10 coisas que você precisa saber sobre o Magneto!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Magneto!

Por Gus Fiaux

Ao longo de meio século de publicações, os X-Men já encontraram diversos inimigos ao longo do caminho. Mas nenhum deles se provou mais inabalável que Magneto, o líder da formação original da Irmandade dos Mutantes. Após ser perseguido e odiado por toda sua vida, ele começa a pregar uma mensagem supremacista, avisando aos humanos que eles não terão espaço na era dos mutantes. 

Nos últimos anos, o personagem adotou uma postura bem mais anti-heroica – tanto que, atualmente, está junto do Professor X, liderando os Filhos do Átomo em Krakoa. Como o personagem possui uma história rica e cheia de reviravoltas, resolvemos listar 10 coisas que você precisa saber sobre o Magneto

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

Magneto apareceu pela primeira vez como antagonista dos X-Men na revista de estreia do grupo, de setembro de 1963. Seus criadores foram ninguém menos que Jack Kirby e Stan Lee.

Desde sempre, Magneto servia como contraparte ideológica ao Professor X. Ele é uma forte analogia a Malcolm X, um importante representante do movimento negro, assim como Xavier é representação direta de Martin Luther King.

Imagem de capa do item

Origens

Nascido Max Eisenhardt, Magneto tem sua origem na Alemanha. Sua infância foi marcada pela ascensão de Hitler e do Partido Nazista. Sua família fugiu para a Polônia, e lá foram encontrados. Os que não foram mortos, logo foram levados para o Campo de Concentração em Auschwitz, incluindo Max.

Lá, ele serviu como Sonderkommando, ou seja, um judeu responsável por ajudar os alemães com o trabalho sujo (remover corpos da câmara de gás e incinerá-los, por exemplo). Ainda lá, ele reencontrou um grande amor de infância, Magda, salvou-a da execução e conseguiu fugir com ela.

Tentando reconstruir sua vida, Max teve uma filha com Magda, chamada Anya. Mudou seu nome para Erik Lensherr e junto com sua família, se mudou para uma cidade na Rússia. Tudo ia bem quando, ao tentar arranjar um emprego e perder dinheiro para um chefe abusivo, ele manifestou seus poderes.

Apavorado, ele voltou para casa, apenas para saber que o prédio onde estava sua família sofria com um incêndio. Ele tentou salvar sua mulher e filha, mas os habitantes do local, cientes de seus poderes, tentaram impedi-lo. Como resultado, Erik conseguiu salvar apenas Magda. Tendo sua filha morta, ele dizimou todos que tentaram impedi-lo.

Nascia ali Magneto, o terrorista.

Imagem de capa do item

Personalidade

Apesar de tudo, Magneto não é um vilão no sentido literal da palavra.

Traçando um paralelo com a realidade atual, ele é apenas um ser que, de tão injustiçado pelos opressores, se tornou um extremista para combater outros monstros.

Aliás, essa é um dos principais e mais interessantes dilemas do personagem: em que ponto ele deixa de ser alguém lutando pela liberdade para se tornar aquilo que mais odiava?

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Magneto é capaz de controlar o magnetismo, podendo manipular metal, criar campos de força, voar e disparar raios, além de possuir uma ligação com a Terra, que nada mais é que um grande imã.

Além disso, ele também possui um grande intelecto e, graças a seu capacete e anos de treinamento, possui um forte bloqueio contra telepatas.

Imagem de capa do item

Fraquezas

Os poderes de Magneto são altamente dependentes de sua forma física. Isso significa que, se muito ferido, seus dons magnéticos não funcionam com exatidão.

Vale lembrar também que, apesar de tudo, Magneto é um líder mutante. Sendo assim, ele também sofre quando mutantes são assassinados ou quando tem de enfrentar seus "irmãos".

Imagem de capa do item

Equipes

Magneto já foi membro dos X-Men, foi fundador da Irmandade dos Mutantes, rei branco do Clube do Inferno, líder dos Acólitos, membro dos Doze... e por aí vai.

Como podem ver, as equipes variam de lado da lei. Assim também é Magneto. Ele não é necessariamente um vilão. Mas também não é necessariamente um herói.

Atualmente, o personagem está em destaque na fase Dawn of X. Apesar de não estar atrelado a nenhuma equipe específica, ele está presente em vários títulos dessa nova era mutante.

Imagem de capa do item

Inimigos e vilões

Mesmo tendo confrontado fisicamente alguns heróis e vilões, como os X-Men e alguns antigos aliados da Irmandade dos Mutantes, os rivais de Magneto possuem uma base puramente ideológica.

É o caso de Charles Xavier, muitas vezes retratado como a nêmese pessoal de Magneto, que atua para chegar no mesmo fim que Erik deseja, mas utilizando meios diferentes e mais pacíficos.

No entanto, se formos parar para pensar, a verdadeira “vilã” de Magneto é a humanidade, uma vez que ele sentiu na pele o que era ser temido e odiado, seja como judeu ou como mutante.

Imagem de capa do item

Traje

Apesar de ter usado diversos trajes em sua carreira, Magneto é lembrado por uma em especial.

Trata-se de um collant vermelho, com botas, luvas, capa e detalhes roxos. Para completar, um capacete icônico, que se tornou a marca registrada do personagem.

Atualmente, ele usa uma versão desse traje, que em vez de vermelho e roxo, é totalmente branco.

Imagem de capa do item

Momento de destaque

Talvez o maior momento de Magneto tenha se dado em Atração Fatal. Depois de voltar dos mortos, Magneto cria uma própria nação na órbita da Terra, e convida mutantes de todo o mundo para acompanhá-lo.

Óbvio que os X-Men acham suspeito e vão tentar descobrir o que há por trás dos planos de Magneto, encontrando um grupo de vilões liderados por Erik. Ao finalmente dar de cara com o Mestre do Magnetismo, o conflito chega ao auge quando Magneto simplesmente arranca o adamantium dos ossos de Wolverine.

Em seguida, ele é derrotado por Charles Xavier. Triste fim, mas excelente arco para o personagem.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

Longe dos quadrinhos, Magneto teve vários momentos para brilhar em games, animações e etc. Nos desenhos animados, ele é muito lembrado por sua participação em X-Men: The Animated Series, X-Men Evolution e Wolverine e os X-Men.

Destaque válido no campo cinematográfico, onde recebeu uma excelente interpretação nas mãos de Ian McKellen e de Michael Fassbender, na franquia de filmes da Fox. Ainda não sabemos quando o personagem vai voltar no Universo Cinematográfico da Marvel.