Qual arma do Thor é mais poderosa, Mjolnir ou Rompe-Tormentas?

Capa da Publicação

Qual arma do Thor é mais poderosa, Mjolnir ou Rompe-Tormentas?

Por Junno Sena

Poucos artefatos místicos do Universo Cinematográfico da Marvel e dos quadrinhos da editora são tão poderosos quanto o Mjolnir e a Rompe-Tormentas. Já tendo passado pelas mãos de diversos personagens, agora quem os carrega nos cinemas são, respectivamente, Jane Foster e Thor. Porém, com o lançamento próximo de Thor: Amor e Trovão, surge a pergunta: Qual das duas armas é a mais poderosa?

E essa pergunta vem atrelada a inserção oficial de Jane Foster como a nova Thor no MCU. Pouco se sabe sobre essa adaptação da personagem interpretada por Natalie Portman. Suas habilidades continuam uma incógnita, assim como a proveniência de seu Mjolnir, como ocorreu a transformação e o mais importante: Quem ganharia em uma luta? Thor ou Jane? Alguns podem responder que seria um empate, mas existem diversas variáveis, começando pelo fato do martelo já ter sido destruído anteriormente por Hela.

Os poderes do Mjolnir

Jane Foster no pôster de Thor: Amor e Trovão.

O carismático martelo do Thor se tornou um personagem por si só. Ele foi visto ao lado do herói em seus momentos mais memoráveis, desde a intensa luta contra Thanos até momentos leves como quando Visão consegue erguer o artefato. Porém, as habilidades concedidas por ele parecem limitadas.

Além do componente ser “digno o suficiente” para erguer o martelo, o Mjolnir concede ao seu usuário o status de semideus, mas podendo dissipá-lo ao ser destruído. Outro ponto é que se compreender como digno é algo mais psicológico e pessoal do que concreto, fazendo com que o martelo possa ser tirado do portador apenas como uma simples frase, algo que aconteceu com Odinson em Pecado Original.

Por outro lado, ser capaz de utilizar o martelo dá ao herói a capacidade de invocar o objeto de qualquer lugar, controlar o clima, manipular raios e voar. Outro ponto que deve ser levado em consideração é que vimos apenas o que Thor era capaz de reproduzir com a arma. Quando o martelo foi destruído por Hela, o deus do trovão revelou que não sabia que isso era possível, deixando claro que o Mjolnir ainda esconde muitos segredos.

Enquanto isso… A Rompe-Tormentas

Thor no pôster de Thor: Amor e Trovão.

A grande vantagem, mas também desvantagem, da Rompe-Tormentas é não ter a benção de Odin. Isso significa que não é necessário “ser digno” para empunhá-la, mas quer dizer que, se caso for descuidado, seu oponente também pode usar o machado.

O diferencial é o fato de que a Rompe-Tormentas não concede poderes, pelo contrário, ela aprimora as habilidades de Thor, tornando-a única para o filho de Odin. Outro ponto que destoa do martelo é a capacidade do machado em invocar a Bifrost, sendo uma carta na manga em eventual situação de retirada.

Vale lembrar que ambas as armas são feitas do metal encantado de Uru. Logo, se conclui que se o Mjolnir pode ser quebrado, a Rompe-Tormentas também.

O que elas irão enfrentar em Amor e Trovão

Gorr empunha sua espada em trailer de Thor: Amor e Trovão.

Mesmo que nas diferenças a Rompe-Tormentas pode ser a arma mais poderosa, ambas ainda enfrentarão um grande oponente: Gorr, o Carniceiro dos Deuses. O vilão interpretado por Christian Bale carrega consigo uma espada de metal negro chamada Necrosword, a Matadora de Deuses.

Nos quadrinhos, a arma foi criada pelo próprio Knull, o deus dos simbiontes. Feita de escuridão pura e forjada no fogo do poder de um Celestial morto, a Necrosword é um grande desafio para qualquer oponente. Seja para quem carrega o Mjolnir, a Rompe Tormentas ou as duas ao mesmo tempo.

Ainda não se sabe muito sobre a procedência da espada no Universo Cinematográfico da Marvel, mas se foi necessário contactar Zeus e utilizar o seu raio contra Gorr, a batalha não será nada fácil.

Thor: Amor e Trovão chega no dia 7 de julho aos cinemas brasileiros.

Aproveite e continue lendo: