Naruto: Por que Itachi matou seu clã? E por que Sasuke foi poupado?

Capa da Publicação

Naruto: Por que Itachi matou seu clã? E por que Sasuke foi poupado?

Por Nick Narukame

Atenção: Alerta de Spoilers!

Desde suas primeiras aparições em Naruto Clássico, os objetivos de Sasuke sempre estiveram muito claros: ele tinha como prioridade se vingar de seu irmão mais velho por ele ter assassinado todo o clã de ambos. Mas, quais seriam as razões de Itachi Uchiha para ter agido dessa forma? E por que ele fez tanta questão de deixar Sasuke vivo após dizimar até mesmo os próprios pais?

Momentos antes de Itachi matar seus pais

Por que Itachi Uchiha matou seu clã?

Bom, para entender melhor as motivações de Itachi, precisamos entender o que estava acontecendo com o clã Uchiha em Konoha naquela época. O clã havia crescido o suficiente para representar uma ameaça ao governo da Vila Oculta da Folha e sua reputação andava duvidosa devido a um plano de golpe de estado que se desenvolvia entre eles.

Obito também ajudou no massacre do clã Uchiha

A ameaça apenas se tornou mais pesada quando Obito invadiu a vila, libertou Kurama do corpo de Kushina e todos viram que a besta que atacava os aldeões era controlada por um usuário de sharingan, técnica famosa por pertencer aos membros do clã Uchiha.

Dazou que, à época, estava no comando, ordenou a Itachi que exterminasse todos os de seu clã e ele sabia que se não aceitasse a missão uma guerra sangrenta poderia vir a ser instaurada. Para consumar o ato, recebeu a ajuda do próprio Obito ainda que Itachi não soubesse sobre sua identidade real naquela época.

A única pessoa que Itachi deixou viva foi seu irmão mais novo, Sasuke

Por que Sasuke não foi morto?

Itachi tomou uma decisão importante enquanto executava sua missão: ele decidiu que não mataria Sasuke, seu irmão mais novo, ainda que tivesse matado com suas próprias mãos seu pai e sua mãe. Mas, por quê?

Segundo o próprio, que revela toda essa situação a Sasuke anos mais tarde quando permite que ele o mate em uma batalha, ele queria que o mais novo nutrisse ódio por ele, crescesse, se vingasse, assim, reavivasse o nome dos Uchiha de um jeito heróico, retirando todo o preconceito que se instaurara em Konoha antes do massacre cometido por ele a mando de Danzou.

Itachi foi apenas mais uma vítima em toda essa história

Objetivo que foi atingido por ele, diga-se de passagem, tendo em vista que, mesmo seguindo um caminho meio torto durante toda a saga clássica e shippuden, Sasuke realmente consegue reestabelecer seu clã e dar uma fama positiva ao nome dos Uchiha, sendo ele agora em Boruto: Naruto Next Generations o mestre do filho do sétimo hokage, seu amigo pessoal de infância: Naruto.

Aproveite e confira também: