10 coisas que você precisa saber sobre o Ciclope

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Ciclope

Por Gus Fiaux

Um dos personagens mais importantes dos X-Men, o Ciclope é uma figura presente desde o início da história da equipe. De um adolescente cheio de dúvidas e demônios internos ao líder mais bem-sucedido dos Filhos do Átomo, Scott Summers sempre foi uma figura de autoridade muito presente no Universo Marvel.

Com uma história trágica e cheia de reviravoltas, o mutante dos olhos destrutivos tem uma legião de fãs e também vários inimigos – e aqui você poderá conferir vários detalhes sobre esse personagem tão influente. Prepare-se para conhecer 10 coisas que você precisa saber sobre o Ciclope!

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

Conhecido como o primeiro pupilo e recruta de Charles Xavier (por mais que isso posteriormente tenha sido desmentido), o mutante Scott Summers fez sua estreia em Uncanny X-Men #1, publicada originalmente em setembro de 1963. O herói foi co-criado por Stan Lee e Jack Kirby.

Desde o início, o Ciclope sempre teve uma grande importância dentro dos Filhos do Átomo, mas nas primeiras edições ele era visto como uma rapaz magricela, tímido e cheio de dúvidas, o que lhe rendeu o apelido de Magrão.

Imagem de capa do item

Origens

Scott Summers era o filho mais velho do major da força aérea Christopher Summers. Certo dia, ele, seus pais e seu irmão mais novo (Alex Summers, que viria a se tornar o mutante Destrutor) sofreram um acidente aéreo. Com apenas um paraquedas no avião, Christopher decidiu salvar a vida de seus dois filhos (mesmo que tivesse sobrevivido, sem que Scott ou Alex soubessem).

Durante sua aterrissagem, Scott acabou batendo a cabeça, o que posteriormente justificou a falta de controle de suas habilidades mutantes. Separado de seu irmão, ele foi criado em hospitais e orfanatos até ser encontrado por Charles Xavier, que o recrutou para seus X-Men.

Imagem de capa do item

Personalidade

O Ciclope passou por uma grande evolução em sua personalidade, ao longo dos anos. Inicialmente tímido e retraído, ele tinha muitos problemas por não conseguir controlar seu dom, e principalmente por não saber comunicar os sentimentos que tinha por Jean Grey.

Com o passar dos anos, Scott foi ficando mais confiante e ganhou mais experiência, o que o tornou um líder resiliente e dedicado para os X-Men. Nos últimos anos, o personagem teve uma fase mais "extremista", quando suas práticas se alinharam mais às de Magneto, em sua idealização pela sobrevivência da raça mutante.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Scott Summers é capaz de disparar rajadas ópticas de seus olhos - e isso frequentemente é confundido por muitos fãs, que acreditam que ele dispara lasers, o que não é o caso. Suas rajadas são puramente concussivas, e se originam em uma dimensão de pura energia. Já foi dito que seus olhos funcionam como uma espécie de "portal" para essa realidade.

Além disso, ele é resistente ao dano de energia, especialmente advindo de seu irmão, Vulcano - acredita-se que isso se dá porque os dois compartilham do mesmo poder, de formas diferentes, o que cria uma espécie de "imunidade" ao dano das rajadas concussivas.

Imagem de capa do item

Fraquezas

Por outro lado, após ter danificado seu cérebro no acidente de avião, o Ciclope não consegue controlar sua habilidade plenamente. Ele sempre precisa usar um óculos ou visor especial, que bloqueie o dano das rajadas. Além disso, ele não é imune aos ataques de seu outro irmão, Vulcano.

Porém, talvez sua maior fraqueza esteja em sua personalidade. Por ser muito crítico e analisar várias variáveis de uma situação, ele tende a ser muito rígido consigo mesmo e com todos ao seu redor, tendo alguns problemas de auto-confiança. Felizmente, essas questões parecem ter diminuído com o passar dos anos.

Imagem de capa do item

Equipes

É impossível desassociar o Ciclope dos X-Men, uma vez que ele é parte integral da equipe mutante desde os primórdios, e um dos poucos membros que esteve por mais tempo atrelado aos Filhos do Átomo. Até hoje, ele luta ao lado de seus irmãos mutantes para garantir a segurança dos homo superior.

Além disso, ele já participou de algumas equipes derivadas dos X-Men, sempre por curtos períodos de tempo, sendo um dos fundadores do X-Factor e um membro de uma versão da X-Force. Atualmente, ele interage com diversas equipes, mas seu foco principal é o grupo central dos Filhos do Átomo.

Vale lembrar que a única vez que o herói saiu do núcleo mutante foi quando a versão mais jovem de Scott Summers, que pertencia aos Novíssimos X-Men, decidiu integrar os Campeões.

Imagem de capa do item

Inimigos e vilões

Sendo um dos principais líderes dos X-Men, o Ciclope sempre teve muitos inimigos "por tabela". No entanto, talvez sua maior rivalidade pessoal seja com o Senhor Sinistro, que sempre esteve presente em sua vida por acreditar que ele seria uma espécie de messias mutante.

Quando era apenas um adolescente, antes de ser encontrado por Xavier, o herói foi refém de estudos e experiências genéticas pelo vilão. Posteriormente, após a morte de Jean Grey, ele voltou a cruzar caminhos com Sinistro, que criou a clone da mutante com a qual ele foi casado, Madelyne Pryor.

Imagem de capa do item

Traje

É complicado falar sobre os visuais do Ciclope, uma vez que o herói já mudou de traje incontáveis vezes. No entanto, ele sempre opta por um padrão de cores muito similares, com preto, amarelo e azul sendo as principais bases de seu guarda-roupa.

Algumas vezes, ele adotou trajes completamente diferentes do esperado, como é o caso da fase dos Fabulosos X-Men na Nova Marvel, na qual ele adquiriu um uniforme preto e vermelho, com um visor gigantesco no formato da letra X.

Além disso, é importante ressaltar um item importante no vestuário do mutante: o visor que permite que ele controle suas habilidades, feito de um material muito resistente conhecido como quartzo-rubi.

Imagem de capa do item

Momento de destaque

Por mais que muitos detestem o que aconteceu com Scott Summers em Vingadores vs. X-Men, não há como negar que a saga foi um ponto de virada importantíssimo na carreira do mutante. A partir dali, morria o fiel discípulo de Charles Xavier e nascia o líder revolucionário que levaria os mutantes a uma nova era.

E por mais que essa fase tenha terminado de um jeito asqueroso - com a "morte" ridícula do herói na péssima Morte dos Mutantes -, não há como negar que a fase em que o herói adotou um novo uniforme e novas práticas é o ponto alto na carreira do Ciclope, que finalmente havia se tornado um herói independente e disposto a salvar os mutantes dos males da humanidade.

No fim, Ciclope estava certo.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

O Ciclope é um personagem indispensável em todos os jogos dos X-Men, tendo aparecido em vários ao longo dos anos. Ele também é figura registrada em games que abrangem todo o Universo Marvel, como o extinto Marvel Heroes e a franquia Marvel vs. Capcom.

Na televisão, o personagem aparece em diversas animações, como o anime dos Filhos do Átomo e os desenhos X-Men Evolution, Wolverine e os X-Men e a série clássica dos mutantes, sempre tendo papel de destaque em todas as adaptações.

Nos cinemas, ele não teve tanta sorte. Foi vivido por James Marsden na trilogia original da Fox, por Tim Pocock em X-Men Origens: Wolverine e por Tye Sheridan na safra mais recente de filmes dos mutantes - e todas as versões foram igualmente criticadas pelos fãs do personagem. Ainda não sabemos quando ele vai aparecer no MCU.