar espíritos do pós-vida para uma conversa ou exorcizar pessoas e criaturas de espíritos maléficos. Seus poderes também são capazes de ressuscitar pessoas, trazendo-as de volta à vida como zumbis que ela consegue controlar, ou como elas eram antes da morte. 

Projeção Astral 

Wanda consegue acessar o plano astral ou o mundo espiritual, projetando seu espírito para fora do seu corpo, ainda sendo capaz de usar seus poderes nesta forma astral. 

Rastreamento 

Com seus poderes, Wanda consegue encontrar e rastrear qualquer pessoa, independente da distância ou das condições do seu alvo. Seu poder é tão vasto que ela consegue localizar pessoas sob uma condição específica, como pessoas que já interagiram com um determinado item mágico específico, por exemplo. 

Transmutação 

Usando sua magia, Wanda consegue transformar uma coisa em outra, utilizando essa habilidade tanto para afetar o mundo natural — como um elemento em outro — como também para transformar ataques em algo inofensivo. 

Tecnomagia 

Máquinas, tecnológicas ou não, podem ser afetadas pela magia de Wanda. Isso permite que ela as controle, mesmo sem ter conhecimento sobre como aquilo funciona. 

Telecinese 

Assim como sua contraparte do MCU, Wanda também é capaz de utilizar a telecinese, movendo objetos — ou pessoas — com sua mente. 

Telepatia 

Outra habilidade que já vimos a heroína utilizando no MCU, Wanda consegue entrar e manipular a mente alheia. Além de ser capaz de ler pensamentos e enviar mensagens telepáticas, ela pode manipulá-los mentalmente, controlando suas ações dessa forma. 

Wanda também consegue atacar a mente de alguém, causando dor intensa ou incapacitando seu alvo. 

Teletransporte 

A Feiticeira Escarlate consegue se teletransportar através de longas distâncias, incluindo outras dimensões, podendo levar outras pessoas junto de si mesma. 

Mesmo contra a vontade de seus alvos, Wanda pode invocar (ou banir) uma pessoa ou objeto para onde ela deseja. 

Voo 

Poder clássico entre os heróis, através de sua magia Wanda consegue voar e conceder essa habilidade para outras pessoas. 

Manipulação da Realidade

Com apenas uma frase, Wanda conseguiu dizimar os mutantes da Marvel

Mas além dessa lista imensa de poderes, talvez a habilidade mais conhecida da Feiticeira Escarlate é a habilidade de Manipular a Realidade

Considerada a Criatura Nexus da Terra-616, ou seja, o ser que é a âncora que conecta toda a realidade do universo, Wanda possui um potencial assombroso. Por isso, a Feiticeira Escarlate foi capaz de alterar toda a realidade como bem desejasse — causando grandes arcos como Vingadores: A Queda e Dinastia M

Seu poder foi tão grande que heróis poderosos como Xavier, Magneto e Doutor Estranho foram vítimas do seu intento, e todo o planeta foi afetado por sua magia, sendo moldado na realidade que ela desejava. 

Quais são os poderes da Feiticeira Escarlate no MCU? 

No MCU a Feiticeira Escarlate também é muito poderosa

Ao longo dos filmes do MCU, Wanda Maximoff demonstrou ser capaz de manipular mentes, lançar rajadas de energia, utilizar telecinese, desintegrar seus alvos, criar campos de força, voar, manipular emoções e ler mentes. 

Em WandaVision descobrimos que ela possui magia do Caos, apesar de não ter refinado seus talentos mágicos. Assim, Wanda foi capaz de manipular a realidade, conjurar itens, criar vida, manipular o tempo, teletransportar, transmutar coisas, afetar o clima, controlar os elementos, absorver energia, executar projeção astral e lançar feitiços. 

Veja também 10 coisas que você provavelmente não sabia sobre a Feiticeira Escarlate nas HQs:

Erro: Galeria/Lista não encontrada