Jean Grey: Todos os poderes da mutante da Marvel

Capa da Publicação

Jean Grey: Todos os poderes da mutante da Marvel

Por Chris Rantin

Dentre os mutantes temos alguns dos personagens mais poderosos da Marvel, capazes de mudar ou destruir o mundo com apenas um pensamento. Entre a lista dos grandes personagens deste núcleo temos nossa ruiva, aquela que vive desafiando a morte e é considerada o coração dos X-Men: a incomparável Jean Grey

Sendo definida no “reboot” mais recente dos X-Men como uma das poucas mutantes Ômegas, é dito que Jean possui um potencial incomparável no que diz respeito a sua telepatia. Mas além disso, ela também é uma telecinética extremamente habilidosa, conseguindo ser uma força imparável — mesmo quando não está utilizando a Força Fênix, que aumentava ainda mais seu potencial (inclusive o destrutivo) e fazia da mutante um dos seres mais poderosos de todo o multiverso Marvel. 

Mas você sabe quais são todos os poderes da Garota Marvel? Vem comigo que te explico tudo que a mutante é capaz de fazer! 

Telecinese

Com sua telecinese, Jean é capaz de dizimar pessoas em um nível molecular.

Inicialmente os poderes de Jean eram apenas uma leve telecinese. A ruiva só era capaz de levantar seu próprio peso usando sua mente, mas com o passar do tempo, essa limitação ficou para trás, e ela passou a conseguir usar este poder de forma muito avançada. 

Com este dom, Jean é capaz de movimentar objetos com sua mente, criar campos de força, voar e dar golpes telecinéticos em seus inimigos. Assim, a partir da telecinese, Jean Grey pode utilizar: 

Campos de força 

Criar um campo de proteção para si mesma ou para seus aliados, utilizando isso como um escudo ou como uma forma de levitar seus alvos. 

Constructos telecinéticos 

Assim como Psylocke, vimos que a versão mais jovem de Jean Grey — e não há motivos para acreditar que sua versão mais velha não pode fazer isso — foi capaz de criar constructos telecinéticos, moldando sua força mental na forma de armas que causam tanto dano físico quanto mental. 

Transmutação 

Quando estava sob a posse da Força Fênix, foi dito que Jean era capaz de manipular a matéria em um nível sub-atômico. Com isso, ela conseguia, com um único pensamento, transmutar a composição de algo — matéria orgânica em ouro, por exemplo — reorganizar os átomos de sua roupa para trocar o que estava vestindo ou desintegrar pessoas, rompendo as estruturas moleculares de seus corpos. 

Empatia 

Jean grey, o coração dos X-Men

Ainda que muitos definam que a empatia seja parte da telepatia, é inegável que Jean seja uma das empatas mais habilidosas da Marvel. Em diversas histórias a ruiva já demonstrou ser capaz de sentir o que outras pessoas estavam sentindo, podendo manipular essas sensações e emoções.

Antes mesmo de desenvolver sua telepatia, Jean já havia demonstrado empatia, criando um link empático com sua amiga Annie, que havia acabado de ser atropelada por um carro. O evento foi bastante traumático, uma vez que ela foi capaz de sentir todas as emoções da outra garota, até mesmo a sua morte. 

Também é dito que foi a empatia de Jean que atraiu a Força Fênix, sendo esse o motivo pelo qual a entidade cósmica escolheu a ruiva como sua hospedeira. 

Telepatia 

Baby Jean usando sua telepatia para descobrir a vida completa da Jean Grey original

Após a morte traumática de Annie, Jean Grey não conseguiu utilizar sua telepatia. Por esse motivo, o professor Xavier estabeleceu alguns bloqueios psíquicos na mente da mutante, impedindo ela de acessar sua telepatia até que tivesse pronta. 

A habilidade na qual Jean é Ômega, ou nas palavras da própria HQ que revolucionou o termo na Marvel, “poder dominante considerado para registro – ou alcance – indefinível da classificação específica.” Ou seja, no que diz respeito às suas habilidades telepáticas, Jean está em um nível tão poderoso que é difícil de mensurar. 

Com essa habilidade, Jean é capaz de ler pensamentos, se comunicar mentalmente com outras pessoas e manipular mentes alheias — se conectando com todas as pessoas de Krakoa ao mesmo tempo, por exemplo. Assim, a partir da telepatia, Jean Grey pode utilizar: 

Invisibilidade Mental 

Jean consegue apagar sua presença —  e a de seus aliados — de outras pessoas e até mesmo de aparelhos poderosos capazes de detectar mentes. Na prática, isso significa que ela consegue ficar invisível destes “radares”, ainda que telepatas mais inteligentes consigam identificar que houve algum tipo de alteração. 

Detecção Mental 

Assim como é capaz de se apagar dos “radares”, Jean também pode usar sua telepatia para sentir a presença de outros mutantes, servindo como uma espécie de “mini-cérebro”, uma vez que a área desta percepção é relativamente pequena. 

