Como filmes do Thor criaram problemas para a equipe de efeitos visuais de WandaVision

Capa da Publicação

Como filmes do Thor criaram problemas para a equipe de efeitos visuais de WandaVision

Por Junno Sena

Além de ser a primeira série do Universo Cinematográfico da Marvel, Wandavision foi capaz de explorar novos conceitos visualmente. Mas, de acordo com Julien Héry, um dos principais artistas de efeito visual da produção, o universo estabelecido em Thor criou um problema para a equipe criativa por trás do universo de Feiticeira Escarlate e Visão.

De Star Trek: Sem Fronteiras até The Boys, Héry esteve envolvido em diversos projetos populares da cultura pop. Porém, foi na cena de Monica Rambeau atravessando a barreira criada por Wanda e invadindo o Hex que o artista encontrou um grande desafio.

Cena de Monica Rambeau invadindo a ilusão construída por Wanda foi um dos momentos mais trabalhosos de se fazer

Em entrevista para o Corridor Crew, Julien contou sobre a dificuldade em se construir um ambiente passado “dentro da televisão”. Não apenas isso, mas: Como construir o mundo multicolorido presente nas ondas de TV sem ser comparado a outros efeitos do MCU?

Revelando um pouco mais dos conceitos iniciais, sua principal preocupação foi não apresentar algo idêntico ao “arco-íris” do visual da Bifrost, ponte que estabelece a ligação entre os domínios dos deuses presente na franquia Thor.

“Nos levou quase um ano para pensarmos naquele ambiente. Começamos bem cedo no Flame em um modelo bem rudimento de CG e estávamos: ‘O que podemos fazer para criar esse tipo de ambiente onde se está dentro de uma televisão?’ E nós também redesenhamos tudo, por isso era muito mais colorido… Do que estava sendo produzido para outros filmes da Marvel. Não sei se você lembra da ponte de Thor, nós não queríamos fazer nada como aqui. Em determinado momento, depois de meses de trabalho, mandei para a Tara a primeira versão que fizemos no Flame e eu estava: ‘Ok, talvez seja isso’ e ela ‘Acho que é isso”. Fizemos um 360, testamos todas as ideias que conseguimos e eu acho que a primeira, foi a melhor”.

Preocupação da equipe criativa era não ser comparada a Thor e o efeito presente na Bifrost

E o cuidado de Héry em sua criação teve resultado. Wandavision se tornou uma das produções mais criativas do universo Marvel. Atravessando décadas da televisão americana, a produção serviu como um tributo ao gênero das sitcons, mas também uma saída criativa para a já conhecida fórmula do estúdio.

Só que o reconhecimento do trabalho de Héry e outros artistas da Marvel Studios não é tão apreciado quanto deveria. Alguns recentes depoimentos apontaram a empresa como a “pior gerência de efeitos visuais”, além de estarem “cansados de trabalhar em séries de Marvel” por serem pressionados a alterar e adicionar elementos em cima do prazo de entrega.

O mais recente trabalho do estúdio, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre tem recebido elogios sobre a construção visual de Talokan, reino do mutante Namor. O longa está disponível somente nos cinemas.

Aproveite e continue lendo: