Pietro Maximoff: 10 coisas que você precisa saber sobre o Mercúrio da Marvel

Capa da Publicação

Pietro Maximoff: 10 coisas que você precisa saber sobre o Mercúrio da Marvel

Por Junno Sena

Pietro Maximoff pode não ser o mutante favorito da Marvel. Na verdade, Pietro não é sequer um mutante de fato. Porém, o personagem já passou por poucas e boas. Casamento, relacionamento incestuoso, problemas com o pai… Mercúrio, como também é conhecido, poderia protagonizar seu próprio “Casos de Família”.

Nesta lista, separamos 10 coisas que você precisa saber sobre o personagem. Talvez ele não volte tão cedo para o Universo Cinematográfico da Marvel, mas essas fofocas sobre ele precisam de atenção. Confira abaixo!

Imagem de capa do item

Pietro já foi casado

Em Quarteto Fantástico #150, lançado em 1974, Pietro se casou com a inumana Crystal. Os dois se conheceram Vingadores #110, lançada um ano antes. Na ocasião, Mercúrio combateu algumas Sentinelas ao lado dos Vingadores. Porém, no meio da batalha, Pietro desapareceu. Com ferimentos graves, o herói acabou parando, acidentalmente, na cidade de Attilan.

Lá, Crystal tomou conta do velocista. Ao retornar para os Vingadores, Pietro explicou o que lhe aconteceu e apresentou a pretendente para os colegas de equipe e para sua irmã Wanda. A cerimônia de casamento dos dois incluiu desde o Quarteto Fantástico até os Vingadores e os Inumanos.

Imagem de capa do item

Já perdeu seus poderes

Pietro foi uma das “baixas” ocasionadas pela icônica frase de Wanda, “Chega de mutantes!”. Após perder seus poderes, Mercúrio foi até a cidade de Attilan e roubou diversos cristais terrígenos, os aplicou em seu próprio corpo e ganhou a habilidade de “pular no tempo”.

Posteriormente, os cristais foram forçados a saírem do corpo de Pietro, mas o personagem acabou recebendo seus poderes de volta no futuro.

Imagem de capa do item

O velocista já teve uma filha

O casal deu vida a Luna Maximoff. A personagem foi vista como o primeiro híbrido de mutante e inumano, sendo conhecida como uma “InMutante”. Anos depois, isso iria por água abaixo após ser revelado pelo Alto Evolucionário que Pietro e Wanda não são mutantes.

A personagem tem grande importância na minissérie Dinastia M - O Herdeiro. Nela, Pietro, junto de boa parte da nação mutante, perde seus poderes após a alteração na realidade promovida por Wanda. Nessa minissérie, Pietro e Luna se aproximam enquanto ambos tentam encontrar uma forma de restaurar os poderes de Mercúrio e de outros mutantes. Após esses eventos, Luna passou a ficar junto dos inumanos, deixando seu pai na Terra.

Imagem de capa do item

Incesto?

Um dos enredos mais questionáveis do Universo Ultimate é o relacionamento de Wanda e Pietro. No universo alternativo e “maduro” da Marvel, os irmãos tinham uma relação romântica.

É sabido que o Universo Ultimate, ao longo dos anos, se tornou uma bagunça. Entre relacionamentos abusivos e violência doméstica, as histórias desses mundo chegaram até no incesto. Em Ultimates #3, é descoberto que Feiticeira Escarlate e Mercúrio são mais próximos do que pensávamos.

No quadrinho, após a morte de Wanda ocasionada por Ultron, Pietro fica obcecado pela irmã morta, chegando a alucinar com ela. É então que Wolverine explica que Pietro encontrou em Wanda um amor que ninguém seria capaz de entender.

Nesta edição, alguns momentos são revisitados comprovando o relacionamento, desde situações em que Pietro se mostrou enciumado até a intimidade dos dois flagrada por Wolverine.

Imagem de capa do item

Sua personalidade reflete os poderes

Além dos cabelos brancos, a personalidade difícil de Pietro é uma das constantes do personagem. E, aparentemente, existe um motivo para isso. De acordo com o escritor Peter David, a arrogância de Mercúrio é um efeito colateral de seus poderes.