Escudo mental 

Assim como seus escudos telecinéticos, Jean consegue criar um escudo mental em si mesma e em seus aliados, protegendo mentes de ataques e invasões indesejadas. 

Ilusões 

Sendo uma telepata extremamente poderosa, Jean Grey é capaz de usar essa habilidade de formas bem criativas. A ruiva é uma ilusionista muito poderosa, conseguindo alterar a percepção de outras pessoas no que diz respeito a sua aparência física, algo que ela pode extender aos seus aliados, podendo até mesmo ficar “invisível” para os demais. 

Além disso, ela também pode criar ilusões extremamente realistas na mente de outras pessoas, criando figuras assustadoras ou imagens capazes de desestabilizar seus adversários. 

Sua proficiência nesta habilidade é tão grande que ela é capaz de fazer pessoas experienciam eventos que não são reais, em algo tão perfeitamente trabalhado que até mesmo as pessoas mais inteligentes — como o inumano Karnak — encontram dificuldade em descobrir a verdade. 

Alteração de Memórias 

Jean é capaz de manipular a mente alheia com grande facilidade, podendo inclusive alterar memórias alheias. Ela consegue apagar memórias, implantas mentiras, alterar ligeiramente alguns eventos e até mesmo restaurar a memória daqueles que a perderam. 

Essa habilidade também permite que Jean auxilie outras pessoas em eventos traumáticos, seja apagando o momento trágico da mente da pessoa ou auxiliando a mente a se curar e superar essas memórias dolorosas. 

Baby Jean usando sua telepatia

Possessão Mental 

Além do simples Controle Mental, controlando ações e pensamentos do seu alvo — fazendo dele uma marionete — Jean consegue possuir a mente alheia. Assim, ela pode utilizar aquele corpo como se fosse dela mesma, conseguindo transferir até seus poderes e habilidades para aquele corpo.

Paralisar Mentes 

Jean é capaz de paralisar pessoas — fisicamente e mentalmente — usando sua telepatia. Caso não queira imobilizar totalmente uma pessoa, ela pode usar seu poder para sedar seus alvos, fazendo com que as pessoas durmam ou fiquem inconscientes pelo tempo que ela desejar. 

Link Mental 

Uma das habilidades mais conhecidas da ruiva — e de telepatas como um todo — é a capacidade de criar links mentais, conectando todos os integrantes da sua equipe para que eles consigam se comunicar mentalmente, mesmo que distantes um do outro. 

Projeção Astral 

Jean é capaz de fazer projeção astral, enviando seu avatar tanto no plano astral quanto por lugares do plano físico. Na prática é como se ela projetasse sua mente para fora do seu corpo, conseguindo viajar longas distâncias assim, enviando mensagens ou afetando o local onde está ou seus inimigos através de sua força telepática. 

Ampliação ou Anulação de Poderes 

Através da sua telepatia, Jean é capaz de aumentar ligeiramente — e temporariamente — os poderes de outros mutantes, estimulando certas áreas do cérebro dos seus colegas. Esta habilidade também permite que ela coloque inibidores de poder na mente dos seus alvos, impedindo que eles consigam utilizar alguns (ou todos) os seus dons mutantes.  

Rajada Psíquica 

Sua telepatia permite que Jean consiga disparar rajadas psíquicas poderosas. Ainda que não cause nenhum dano físico, essa habilidade consegue fazer grandes estragos na mente das vítimas. Assim, com um único golpe, a ruiva consegue causar dor, incapacitar seus alvos ou até mesmo causar uma morte cerebral.

Forma Psiônica 

A forma Psiônica de Jean

Nos quadrinhos mais recentes, vimos a Baby Jean — a versão do passado de Jean Grey, que foi enviada para o futuro — passando por uma série de desenvolvimento dos seus poderes. Assim, durante o evento O Julgamento de Jean Grey, vimos uma habilidade da mutante ser desenvolvida de uma forma nova: sua forma de pura energia psiônica.

Nesta forma, a garota conseguiu transformar seu corpo em pura energia psiônica, uma combinação inédita de sua telepatia e telecinese. Isso a deixou tão poderosa, tornando-se avatar de energia pura, que ela conseguiu bater de frente com o Gladiador e socar Galactus na cara. 

Vale lembrar, no entanto que essa habilidade não está sendo utilizada pela versão adulta da personagem. Nessa forma, Jean Grey possuía: 

Aura Telecinética 

Cercando seu corpo com energia psíquica, Jean Grey consegue assumir uma forma de pura energia. Assim ela consegue se proteger de ataques físicos poderosos, ganhando uma armadura bem resistente.  

Drenagem Psíquica 

Na forma psíquica, Jean consegue drenar a energia psíquica de telepatas para fortalecer suas habilidades. Assim, além de conseguir se proteger deles, ela também consegue dar essa proteção aos seus aliados, uma vez que elimina essa ameaça psíquica.

