O Darkhold já apareceu em outras séries da Marvel antes de WandaVision e Doutor Estranho 2

Capa da Publicação

O Darkhold já apareceu em outras séries da Marvel antes de WandaVision e Doutor Estranho 2

Por Chris Rantin

Atenção: Alerta de Spoilers!

Antes de surgir nas mãos de Agatha Harkness em WandaVision e, posteriormente, ser uma das principais forças vilanescas em Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura, o Darkhold já apareceu em outras produções da Marvel. Ainda que, atualmente, elas não sejam consideradas canônicas no Universo Cinematográfico Marvel, Agents of S.H.I.E.L.D. e Fugitivos tiveram muito trabalho com o livro maldito.

Surgindo na quarta temporada de Agents of S.H.I.E.L.D., o livro foi descoberto por Lucy e Joseph Bauer, sendo uma força poderosa capaz de corromper as leis da natureza. Foi através dele que o cientista Holden Radcliffe tentou criar uma maneira de superar a morte — o projeto Framework — que, posteriormente, acabou sendo corrompido por Aida.

O Darkhold em Agents of SHIELD

O artefato causou tantos problemas neste universo, se mostrando uma força do caos tão perigosa, que no fim o Motoqueiro Fantasma acabou colocando as mãos no livro e o levou até o inferno.

Depois disso, o Darkhold voltou a aparecer em Fugitivos, a série da Hulu sobre os jovens heróis da Marvel, tendo o mesmo visual de S.H.I.E.L.D.. Por lá, ele foi alvo de Morgana Le Fay, que também se mostrou uma bruxa bastante poderosa e terrível. A série estabeleceu que ele era o livro de feitiços dela, guardando encantamentos que permitiriam que ela conseguisse conquistar o mundo.

Morgana com o Darkhold

Foi preciso muito esforço, mas os mocinhos finalmente conseguiram superá-la. Mas, para isso, foi preciso usar um dos feitiços presentes no próprio Darkhold, conseguindo banir tanto a bruxa quanto o livro desta dimensão.

Anos mais tarde o livro reapareceu — agora de visual novo — em Wandavision. Estando sob a posse de Agatha Harkness, ele foi chamado de Livro dos Condenados, trazendo segredos obscuros e corrompendo quem tentasse lê-lo. Após derrotar a bruxa e assumir o título de Feiticeira Escarlate, Wanda acabou estudando o artefato e, com isso, foi capaz de descobrir outros universos em que seus filhos existiam.

O Darkhold no MCU

Ao longo de Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura, vemos Wanda utilizando feitiços do livro, até que ele é destruído por uma das magas de Kamar-Taj. É então que Wong revela para a Feiticeira Escarlate que o livro era apenas uma cópia dos feitiços gravados no Monte Wungadore.

Após finalmente compreender que estava sendo corrompida pelos poderes sombrios de Chthon — e reconhecer os atos terríveis que havia feito — Wanda decide destruir a montanha para que mais ninguém sofra essa influência negativa. Após seu sacrifício, os Darkholds de todo o multiverso são destruídos.

Ainda que Agents of S.H.I.E.L.D. e Fugitivos não sejam reconhecidas como parte da cronologia do MCU, fãs especulam que elas podem ser parte do multiverso da Marvel e que, após o ato de Wanda, os Darkholds destas realidades também foram destruídos.

E aí, você lembrava do livro dando trabalho para outros heróis da Marvel?

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está em cartaz nos cinemas.

Abaixo, veja também: