Itachi Uchiha: Tudo sobre um dos membros mais famosos da Akatsuki de Naruto

Capa da Publicação

Itachi Uchiha: Tudo sobre um dos membros mais famosos da Akatsuki de Naruto

Por Nick Narukame

Atenção: Alerta de Spoilers!

Itachi Uchiha é um dos membros mais populares da Akatsuki. Sendo mencionado desde os primeiros episódios da fase clássica de Naruto, o irmão mais velho de Sasuke teve seus momentos como antagonista da série, mas se mostrou uma pessoa íntegra no final das contas, conquistando ainda mais fãs do que já tinha.

Visando entender mais sobre o personagem, o artigo abaixo explorará seu passado, suas habilidades e sua personalidade, trazendo curiosidades sobre Itachi e sua trajetória como ninja.

Quem é Itachi Uchiha?

Itachi nasceu em um dos maiores e mais prestigiados clãs de Konoha, se tornando um prodígio muito antes de atingir a idade adulta. Se formou na Academia Ninja com apenas sete anos de idade, sendo o melhor de sua turma. Passou no exame chuunin três anos após sua graduação e pouco tempo depois entrou para o grupo de caçadores especiais Anbu, se tornando líder deles com apenas 13 anos de idade.

Itachi Uchiha era considerado um dos maiores gênios do clã Uchiha.

O primogênito de Mikoto e Fugaku Uchiha sempre foi bastante adiantado para sua idade, inclusive no que diz respeito aos traumas adquiridos por ele. Aos quatro anos o garoto já havia presenciado muitas vidas perdidas devido a Terceira Grande Guerra Ninja e isso acabou o abalando bastante. Se tornou um pacifista e dedicou seu tempo a estudar vários escritos sobre a história da vila, não sendo tão limitado quanto os outros membros de seu clã que tendiam a ver as coisas de forma bastante centrada nos ideais da família Uchiha. Itachi se preocupava mais com Konoha como um todo do que com as vontades de seu clã.

Por que Itachi Uchiha matou todos os membros de seu clã?

Por tal motivo, quando Danzou ordenou que ele eliminasse os membros de sua família, ele acabou cedendo. O clã Uchiha havia crescido bastante e havia uma série de rumores sobre um golpe de estado sendo arquitetado por eles. Rumores esses que só cresceram quando Obito Uchiha invadiu Konoha, libertou Kurama do corpo de Kushina e o pandemônio se instaurou na vila.

Itachi dizimou o próprio clã por ordens de Konoha.

Todos os habitantes puderam ver que o invasor era um usuário de sharingan, doujutsu famoso por pertencer aos membros da família de Itachi, então a confiança nos Uchiha só fez cair. Itacho sabia que se não aceitasse a missão de extermínio dada por Danzou uma guerra sangrenta podia ter início, então o rapaz se viu sem saída.

Como Itachi Uchiha entrou para a Akatsuki?

Após o massacre do clã Uchiha, Itachi levou a culpa sozinho e então se tornou um ninja renegado, sendo expulso de Konoha, uma vez que o fato de ter feito isso para cumprir ordens era segredo. Com isso, Obito, que havia lhe ajudado a eliminar os Uchihas sob o disfarce de Tobi, o levou para o grupo de ninjas renegados que o acolheu desde então.

Depois do massacre no clã Uchiha, Itachi se juntou a Akatsuki.

Itachi se tornou dupla de Kisame e, juntos, os dois ninjas seguiam em missões para defender os interesses da Akatsuki, como juntar os jinchuurikis e extrair suas bijuus.

A personalidade de Itachi Uchiha

Itachi sempre se mostrou um rapaz bastante reservado e calmo. Devido aos traumas de sua infância, preferia passar o tempo estudando do que se envolvendo em batalhas. Quando se tornou um shinobi, no entanto, deixou de lado seu forte senso pacifista em busca de proteger os ideais da aldeia uma vez que estava a serviço dela. O conflito interno se tornou ainda mais intenso quando o massacre do clã Uchiha lhe foi solicitado e o menino que sempre preferiu evitar o confronto se viu obrigado a dizimar todos os membros de sua família.

Itachi era considerado um pacifista e tinha em Shisui (esquerda) seu melhor amigo.

Na Akatsuki, Itachi continuou a se mostrar reservado, sendo ainda mais enigmático e misterioso do que antes. Sua prioridade, no entanto, jamais deixou de ser a aldeia que lutou para proteger e o irmão mais novo que deixou vivo para que, quando crescesse, se vingasse do ocorrido com seu clã e reestabelecesse o nome dos Uchiha de um modo heroico.

Quais são as habilidades de Itachi Uchiha?

Além da grande inteligência que vinha mostrando desde muito novo, Itachi desenvolveu uma série de habilidades fortes no decorrer de sua vida. Ainda muito novo era capaz de fazer jutsus elementais, como o jutsu bola de fogo, com maestria. Seu sharingan despertou quando ele ainda tinha apenas oito anos de idade e seu taijutsu também era considerável formidável, mesmo que ele raramente se envolvesse em batalhas corpo-a-corpo.

Mas sua especialidade mesmo era o genjutsu. Por ser um pacifista nato, o rapaz desenvolveu bem a habilidade de capturar seu oponente em ilusões e, assim, vencer batalhas com o menor dano físico possível. O fato de possuir um sharingan o ajudava bastante nessa sua especialização. Mantinha seu doujutsu ativo o tempo todo com uma drenagem baixa de seu chakra, o que lhe permitia prever o movimento de seus adversários e ver seus chakras, potencializando também o uso de genjutsus.

Itachi era especializado em genjutsus.

Itachi também era capaz de executar o Izanami com seu sharingan, um genjutsu que permite ao usuário afetar sua vítima através de sensações físicas compartilhadas entre eles. Porém, o uso do Izanami possuía um preço alto a se pagar a longo prazo: o ninja que executa esse genjustu vai perdendo a luz em seus olhos, se tornando cego em algum momento.

Outra habilidade rara despertada por Itachi se trata do Mangekyou Sharingan, uma forma ainda mais avançada do sharingan comum. Essa técnica lhe foi concebida após ter testemunhado o suicídio de Shisui Uchiha, seu melhor amigo. A forma aprimorada do sharingan deu a Itachi a capacidade de usar novos jutsus como as chamas negras de Amaterasu, Tsukuyoumi, um genjutsu que prende o oponente em uma espécie de realidade paralela e o deixa à mercê do usuário e também, após despertar o Mangekyou Sharingan em ambos os olhos, Itachi se tornou capaz de usar o Susanoo, um humanóide feito de chakra que luta em prol daquele que o invocou.

Como Itachi Uchiha morreu?

Apesar de todas essas habilidades, Itachi era consumido pelos fantasmas de seu passado e esperava pelo momento em que Sasuke acabasse se tornando forte o suficiente para ir atrás dele em busca de sua vingança e executá-la de uma vez. Quando isso aconteceu, Itachi já se encontrava bastante debilitado pelo uso de seu sharingan que já estava perdendo por completo a luz, tornando-o quase cego.

Itachi morreu pelas mãos de Sasuke como um herói, apesar de ter vivido como um vilão.

Perece pelas mãos de seu irmão mais novo, mas não sem antes lhe contar toda a verdade por trás de seus atos e dizer a ele que, durante todo esse tempo, havia o amado e protegido à sua maneira. Itachi faleceu como um herói, embora tenha vivido quase todo o tempo de sua vida como um vilão, apenas para proteger sua vila e seu irmão caçula.

Mas e você? O que acha das atitudes do ninja? Concorda ou discorda delas? Divida suas opiniões sobre ele com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: