X-Men quase tiveram outro nome nos quadrinhos, entenda

Capa da Publicação

X-Men quase tiveram outro nome nos quadrinhos, entenda

Por Junno Sena

Entre tantos sucessos criados por Stan Lee, um dos mais emblemáticos são os X-Men. A facilidade de introduzir personagens superpoderosos através da explicação de serem “mutantes” foi um marco para a Marvel. Porém, se não fosse pelo editor chefe de Lee, os X-Men poderiam ter recebido outro título: Os Mutantes.

Durante uma conversa com os fãs na convenção Wizard World Nashvilee, Lee falou sobre as dificuldades de se criar um grupo de super-heróis. Além disso, o criador de personagens como Homem-Aranha e Hulk, compartilhou uma história sobre a criação dos X-Men.

De acordo com Lee, o editor da época, Martin Goodman, responsável por transformar a Timely Comics em Marvel Comics, rejeitou a ideia de chamar os X-Men de Os Mutantes por conta de um motivo peculiar.

“Eu queria chamá-los de Os Mutantes e ele disse: ‘Você não pode chamá-los de Os Mutantes’ e eu perguntei o porquê e ele disse que ‘nossos leitores, eles não são inteligente’. Ele não tinha respeito pelos leitores de quadrinhos. Ele disse: ‘Eles não vão saber o que é um mutante’.”, explicou o falecido roteirista e empresário.

E, talvez, possa ter sido uma preocupação contundente, uma vez que o termo seria uma novidade entre os leitores de quadrinhos. Porém, Stan Lee também acreditava que ninguém entenderia o que é um “X-Man”.

“Eu discordei, mas ele era o chefe, então precisei encontrar outro nome. Fui para casa e pensei e pensei até chegar em X-Men. Quando mencionei para ele no dia seguinte, disse que estava ‘ok’ e, saindo de seu escritório, eu achei tudo bem estranho. Se ninguém saberia o que é um mutante, como entenderiam o que é um X-Man? Mas ele aprovou, então usei”.

Capa da primeira edição dos X-Men

Depois de dizer que ele não acreditava que Goodman fosse “tão inteligente assim”, mesmo que o editor tivesse provado o seu valor, Lee adicionou que agora ele “podia dizer isso porque não trabalhava mais para Goodman”.

Criados por Lee e Jack Kirby, os X-Men apareceram pela primeira vez em setembro de 1963. Com seu próprio quadrinho, The X-Men #1, o grupo foi recebido pelos leitores sem grandes dificuldades. Logo, a “primeira classe”, formada por Jean Grey, Ciclope, Homem de Gelo, Anjo e Fera tomariam ainda mais espaço no universo Marvel.

Mas, quais teriam sido as repercussões se X-Men tivessem nascido como Os Mutantes? Provavelmente pouca ou nenhuma, uma vez que o título se tornou apenas um título para esses personagens, enquanto o termo “mutante” permaneceu como uma palavra importante para criar a identidade do grupo.

Aproveite e continue lendo: