Capa da Publicação

Os principais vilões dos X-Men, ranqueados do mais fraco ao mais forte

Por Gus Fiaux

Nos quadrinhos da Marvel, os X-Men sempre foram um dos maiores grupos de super-heróis, sempre combatendo várias formas de preconceito e intolerância. Porém, eles também já encontraram vários vilões ao longo dos anos, seja mutantes supremacistas ou armas criadas pela humanidade para matá-los.

Aqui, reunimos os 10 principais vilões dos X-Men nas HQs da Marvel, ranqueados do mais fraco ao mais forte. Entre tantos inimigos perigosos e poderosos, os Filhos do Átomo já conseguiram deter vários deles – mas foram lutas muito arriscadas, para dizer o mínimo!

Imagem de capa do item

Dentes-de-Sabre

Victor Creed era, antes de qualquer coisa, um inimigo do Wolverine (apesar de ter surgido nas histórias do Punho de Ferro). Porém, com o passar dos anos, ele virou um vilão frequente dos X-Men, sempre lutando contra a equipe ainda mais quando seu nêmese pessoal estava por perto. Porém, Dentes-de-Sabre nunca representou uma grande ameaça...

Enquanto está ao lado de equipes como os Carrascos e a Irmandade dos Mutantes, Dentes-de-Sabre até é um oponente trabalhoso, graças às suas garras e seu fator de cura tão avançado quanto o de Wolverine. A selvageria é seu ponto mais forte, mas ele não consegue se sair bem em uma luta com alguém que use mais a estratégia e a inteligência para confrontá-lo.

Imagem de capa do item

Fanático

Outro que se enquadra muito nessa categoria de "forte e poderoso, mas não muito inteligente" é Cain Marko, o meio-irmão do Professor X, que acabou se tornando a terrível força de destruição conhecida como Fanático, após entrar em contato com um cristal arcano, criando um pacto com uma antiga entidade demoníaca no processo. Porém, ele já deu muito trabalho para a equipe...

Fanático possui uma força inacreditável, além de ser quase invulnerável a ataques físicos. A única forma de derrotá-lo é através de ataques psiônicos - o que é ainda mais difícil, levando em conta que seu capacete é capaz de bloquear telepatia. Porém, não é muito difícil enganá-lo e fazê-lo cair em armadilhas, o que o torna um alvo bem mais fácil que outros vilões desta lista.

Imagem de capa do item

Mística

Por outro lado, os poderes de Raven Darkholme não são tão fortes quanto os de Fanático ou Dentes-de-Sabre, mas ela consegue vencer muitas de suas batalhas apenas com sua inteligência. Mística sempre foi uma vilã bem perigosa para os X-Men, graças à sua capacidade de se disfarçar e criar esquemas engenhosos para enganar seus adversários.

Ela possui a capacidade de mudar de forma, copiando a aparência, a voz - e em alguns casos, até mesmo poderes de alguns mutantes. Por isso, ela sempre representou uma grande ameaça, inclusive enfrentando outras equipes de super-heróis, como os Vingadores. Através de suas maquinações, ela já foi capaz de criar distrações eficazes, enquanto agia nas sombras e alcançava seus objetivos.

Imagem de capa do item

Sentinela

Os humanos sempre temeram e odiaram os mutantes, em grande maioria. Por isso, projetos governamentais criaram os Sentinelas, uma poderosa linha de robôs equipada com todo tipo de arma e apetrechos, que os tornam os caçadores de mutantes mais eficazes do Universo Marvel - e em alguns casos, eles representam um perigo letal não só para os X-Men, mas para todos os homo superior.

Os Sentinelas possuem armas laser, campos de força e a capacidade de criar escudos, além de terem couraças bem resistentes. Há inclusive os modelos mais avançados dessa máquina de matar, como o Nimrod ou até mesmo o terrível Bastion, que são ameaças ainda maiores por não possuírem as mesmas fraquezas que um Sentinela comum possui.

Imagem de capa do item

Rei das Sombras

Um adversário psíquico muito poderoso, o temível Rei das Sombras é um inimigo que já deu trabalho para diversos mutantes no Universo Marvel, sendo um vilão recorrente em várias histórias dos X-Men. Um parasita, ele é capaz de se atrelar à mente de suas vítimas, de modo que consegue consumi-las aos poucos, criando grandes estragos psicológicos.

Embora seja mais conhecido como Amahl Farouk, esse vilão é, na verdade, uma manifestação multiversal do lado mais sombrio da consciência humana - e Farouk não passa do "primeiro hospedeiro" dessa entidade. Com o passar dos anos, o Rei das Sombras tentou se apoderar de heróis como Tempestade e o próprio Professor X, embora seja frequentemente detido por telepatas mais poderosos.

Imagem de capa do item

Senhor Sinistro

Embora muitos se confundam, Nathaniel Essex não é exatamente um mutante. Ele é apenas um geneticista bem capacitado que sempre quis ser um mutante. Por isso, o vilão acabou se tornando conhecido pelos experimentos cada vez mais antiéticos e inumanos, usando vários homo superior como cobaias. Assim, ele se tornou o Senhor Sinistro, um grande antagonista dos Filhos do Átomo.

Grande conhecedor de técnicas de clonagem e engenharia genética, Sinistro nunca é detido com facilidade, uma vez que sempre está criando seus próprios clones para tomar seu lugar, despistando adversários. Além disso, ele já foi capaz de criar um clone muito volátil para Jean Grey, a perigosa Madelyne Pryor - o que é um dos pontos altos de sua carreira na vilania.

Imagem de capa do item

Cassandra Nova

Sim, Charles Xavier tem uma irmã gêmea! Ao menos, é a explicação "fácil" para definir Cassandra Nova. E não se engane pela aparência da velhinha careca e rabugenta - essa mulher é um verdadeiro demônio, sendo responsável pelo maior massacre da história dos mutantes, quando dizimou boa parte da população de Genosha, apenas para pregar sua mensagem de ódio à raça mutante.

O curioso é que, sendo uma "cópia genética" de Xavier, a própria Cassandra também é mutante. Ela possui o dom da telepatia, tão poderoso quanto seu gêmeo, além de ser capaz de fazer projeção astral e ter um leve domínio da telecinese. A vilã também é capaz de manipular o DNA de outras pessoas, duplicando-o e criando cópias físicas de suas vítimas ou de seus aliados.

Imagem de capa do item

Magneto

No pódio da nossa lista, não podia faltar o grande Mestre do Magnetismo. Magneto já deixou de ser um vilão da equipe há anos, quando abriu mão de alguns dos ideais mais extremistas em prol da união da raça mutante. Mas ainda assim, ele é sempre lembrado como o maior inimigo dos X-Men nos quadrinhos, e não é à toa, já que é um dos mutantes mais poderosos dos quadrinhos.

Com um pleno domínio dos campos eletromagnéticos, o vilão é capaz de manipular metal e usa isso como principal fonte de poder, mas também já demonstrou ser capaz de alterar os polos magnéticos da própria Terra. Além disso, o seu capacete o torna imune à telepatia do Professor X e de outros heróis. Por essa e outras, Max Eisenhardt merece muito um destaque nesta lista.

Imagem de capa do item

Apocalipse

Por outro lado, há um vilão bem mais poderoso, perigoso e letal que Magneto, ao menos quando pensamos em seu nível de poder. En Sabah Nur é um inimigo ancestral, que nasceu há milênios e é considerado o primeiro dos mutantes a caminhar sobre a Terra. Com o passar das eras, ele ficou obcecado com a sobrevivência do mais forte, e está sempre tentando reunir mutantes em sua causa.

Mesmo sem seus quatro cavaleiros para lhe dar apoio, o Apocalipse já é uma ameaça completa. Além de ter superforça, resistência sobre-humana e até mesmo dons psíquicos, o vilão possui regeneração e imortalidade. Ele também é capaz de controlar energia e matéria em níveis moleculares, o que o torna um perigo ambulante, capaz de dizimar exércitos em um piscar de olhos.

Imagem de capa do item

Fênix Negra

Porém, até hoje, nenhum inimigo foi tão perigoso e letal para os X-Men quanto a Fênix Negra, a identidade "corrompida" de Jean Grey, ao ser consumida por uma antiga entidade cósmica. Com poder ilimitado, ela virou uma bomba-relógio, tendo sido capaz de destruir todo um sistema solar apenas por estar entediada - dizimando milhões de vidas no processo.

Como Fênix Negra, os poderes de Jean acabam ficando ainda mais poderosos - sua telepatia e telecinese ficam mais abrangentes, e ela ainda pode manipular matéria e energia. Aliás, Jean não foi a única a se tornar um perigo letal ao ser possuída pela Fênix, já que Ciclope, Emma Frost, Magia e outros mutantes também passaram por uma experiência similar.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux