Vampira: Todos os poderes e habilidades da heroína dos X-Men

Capa da Publicação

Vampira: Todos os poderes e habilidades da heroína dos X-Men

Por Gus Fiaux

Uma das heroínas mais populares dos X-Men, a Vampira sempre teve uma história bem complexa nos quadrinhos, já que seus dons funcionam como uma maldição. Essa trama sempre acompanhou a personagem ao longo de vários e vários anos, como o cerne de seu desenvolvimento e sua origem na Marvel Comics.

Agora, chegou a hora de relembrarmos um pouco os poderes e habilidades da Vampira e explicar como eles funcionam exatamente, especialmente se levarmos em consideração as várias mudanças que esses dons já tiveram ao longo dos anos. Aqui, você verá tudo sobre as habilidades de uma das mutantes mais queridas pelos fãs!

Imagem de capa do item

Absorção de poderes

O poder primário da Vampira é a absorção de poderes sempre que ela toca na pele de algum indivíduo com superpoderes. Geralmente, esse dom é usado em outros mutantes, mas ela não "copia" apenas poderes derivados do Gene X, como também outros seres que tiveram seu DNA modificado por interferências externas.

Dessa forma, ela conseguiria absorver os poderes da Capitã Marvel, do Quarteto Fantástico e até do Hulk, mas não poderia recriar a armadura do Homem de Ferro, já que esse é um dom tecnológico. Ela também tem a capacidade de absorver memórias, talentos, conhecimentos e traços físicos de quem toca. Desse modo, ela poderia usar a magia do Doutor Estranho, por exemplo.

O limite dessas absorções aparenta ser infinito, de forma que ela pode sugar poderes de vários indivíduos de uma só vez. No entanto, há riscos para ela e para as pessoas que ela toca, caso o contato físico seja muito prolongado - como aconteceu com a Ms. Marvel. Ao longo das HQs, ela já adquiriu centenas de habilidades, mas as que mais se destacam se devem a dois heróis específicos...

Imagem de capa do item

Poderes de Carol Danvers

Bem no começo de sua carreira, Vampira acabou enfrentando Carol Danvers graças à rivalidade entre a heroína e sua mãe adotiva, Mística. O contato físico foi muito prolongado e isso gerou consequências graves para a mutante e para a Ms. Marvel, já que as duas tiveram problemas mentais e memórias embaralhadas. Além disso, Ms. Marvel chegou a ficar em coma.

Durante anos, Vampira acabou retendo vários poderes da heroína, como voo, superforça, durabilidade e regeneração sobre-humanas, resistência telepática, mudanças em seu DNA que a tornaram meio-Kree como Carol, além de um "sétimo sentido" que permitia a antecipação de golpes inimigos antes mesmo que eles acontecessem, uma espécie de pré-cognição.

Geralmente, os dons que Vampira absorve somem depois de um tempo, mas por conta do contato prolongado, ela acabou tendo os dons de Ms. Marvel por muitos e muitos anos. Além disso, ela absorveu todas as memórias da heroína e se tornou uma ótima piloto e lutadora, além de adquirir por tabela um treinamento militar.

Imagem de capa do item

Poderes do Magnum

Com os anos, os poderes de Carol Danvers se esvaíram e Vampira voltou à estaca zero, sem possuir os atributos "roubados" da Ms. Marvel. Porém, ela esteve lado a lado com o Magnum na revista dos Fabulosos Vingadores, e lá, ela acabou absorvendo não só os poderes, mas o próprio personagem dentro de si.

Dessa forma, ela mantinha a consciência de Magnum (que já foi removida), além de ter todas as suas habilidades principais: superforça, voo, resistência e durabilidade sobre-humanas e regeneração -- basicamente, os dons que ela tinha quando estava em posse das habilidades de Carol Danvers. Além de tudo isso, ela também é imortal.

Imagem de capa do item

Outras habilidades

Por ter sido treinada pela Mística, a Vampira também desenvolveu várias habilidades não-mutantes, se tornando uma ótima espiã e assassina, sempre que as circunstâncias se provavam necessárias. Seu contato com outros heróis também ajudou ela a desenvolver uma personalidade própria, fora das memórias e conhecimentos que ela sugava de outras pessoas.

Por exemplo, podemos citar como ela se tornou fluente em francês graças ao Gambit, além de ter aprendido vários truques do mutante. Vampira já se mostrou também uma habilidosa espadachim, graças ao treinamento que recebeu de seu irmão adotivo, Noturno. Certa vez, ela também ganhou uma habilidade da deusa Roma, que permitia que ela ficasse invisível em câmeras e outros sistemas de monitoramento.

Imagem de capa do item

Mudanças nas habilidades

Com o passar dos anos, as habilidades da Vampira passaram por diversas mudanças graças a eventos específicos. Por exemplo, ao tocar em Hope Summers, ela conseguiu "estabilizar" seus poderes, de modo que podia controlar quando eles eram ativados e não ferir pessoas inocentes. Esse controle se perdeu e, atualmente, ela ainda precisa usar luvas e evitar contato.

Outra vez, durante o começo dos anos 2000, a mutante conseguia recriar as habilidades que já havia absorvido, sem que precisasse tocar novamente nas pessoas. Por exemplo: se ela tocasse no Ciclope hoje, poderia usar as rajadas ópticas do herói daqui a dois anos, sem precisar "recarregar" tocando novamente no herói. Porém, essa habilidade sumiu com o tempo.

Em alguns quadrinhos protagonizados por ela e o Gambit, também já foi mostrado algumas "trocas de poderes" entre o casal, de tal forma que ela tinha os dons de aceleração molecular de Remy LeBeau e ele possuía a capacidade de absorver habilidades e memórias, como sua amada. Essas trocas nunca duraram muito tempo.

Atualmente, Vampira já demonstrou ser capaz de sugar poderes e memórias alheias sem nem mesmo precisar encostar nos seus alvos.