Isso porque, para Pietro, é como se o mundo se movesse em câmera lenta. Durante uma entrevista para a Fictioneer Books em 1992, Peter explicou a relação do herói com o resto do mundo.

De acordo com o escrito é como se o personagem estivesse esperando “uma mulher nos correios que deseja saber todas as formas que pode enviar 20 pacotes para a África”. Para ele, as situações mais simples se tornam uma espera eterna.

Imagem de capa do item

Pietro não é mutante

Pietro e Wanda foram apresentados pela primeira vez como parte da Irmandade de Mutantes, liderada por Magneto. Ao longo dos anos, os personagens foram de vilões para heróis, ganhando espaço entre os Vingadores. Em Visão e Feiticeira Escarlate, publicado em 1982, os gêmeos descobrem que são filhos de Magneto.

Mas, dividir os direitos sobre os mutantes com a Fox Studios fez com que a Marvel optasse por uma medida desesperada. Em Fabulosos Vingadores #4, Alto Evolucionário conta para os dois que eles não são mutantes. Pelo contrário, seus poderes são o resultado de uma série de experimentos feitos pelo vilão.

Imagem de capa do item

Mercúrio não é o herói mais rápido da Marvel

Em X-Men: The Trial of Magneto #1 ("O Julgamento de Magneto"), escrita por Leah Williams e com arte de Lucas Werneck, é mostrado que Mercúrio não é o herói mais rápido do Universo Marvel. Após a morte de Wanda e a possível autoria de Magneto no processo, Mercúrio atacou o antigo pai biológico.

De acordo com Jean Grey, Mercúrio estava próximo de matar o Mestre do Magnetismo. Porém, Estrela Polar foi capaz de pegar Pietro de surpresa, mostrando que ele é mais rápido que o velocista prateado.

Imagem de capa do item

Enfrentou o Flash

O embate Marvel e DC não é algo que ficou apenas na boca do povo. Nos anos 90, as duas editoras fizeram um evento crossover nos quadrinhos.

Nele, Mercúrio e Flash se enfrentaram pela sobrevivência do universo de cada um deles. Mercúrio, diferente de Flash, hesita durante o confronto e acaba perdendo para o velocista escarlate. Parece que nem no multiverso Pietro é capaz de ganhar uma corrida.

Imagem de capa do item

Seus poderes podem ter base em manipulação do tempo

Existe uma teoria de que Mercúrio não tem supervelocidade, mas que, na verdade, o personagem consegue modificar o tempo ao seu redor. Muito dessa teoria tem base na forma como os cristais terrígenos afetaram o corpo de Pietro em O Herdeiro, mas também na própria ligação sanguínea com Wanda.

Wanda, durante muito tempo, teve seus poderes resumidos como “manipulação da realidade”. Por isso, alguns ainda acreditam que Pietro consegue “manipular o tempo” ao seu redor.

Corroborando essa teoria, em 1997, uma versão alternativa de Pietro chamada Nestor revelou que a velocidade sobre humana do velocista era uma forma de manipulação da realidade. Fora este encontro e a minissérie O Herdeiro, esse enredo não foi explorado novamente.

Imagem de capa do item

Mercúrio é o principal responsável pelos eventos de Dinastia M

Dinastia M ainda é um dos eventos mais icônicos da história mutante. Após seus acontecimentos, Wanda ficou marcada como uma pária, mas, a verdade é que Mercúrio também tem uma parcela de culpa.

Nos quadrinhos, após Wanda ficar insana e matar alguns Vingadores, o time de heróis mais poderosos da Terra, Doutor Estranho, Professor Xavier e os X-Men consideram matar a Feiticeira Escarlate. Furioso com a decisão, Mercúrio sequestra a irmã e a “inspira” a criar uma realidade alternativa em que os Maximoff controlam o mundo como uma família real.

O estado de Wanda naquele momento era delicado e uma resposta a diversos eventos que incluíam negligência dos Vingadores, de Magneto, Stephen Strange e muito mais. Mas é importante levar em conta que matá-la não era a melhor decisão, assim como sequestrá-la e manipular sua mente com ideias questionáveis também não foi uma boa ideia.