Ataques Psiônicos  

Na forma psiônica, Jean consegue disparar rajadas de energia que causam um grande estrago. Ela consegue tanto usar ataques a distância, como potencializar sua força física, conseguindo bater de frente com grandes seres cósmicos da Marvel. 

Força Fênix 

Jean Grey como Fênix Branca segurando o universo em suas mãos

Como avatar da Força Fênix, Jean Grey conquistou um grande aumento de poderes, atingindo um potencial assustador — tanto para o bem, quanto para o mal. A ruiva é considerada o avatar ideal da entidade cósmica, sendo o Fogo e a Vida encarnados e tendo o potencial de se tornar uma Deusa. 

Atualmente, a personagem rompeu seus laços com a Fênix, preferindo viver sua vida como uma mortal comum. 

Suas habilidades como avatar da Fênix eram: 

Pirocinese Cósmica 

Quando conectada com os poderes da Força Fênix, Jean recebeu um imenso aumento de poder e diversas habilidades novas. Uma dos seus novos truques era a Pirocinese Cósmica, ou seja, ser capaz de criar e manipular chamas cósmicas em condições impossíveis como no vácuo do espaço ou debaixo d’água.

Além disso, o fogo cósmico queima de maneira intensamente e consome inteiramente o seu alvo, fazendo com que não sobre nem mesmo o menor sinal de cinzas.

Fênix Psiônica

Na forma da Fênix, Jean costuma manifestar seus poderes psíquicos na forma da Fênix, criando garras ou invocando a forma da ave cósmica para atacar seus inimigos, causando dano tanto mental como físico.

Viagem Interestelar 

Estando com uma força cósmica, Jean é capaz de voar através do vácuo do espaço, fazendo viagens interestelares de longas distâncias na velocidade da luz. Mas se ela não quiser voar até seu destino, ela pode simplesmente se teletransportar, indo para outros planetas ou outras linhas do tempo com imensa facilidade. 

Imortalidade e Ressureição 

A Força Fênix é imortal, sendo uma entidade cósmica primordial que tem poderes sobre a vida e a morte. Assim, por mais que Jean Grey morra – mais do que deveria – em diversas ocasiões, ela sempre acaba voltando à vida em algum momento, graças à sua conexão com essa entidade.

A ressurreição acaba se tornando um poder presente em Jean quando conectada com a Fênix. Dessa forma, ela consegue ressuscitar outras pessoas, trazendo a alma das pessoas de volta ao seu corpo e reanimando o mesmo.

Jean Grey ressuscitando Emma Frost

Controle sobre a vida 

Como disse, Jean Grey quando conectada com a Fênix, se possui poderes ligados à vida e à morte, afinal de contas ela é “o fogo e a vida encarnados”. Sendo assim, ela pode controlar e manipular a própria energia vital, tirando a vida de alguém, reanimando os mortos e coisas do tipo.

Absorção de energia 

Uma das principais razões para Jean Grey ter sido considerada uma ameaça cósmica quando adquiriu os poderes da Fênix, foi por causa do seu potencial destrutivo, algo que pudemos ver durante a saga Fênix Negra.

Graças à sua habilidade de absorver – e manipular – energia. Jean foi capaz de absorver toda a energia de uma estrela, extinguindo todo um sistema solar e matar milhares de seres como consequência.

Manipulação Temporal 

Em algumas HQs fica definido que o tempo não tem significado para a Força Fênix. Sendo o avatar perfeito desta entidade, Jean consegue obter um controle temporal muito grande, assimilando conhecimento do passado, presente e futuro — especialmente quando estava como Fênix Branca da Coroa na Sala Branca Incandescente. 

Em uma das histórias desta fase da personagem, Jean segurou o universo em suas mãos, podendo reescrever toda a história como ela bem entendesse, usando este momento para manipular o passado e impedir um futuro terrível. 

Manipulação climática cósmica

Junto da Fênix, Jean se mostrou capaz de manipular o clima cósmico, criando eventos como tempestades cósmicas, explosões solares, tempestades geomagnéticas, buracos negros, rajadas de energia cósmica e outros eventos climáticos grandiosos. 

Manipulação da realidade 

Com a Força Fênix, Jean tem um poder tão grande que ela é capaz de controlar toda a existência, manipulando a realidade da maneira que ela bem entender. Desde criar algo que não existia até apagar alguma coisa da própria realidade.

E aí, qual o seu poder favorito da ruiva? Comente!

Aproveite para conferir mais sobre os mutantes abaixo:

Imagem de perfil
sobre o autor Chris Rantin

Jornalista • Editor • Mestrando em Comunicação pela UEL • Instagram e Twitter: @Chris_Rantin • "Eu sou o fogo e a vida encarnados. Agora e para sempre eu sou a Fênix!"