Os 8 melhores momentos do Mercúrio de Evan Peters nos filmes dos X-Men

Capa da Publicação

Os 8 melhores momentos do Mercúrio de Evan Peters nos filmes dos X-Men

Por Gus Fiaux

Nas últimas semanas, o Mercúrio de Evan Peters voltou a ganhar destaque na mídia, ainda que os filmes dos X-Men da Fox tenham chegado ao fim. O motivo? O velocista agora faz parte de WandaVision, o que tem gerado muitas questões e dúvidas por parte dos fãs. Afinal, as porteiras do Multiverso estão abertas no Universo Cinematográfico da Marvel?

Pois bem, ainda não sabemos dizer com total certeza se o Pietro Maximoff da série é o mesmo Peter Maximoff visto nos filmes dos X-Men da Fox. De um jeito ou de outro, nós vamos dar uma olhada no que Evan Peters já fez a bordo do papel, e temos aqui os 8 melhores momentos do Mercúrio nos filmes dos X-Men!

Imagem de capa do item

Mercúrio conduz Mística no campo de batalha

De qual filme: X-Men: Apocalipse

Em todas as suas aparições pelos filmes dos X-Men, o Mercúrio de Evan Peters se destacou não apenas por sua personalidade certeira e errática, mas também por seus poderes, uma vez que sua supervelocidade sempre pareceu superior à versão do personagem no MCU. Um exemplo simples e bonito disso está em X-Men: Apocalipse.

O filme definitivamente não é a melhor aventura dos Filhos do Átomo nos cinemas, mas traz um clímax bem interessante quando os heróis se unem para enfrentar En Sabah Nur e os Cavaleiros do Apocalipse. Na cena, podemos ver o Mercúrio conduzindo a Mística pelo campo de batalha, enquanto escala destroços e desafia até as leis da gravidade.

Imagem de capa do item

Resgate espacial

De qual filme: X-Men: Fênix Negra

Fênix Negra prometia ser uma adaptação melhor da popular saga de mesmo nome da Marvel, mas acabou sendo o sepultamento oficial da franquia dos X-Men. O filme sofre com personagens demais, pouco foco na trama e efeitos visuais medonhos, mas temos que dizer que a cena de abertura ainda se destaca como um ponto alto da franquia no cinema.

Nela, podemos ver os X-Men (que agora são vistos como heróis aos olhos do público) resgatando um grupo de astronautas em uma base destruída no espaço. Antes que a catástrofe comece, o Mercúrio se junta a Noturno para resgatar os astronautas. Infelizmente, é uma das poucas cenas com a participação do velocista no filme, já que ele some do meio para o fim...

Imagem de capa do item

O segredo de Mercúrio

De qual filme: X-Men: Apocalipse

Ainda que isso tenha sido desfeito por uma (péssima) decisão editorial nos últimos anos, o Mercúrio originalmente era tido como um dos filhos de Magneto, junto da Feiticeira Escarlate. Quando a Fox decidiu trazer o velocista para os cinemas, não pensaram duas vezes em ligá-lo ao Mestre do Magnetismo, o que acabou gerando bons momentos.

Em X-Men: Apocalipse, temos a plena noção de que Peter Maximoff é filho de Magneto e que ele sabe disso, embora o mesmo não possa ser dito sobre seu pai. Ao longo do filme, vemos o jovem velocista lutando contra o dilema de contar ou não para seu pai sobre sua existência, o que culmina em um ótimo diálogo no terceiro ato, onde a Mística fala sobre a família do vilão.

Imagem de capa do item

Apresentação

De qual filme: X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Quando falamos do Mercúrio em Dias de um Futuro Esquecido, muitos se lembram (com razão) da icônica "cena da cozinha", onde temos um grande vislumbre de seus poderes. Porém, o personagem é introduzido em outra cena, onde começa uma conversa com o Professor X, o Fera e o Wolverine.

Basicamente, vemos os três mutantes tentando convidá-lo para a missão de resgate do Magneto. E em poucos minutos de cena, já conseguimos ter uma noção bem clara da personalidade e dos poderes de Peter Maximoff, conforme ele corre e deixa os líderes mutantes completamente desnorteados. Curioso pensar que, no roteiro original, o Fanático estaria no lugar dele.

Imagem de capa do item

Mercúrio vs. Apocalipse

De qual filme: X-Men: Apocalipse

A batalha final dos X-Men contra o Apocalipse é, sem sombra alguma de dúvidas, outro ponto alto do filme. Pela primeira vez na franquia, podemos ver os heróis agindo como uma equipe, usando seus poderes em conjunto e gastando todos os seus recursos para enfrentar o mutante milenar. Mercúrio é um dos que se destaca nessa batalha épica.

Quando tudo parece perdido e os seus aliados parecem derrotados, Peter Maximoff usa sua supervelocidade para desferir uma série de golpes muito devastadores em Apocalipse. A cena em si também mescla a câmera lenta típica das cenas do personagem, mas têm uma reviravolta sinistra quando o mutante egípcio encontra uma forma de "superar" as habilidades de Peter.

Imagem de capa do item

A mim, meus X-Men!

De qual filme: X-Men: Apocalipse

Falando um pouco sobre esse "sentimento de equipe" provocado por X-Men: Apocalipse, não podemos nos esquecer de uma das melhores cenas do filme, que parecia ditar um caminho dourado para os Filhos do Átomo nos cinemas (isto é, até ter sido completamente ignorada em Fênix Negra). Estamos falando da sequência final, que apresenta os novos X-Men.

A cena é muito bonita por trazer vários trajes fiéis aos quadrinhos - todos prontamente descartados na continuação - e por apresentar a Sala do Perigo como conhecemos e amamos. Embora não seja uma sequência onde o Mercúrio rouba a cena, é muito divertido vê-lo se tornando um Filho do Átomo e ganhando um traje próprio muito bonito.

Imagem de capa do item

Destruição na Mansão Xavier

De qual filme: X-Men: Apocalipse

Ainda assim, a melhor cena do herói em X-Men: Apocalipse acontece no meio do filme, quando a Mansão Xavier é destruída por Apocalipse e seus Cavaleiros em um ataque brutal. Felizmente, nosso velocista heroico já estava "passando nas redondezas" quando sente o abalo e entra no modo ultra-rápido para socorrer as vítimas na Mansão.

Toda a sequência acontece ao som de Sweet Dreams (Are Made of This), um clássico do Eurythmics. Aqui, temos uma versão ainda mais grandiosa da sequência do herói em Dias de um Futuro Esquecido, conforme ele usa suas habilidades em diversas circunstâncias inusitadas. O único problema é que a cena se estende muito mais do que deveria e fica um pouco repetitiva.

Imagem de capa do item

Assalto ao Pentágono

De qual filme: X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Em três filmes, nenhuma cena conseguiu superar o icônico momento de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido onde o Mercúrio demonstra toda a capacidade insana de sua supervelocidade, enquanto despista seguranças em uma cozinha no Pentágono. Há muita coisa que torna essa cena fantástica, mas os efeitos práticos certamente levam o prêmio principal.

Basicamente, para compor a cena, foram usadas diferentes técnicas e jogos de câmera, de modo a criar aquela sensação de que o tempo está totalmente "parado". Além disso, a forma como o próprio Mercúrio enxerga o tempo é algo que dita todo o tom da cena, elevando-a à máxima potência. Destaque também para a trilha sonora: Time in a Bottle do Jim Croce.