Sasuke Uchiha: História, origem, poderes e jornada do ninja de Naruto

Capa da Publicação

Sasuke Uchiha: História, origem, poderes e jornada do ninja de Naruto

Por Melissa de Viveiros

Sasuke Uchiha é um dos principais personagens de Naruto, chegando a dividir o protagonismo com o personagem titular da série em múltiplas ocasiões. Desde seu começo como amigo e rival do herói da história a seu desvio de caminho e rumos mais duvidosos até seu retorno à Vila da Folha, ele conta com uma longa trajetória de altos e baixos através da qual foi muito desenvolvido.

Nesta lista, você ficará por dentro de tudo sobre o herdeiro do clã Uchiha, desde sua história e habilidades às principais curiosidades sobre o personagem. E aí, prontos para saber mais sobre ele?

Imagem de capa do item

Sasuke em Naruto

Sasuke é o filho mais novo de Fugaku e Mikoto Uchiha, além de ser o último sobrevivente do clã em Konoha quando a série começa. Após o trágico massacre de sua família quando ele era uma criança pequena, o garoto se tornou frio e distante, tendo como seu único objetivo vingança contra aquele que matou todo o seu clã.

Em Naruto, ele se forma na Academia como o melhor aluno de sua classe, sendo colocado no Time 7 ao lado de Naruto e Sakura, sob a liderança do sensei Kakashi. A equipe acabou se tornando mais importante para o Uchiha do que ele gostaria, formando laços que permaneceriam mesmo após ele se voltar contra eles. Juntos, o trio de personagens principais enfrentaram Zabuza e Haku em sua missão de proteger Tazuna, além de passarem pelo Exame Chunin.

Com o tempo, ver seu rival o alcançar fez com que Sasuke se sentisse deixado para trás, cada vez mais distante de seu objetivo. Isso o levou a abandonar a Vila da Folha com o Quarteto do Som, gerando uma missão de busca que resultou em embates de Kiba, Neji, Choji, Shikamaru, Lee e dos irmãos da Areia contra Tayuya, Kidomaru, Sakon, Jirobo e Kimimaro. A batalha final, no entanto, é protagonizada pelo próprio Sasuke, que enfrenta Naruto no Vale do Fim.

Imagem de capa do item

Sasuke m Naruto Shippuden e Boruto

Depois disso, o jovem passa anos sendo treinado por Orochimaru, se tornando mais poderoso para poder enfrentar o assassino de seu clã. Eventualmente, ele mata o próprio Sannin que o treinou, sabendo que o ninja do Som queria tomar posse de seu corpo. Em seguida, Sasuke começa finalmente a ir atrás de sua vingança contra Itachi, seu irmão e responsável pelo massacre dos Uchiha. Antes disso, seu caminho se cruza com o de Deidara e os dois lutam até que o integrante da Akatsuki tire sua própria vida em um ataque feito para levar o Uchiha com ele.

Após sobreviver e se recuperar, Sasuke finalmente enfrenta Itachi, eventualmente o matando em uma árdua batalha. Logo depois, ele descobre a verdade sobre o fim de seu clã e a trajetória de seu irmão, o que o leva a nutrir grande ressentimento pela Vila da Folha e se juntar aos esforços da Akatsuki, tentando capturar Killer B, o jinchuriki do Oito Caudas.

Isso o leva a um caminho cada vez mais sombrio, onde o personagem tenta matar seus antigos amigos e abandona sua nova equipe, o Time Taka. Nesse período, ele enfrenta e tira a vida de Danzo. Ele acaba abandonando a Akatsuki quando ela não serve mais a seus propósitos, seguindo um caminho isolado e obscuro que faz com que seus antigos amigos de Konoha acreditem que ele não pode mais ser salvo.

É durante a Quarta Guerra Ninja que isso começa a mudar. Em parte, isso se dá por conta de sua interação com os antigos Hokages, e por meio de saber a história do ponto de vista deles. Muito de sua mudança, no entanto, vem das interações que ele tem com Itachi, que foi trazido de volta por meio do Edo Tensei. Ainda assim, seu novo rumo não é muito melhor, já que ele decide se tornar o que chama de "Verdadeiro Hokage", sendo a pessoa responsável por tomar decisões e ações questionáveis, unificando o restante das pessoas em seu ódio contra ele. No fim, o Time 7 não desiste de salvá-lo, e Naruto o convence a não deixar os laços que ele havia formado de lado.

Sasuke acaba aceitando a morte como punição por suas ações, mas seu amigo o convence a viver e se redimir. Depois de viajar pelo mundo para encontrar seu caminho, o personagem passou a adotar algumas posturas semelhantes às de Itachi. Além disso, ele passou a se importar mais com as pessoas em sua vida, bem como a trabalhar para manter a paz. Ainda assim, ele continua se mantendo distante da maioria das pessoas, só se aproximando caso seja necessário.

Após Naruto Shippuden, ele se casou com Sakura, e os dois tiveram uma filha, Sarada. Apesar de suas viagens o manterem distante delas em boa parte do tempo, Sasuke afirma que os laços entre eles se mantêm. No geral, ele cresce e se torna uma pessoa mais madura, responsável, adaptável e equilibrada, até mesmo adotando Boruto como seu aprendiz e se mostrando profundamente envergonhado de quem era no passado.

Imagem de capa do item

Quem é o irmão de Sasuke?

Itachi, o já citado irmão de Sasuke, é um personagem bem importante na trama da série. Originalmente apresentado como um vilão, o integrante da Akatsuki tem uma história bem complicada, mas seu relacionamento com seu irmão nem sempre foi tão ruim assim.

Itachi sempre foi um prodígio, se formando na Academia Ninja antes da idade comum e logo sendo aceito como parte da Anbu da Vila da Folha. Sasuke sempre admirou seu irmão mais velho, buscando sua companhia e tentando aprender com ele. Apesar disso, Itachi frequentemente se mantinha distante, apenas se desculpando e prometendo que estaria com ele da próxima vez.

Eventualmente, Itachi precisou agir quando o clã Uchiha começou a armar um golpe contra a Vila da Folha, acreditando que estavam sendo prejudicados pelos governantes do local. Para evitar isso e proteger a Vila, Itachi concordou em se voltar contra eles como designado pela liderança de Konoha, sendo o responsável por matar seu clã com a ajuda de Obito, que na época se passava por Madara.

Se sentindo culpado por tudo que fez, Itachi decidiu se colocar como o vilão da história, para que Sasuke eventualmente tirasse sua vida e reerguesse o clã Uchiha. Apesar de ter contraído uma doença terminal, ele fez questão de permitir que seu irmão o derrotasse, encontrando assim o fim que desejava.

Imagem de capa do item

O que significa o nome Sasuke?

O nome de Sasuke é uma homenagem, tanto dentro quanto fora da história. Em um flashback, uma conversa entre as mães de Naruto e Sasuke revela que a escolha do nome homenageia o pai do terceiro Hokage, Sasuke Sarutobi, a quem Mikoto descreve como um excelente shinobi, esperando que seu filho seja como ele.

Além disso, Sasuke Sarutobi é o nome de um personagem de narrativas tradicionais japonesas, conhecido como o líder de um grupo de ninjas chamado Sanada Ten Braves. Assim, fora da história o nome homenageia outro personagem, como já indicado pelo próprio autor da série, Masashi Kishimoto.

O significado do nome em si não é tão simples, já que em japonês as coisas funcionam de modo um pouquinho diferente. O significado de um nome depende dos kanjis utilizados para escrevê-lo, o que resulta em nomes que são pronunciados do mesmo jeito podendo ter significados diferentes. No caso do Sasuke de Naruto, não se sabe como seu nome seria escrito em kanji, já que na obra ele é escrito utilizando outro alfabeto, o katakana.

Um dos significados mais comuns que o nome recebe em japonês seria "assistente" ou "ajudante". Ainda assim, não é possível afirmar que isso é de fato o que o nome do personagem de Naruto significa.

Imagem de capa do item

Sasuke não fazia parte da versão original da trama

Hoje em dia, é difícil acreditar que já houve um momento em que Sasuke não fazia parte da trama de Naruto. Apesar disso, o autor Masashi Kishimoto já contou que, a princípio, Naruto não possuía um rival, e Sasuke não existia no rascunho apresentado pelo autor a seus editores.

Isso foi considerado um problema, já que um dos elementos característicos do gênero shonen é a presença de um rival do protagonista. Assim, a pressão feita por eles levou o mangaká a tentar criar um rival para Naruto, buscando fazê-lo um personagem interessante que complementasse o herói da saga.

Posteriormente, a rivalidade dos dois personagens se tornou central para a série, bem como sua amizade. O laço dos dois é ponto importante não só de grandes momentos, como peça importante em como a história avança.

Imagem de capa do item

Quais são os poderes de Sasuke?

Os poderes de Sasuke avançam muito ao longo da série. Embora seja excepcionalmente talentoso mesmo quando muito jovem, ao longo da história suas habilidades se tornam extremamente superiores às dos ninjas comuns, com Naruto sendo o único no mesmo nível ao fim da fase Shippuden.

O jovem Uchiha possui chakra particularmente poderoso, principalmente por ter herdado o chakra de Indra. Apesar de não ser o personagem com o melhor controle de chakra, ele ainda assim é altamente habilidoso nisso.

Quando o assunto é ninjutsu, ele também se destaca, tendo alto nível em técnicas de fogo, além de poder usar jutsus de grande poder, como o Chidori, o Amaterasu e o Susanoo. Além disso, ele é capaz de utilizar o jutsu de invocação com dois animais: cobras e falcões. Ele também é capaz de usar todas as 5 naturezas, bem como o estilo Yin.

Já em relação ao taijutsu, além de possuir alto nível ele é capaz de utilizar múltiplas armas, desde shurikens a arco e flecha, bem como sua espada. Em combate físico, sua maior vantagem não é sua força, mas sim sua velocidade excepcional. Ele ainda é capaz de usar genjutsu bem, embora não seja seu ponto mais forte.

Sasuke conta também com o poder do sharingan, sendo capaz de copiar técnicas, prever os movimentos de seu oponente, e usar técnicas como o Susanoo completo. No fim da fase Shippuden, ele adquire o rinnegan, permitindo que ele utilize técnicas dos Seis Caminhos, reconheça padrões e use jutsus de espaço-tempo, ainda conseguindo utilizar as técnicas de seu Mangekyo Sharingan.

Muitas de suas capacidades também foram melhoradas no tempo em que ele treinou com Orochimaru, embora nem tudo tenha sido por meios naturais, como é o caso de sua resistência a muitos venenos. Após absorver o Sannin, ele também recebeu alguns de seus atributos, como sua reserva de chakra, e cura melhorada. Tal como Naruto, Sasuke recebeu metade do poder do Sábio dos Seis Caminhos durante a Quarta Guerra, se tornando ainda mais poderoso.

Imagem de capa do item

Como Sasuke conseguiu o rinnegan?

Como citado acima, um dos poderes de Sasuke é o rinnegan. Ele adquiriu este doujutsu ao receber parte dos poderes do Sábio dos Seis Caminhos, Hagoromo, o que levou o rinnegan a despertar em seu olho esquerdo.

Inicialmente, o poder se manifestou com três vírgulas em cada um dos círculos mais internos. Ao atingir um determinado nível de chakra, porém, essas vírgulas desaparecem, e o rinnegan tem a aparência já vista em outros personagens anteriormente.

Imagem de capa do item

Databook

O Uchiha apareceu nos três databooks de Naruto, e tem um crescimento notável entre eles. Inicialmente, ele recebe nota 2.5 em Ninjutsu e Taijutsu, 1.5 em Genjutsu, 2 em inteligência, força e estamina, e 3 em velocidade e selos de mão, isso em um total de 5. Já no terceiro e último databook de Naruto, ele conta com 5 em Ninjutsu, 3.5 em Taijutsu, 4 em Genjutsu, 3.5 em inteligência, força e estamina, 4.5 em velocidade e 4 em selos de mão.

Os livros também mencionam que os passatempos do personagem são treinar e fazer caminhadas. Suas comidas preferidas são omusubi com okaka e tomates, uma espécie de bolinho de arroz. Já o que ele menos gosta é nattō, uma comida feita com grãos de soja fermentados. Ele também não gosta de doces em geral.

Em termos de lutas, a resposta de Sasuke nos databooks mudou um pouco ao longo dos anos. Nos dois primeiros livros, o oponente que ele desejava enfrentar era seu irmão, Itachi. Já no terceiro, isso muda para os ninjas de ranking mais alto da Vila da Folha. Por se tornar um ninja renegado, ele tem um número bem baixo de missões oficiais. No total, o garoto completou apenas 16, com as 6 de ranking A sendo as de nível mais alto.

Imagem de perfil
Melissa de Viveiros

Editora. Graduanda em Letras na UFMG. Elfa noturna em Azeroth, Au'Ra em Eorzea, apoiadora da Casa Martell em Westeros, LoLzeira noxiana e grisha etherealki. Fã de coisas demais e sempre hiperfocada em algo diferente. || @windrunning_