X-Men: O que realmente significa o “X” do nome da equipe?

Capa da Publicação

X-Men: O que realmente significa o “X” do nome da equipe?

Por Junno Sena

Gene X, Professor X, Charles Xavier. Sempre pareceu óbvio de onde o veio o “X” de X-Men. Porém, a verdade é que Xavier não foi tão egocêntrico ao ponto de nomear a sua equipe com a inicial de seu nome. Pelo contrário, o significado de “X-Men” é bem diferente, mas isso não significa que seja melhor.

Em 1963, os X-Men faziam sua estreia no Universo Marvel. Criados por Stan Lee e Jack Kirby, a raça mutante surgiu como uma forma de simplificar o surgimento de novos heróis. Atribuir poderes a um “gene” fazia com que qualquer novo personagem pudesse surgir, sem a necessidade de uma elaborada história de origem.

Mas, antes de irem direto para a ação, foi necessária uma apresentação. É então que entra o diálogo entre Jean Grey e Xavier. Na Edição 1 dos X-Men, uma das telepatas mais poderosas da Marvel se matricula no Instituto Xavier para Jovens Superdotados. Nesse momento, o Professor X lhe conta de onde veio o nome “X-Men”:

“Vocês possuem um poder extra… Algo que os humanos comuns não têm! É por isso que chamo meus alunos de… X-Men, pelo poder Ex-tra!”, explica Xavier para Jean Grey na edição de The Uncanny X-Men #1 (Os Fabulosos X-Men na versão nacional) , lançada em 1963.

Jean Grey conversa com Charles Xavier em The Uncanny X-Men #1

“Poder Ex-tra!”, explica o professor. Logo, podemos dizer que “X-Men” é a versão resumida de “Extra-Power-Men”, ou algo como “Homens-Extra-Poderosos” em tradução livre.

Mesmo que a explicação não seja nada atrativa, o “X” se tornou um dos pilares para toda a construção visual do universo mutante. Entre equipes e revistas, como X-Force e Arma X, o “X” foi ganhando novos significados.

Recentemente, Jonathan Hickman, por exemplo, transformou o “X” em um número romano. Ao criar eventos como Poderes de X e X de Espadas, Hickman mostrou que a letra pode ser usada como referência ao número 10, sendo lido como “Poderes dos Dez” ou “Dez de Espadas”.

Vale lembrar que o título da série não seria esse originalmente. Lee quase chamou a nova revista de “Os Mutantes”, porém, o editor Martin Goodman recusou o nome, dizendo que os leitores não sabiam o que é um “mutante”.