Por que Magneto não é mais pai da Feiticeira Escarlate e do Mercúrio?

Capa da Publicação

Por que Magneto não é mais pai da Feiticeira Escarlate e do Mercúrio?

Por Gus Fiaux

Os quadrinhos da Marvel estão sempre surpreendendo os fãs com sua dose generosa de retcons. Para quem não é muito familiarizado com o termo, ele quer dizer “continuidade retroativa”, e basicamente serve para sinalizar alterações e “correções” feitas no cânone de uma determinada história para que novas histórias possam ser contadas. Um dos casos mais famosos e influentes de retcons nos últimos anos é justamente toda a treta entre a Feiticeira Escarlate, o Mercúrio e o Magneto.

Wanda e Pietro Maximoff sempre foram irmãos nos quadrinhos, e esse é um dos traços mais definidores de suas histórias compartilhadas. Gêmeos, eles são muito parecidos em diversos aspectos e muito opostos em todo o resto. No entanto, os personagens ganharam um grande pano de fundo para suas histórias quando foram confirmados como sendo filhos de Magneto, o maior “vilão” dos X-Men – mas isso foi desfeito há alguns anos, e neste artigo iremos explicar o porquê!

Durante anos, Wanda e Pietro Maximoff eram tidos como filhos de Magneto.

Origens da Feiticeira Escarlate e do Mercúrio

Antes mesmo de se tornarem poderosos membros dos Vingadores, Feiticeira Escarlate e Mercúrio surgiram na revista dos X-Men, como vilões da equipe. Os dois foram apresentados na quarta edição da HQ mutante e estavam entre os escolhidos por Magneto para fazerem parte de sua Irmandade dos Mutantes. Contudo, mesmo nessa primeira história, já dava para perceber que eles relutavam em lutar contra os Filhos do Átomo.

Os personagens sempre foram categorizados como mutantes, desde suas primeiras aparições. Mercúrio era capaz de correr em grandes velocidades, enquanto Wanda possuía um domínio sobre as probabilidades, sendo capaz de fazer pequenas alterações na realidade com seus poderes (a magia só veio depois). E por serem pessoas honradas, eles foram chamados para se tornar parte da segunda formação dos Vingadores, liderada pelo Capitão América.

Porém, inicialmente ao menos, Magneto não era tido como o pai biológico de Wanda e Pietro. Na verdade, essa era uma teoria de fãs que foi ganhando força com o tempo, mas só foi confirmada em Vision and the Scarlet Witch #4, que por sua vez foi publicada em 1982, quase vinte anos após o surgimento dos Gêmeos Maximoff. A revelação veio quando Magneto apareceu para cumprimentar Pietro pelo nascimento de sua filha com a inumana Cristalys.

Desde então, Wanda e Pietro se tornaram membros da linhagem do Mestre do Magnetismo, junto com sua meia-irmã Polaris. A dinâmica familiar sempre foi muito importante em vários momentos, como quando Wanda deu luz a William e Thomas Maximoff, ou como quando a heroína surtou e acabou criando sua própria realidade, tudo isso na saga conhecida como Dinastia M.

Questões relacionadas aos direitos de adaptação dos personagens movimentaram a mudança.

Por que a Feiticeira Escarlate e o Mercúrio não são mais filhos de Magneto?

Porém, os personagens passaram por uma grande mudança em 2014, mais precisamente na saga Vingadores e X-Men: EIXOAli, foi revelado de uma forma bizarra que Wanda e Pietro não eram filhos de Magneto e, ainda depois, tivemos a chocante notícia de que eles sequer eram mutantes. Isso pode soar um pouco bizarro para os fãs que não sabem das tretas internas da Marvel Comics, mas há uma explicação bem racional para isso.

Em 2014, a Marvel estava se preparando para apresentar o Mercúrio e a Feiticeira Escarlate nos cinemas. Eles já haviam aparecido em uma cena pós-créditos de Capitão América: O Soldado Invernal, e fariam sua estreia mais consolidada em Vingadores: Era de Ultron – ao mesmo tempo em que uma versão diferente do Mercúrio dava as caras em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

Naquela época, os direitos de adaptação dos personagens estavam no meio de um grande imbróglio, já que a Fox era a detentora da “raça mutante”. Só eles podiam fazer filmes envolvendo esses personagens – contudo, como Wanda e Pietro sempre foram mais ligados aos Vingadores que aos X-Men, os personagens estavam inseridos em uma “área cinza” e podiam ser adaptados tanto pela Fox quanto pela Marvel Studios.

Como os mutantes estavam fora do alcance do Universo Cinematográfico da Marvel, era preciso criar uma nova história de origem para Wanda e Pietro, que eliminasse essas ligações com o Gene X. E por conta da “disputa de territórios” dos direitos, a Marvel decidiu mudar a origem dos personagens nas HQs para acompanhar as mudanças que seriam feitas no cinema. Assim, Wanda e Pietro não eram mais filhos de Magneto e nem mutantes.

Vingadores e X-Men: EIXO #7 trouxe a bombástica mudança nas origens da Feiticeira Escarlate e do Mercúrio.

Como isso aconteceu?

A primeira revelação veio em Vingadores e X-Men: EIXO #7, que foi publicada em dezembro de 2014. A saga foi uma verdadeira bomba entre os fãs, por sua qualidade caótica e sua premissa “boba”. Aqui, heróis se tornam vilões (e vice-versa) depois que um feitiço dá errado. Wanda fica completamente maligna e realiza uma maldição em toda sua linhagem sanguínea – mas o único afetado por isso é seu irmão, provando que Magneto não era pai dela e de Pietro.

Claro que, ao fim do evento, Wanda se torna novamente uma heroína – ela retorna para os Fabulosos Vingadores, uma equipe que unia humanos e mutantes (e dessa vez, junto do irmão). Juntos, eles acabam procurando saber mais sobre suas origens, e descobrem que nem mesmo são mutantes, e que tudo não passou de uma fabricação bem arquitetada por um icônico vilão da Casa das Ideias, o Alto Evolucionário.

Um geneticista antiético e imoral, o Alto Evolucionário já havia aparecido anteriormente nas histórias dos gêmeos e havia teorias de que ele poderia ser o pai da dupla (antes mesmo de Magneto ter sido confirmado nesse posto). Ele revela que, na verdade, Wanda e Pietro já haviam nascido quando ele começou a fazer experimentos genéticos. Ao ver que seus planos haviam fracassado, ele “disfarçou” os genes dos irmãos para que fossem lidos como mutantes.

Isso aconteceu no segundo volume de Uncanny Avengers, contudo logo em seguida tivemos Scarlet Witch Vol. 2. Em sua revista solo, a Feiticeira Escarlate descobre mais sobre suas origens – ela entra em contato com vários de seus ancestrais e descobre que ela e Pietro são filhos de Natalya Maximoff e um homem não-revelado. Wanda nasceu com magia por vir de uma linhagem de bruxas, enquanto Pietro ganhou seus dons pelo Alto Evolucionário.

Quando o Alto Evolucionário fez seus experimentos nos gêmeos, Wanda se tornou um pouco mais receptiva com as diferentes formas de magia, e isso foi o que fez com que o demônio Chthon “colocasse sua marca nela”, dando início à magia do caos da personagem. Atualmente, os dois continuam com essa origem – ou seja, o parentesco com o Mestre do Magnetismo realmente foi por água abaixo, assim como suas origens mutantes. Wanda é uma feiticeira de nascença, enquanto Mercúrio ganhou poderes graças à manipulação genética do Alto Evolucionário.

Abaixo, veja também: