Boruto: Como a Kurama morreu?

Capa da Publicação

Boruto: Como a Kurama morreu?

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Desde Naruto Clássico acompanhamos a história de um garotinho que tinha selado dentro de si uma besta de caudas, conhecida como Kyuubi. Vimos todo o processo entre Naruto e a tão temida Raposa de 9 caudas até que os dois se aproximassem e se tornassem amigos (muitos acompanharam essa amizade por toda sua adolescência). Mas Masashi Kishimoto resolveu pôr um fim nessa amizade e recentemente tivemos a morte do Kurama em Boruto: Next Generations.

Existem alguns motivos por de trás da morte do personagem que vão além dos perigos do universo de Boruto. Vamos te contar mais sobre essa triste parte da história.

Como o Kurama morreu?

Naruto na triste despedida com Kurama

No mangá de Boruto: Next Generations e mais recentemente adaptado para o anime tivemos a morte do Kurama, a Raposa de 9 Caudas que sempre viveu dentro de Naruto.

Naruto, Sasuke, Boruto e Kawaki estavam correndo grande perigo lutando contra Isshiki Otsutsuki e o Sétimo Hokage não tinha poder suficiente para vencer esta batalha. Vendo a situação de risco, o Kurama conversou com Naruto lhe contando sobre um novo modo de poder: o Modo Barion, que elevaria o poder de Naruto e o equipararia praticamente a um Deus.

Porém, uma técnica tão poderosa exige um preço alto a se pagar. Kurama “mentiu” para Naruto ao dizer que o preço pela transformação seria a vida do menino. Na verdade, a vida que estava em risco caso Naruto se transformasse era a do próprio Kurama.

Mas por que o Kurama mentiu para Naruto?

Ele conhece muito bem Naruto Uzumaki, tão bem que sabe que se contasse que o preço da transformação era a vida de qualquer pessoa que não fosse a dele mesmo, ele não se transformaria e não colocaria outras pessoas em risco.

Porém, sem se transformar, provavelmente sua família e amigo que lutavam com ele naquele momento acabariam morrendo. Então a raposa mentiu sobre sua morte para que seu companheiro não hesitasse em se transformar para vencer aquele combate.

O que é o Modo Barion?

Modo Barion

Diferente do Modo Sennin por exemplo, nesse Naruto não utiliza elementos externos como chakra da natureza, mas sim suas forças e energias internas. O verdadeiro poder desse modo é algo bem apelão, mas acaba sendo prejudicial para o próprio usuário:

Ele consome a energia vital de quem é atingido pelos golpes, mas também consome a de quem o usa. Esse é o ponto em que entra a morte do Kurama, afinal a energia vital que estava sendo utilizada para manter este modo não era a de Naruto, mas sim o da raposa.

Por que o Kurama morreu?

A nova geração de ninjas de Konoha

Existem motivos de roteiro para que esta morte acontecesse. Boruto é um anime sobre a nova geração de ninjas, o próprio Kishimoto já falou sobre isso, então essa geração precisa começar a ter destaque o suficiente para que comece a superar as gerações passadas (e um Hokage com uma Bijuu dentro de si lhe dando chakra infinito era algo bem difícil para os novos personagens superarem).

Precisou haver essa quebra de poderes entre os ninjas da geração do Shippuden, por isso Naruto perdeu o Kurama e Sasuke o seu Rinnegan. Com os dois ninjas mais poderosos da franquia sem todo o seu potencial, esse é o momento exato para que vejamos as crianças se desenvolvendo e treinando até superarem seus pais.

O Kurama pode voltar?

Naruto e Kurama em seu último diálogo

Esse é um tópico bem triste de se escrever, porque infelizmente acredito que isso não vai acontecer.

As Bijuus são todas compostas por puro chakra, ou seja: elas são compostas apenas por energia. Por isso, sempre que elas morrem sua energia fica vagando pelo mundo até se reunirem em um determinado ponto e elas conseguirem renascer.

“Mas se elas renascem, por que o Kurama não conseguiria?”. Então gente, o caso com o Kurama é completamente diferente, novo e atípico. A energia dele não se dissipou porque seu Jinchuuriki morreu, como geralmente acontece com as bestas de cauda, mas sim sua energia deixou de existir completamente.

Lembra quando no final do Shippuden o Narturo pegou tanto chakra da raposa que ele passou muito tempo magro e hibernando para se recuperar? Isso aconteceu porque ele precisou repor chakra, mas ainda havia um pouco dele dentro do Naruto. Dessa vez não restou nada de chakra existencial, ele deu toda a sua energia (ou toda a sua vida) para que o Naruto pudesse vencer o Otsutsuki.

Por isso, acredito que ela infelizmente não deve voltar para a trama fora de possíveis flashbacks. Você pode conferir a triste cena da despedida entre Naruto e Kurama a seguir:

E é isso, apesar de terem começado com uma relação conturbada, Naruto e Kurama desenvolveram uma linda amizade que agora que chegou ao fim e da forma que chegou ao fim, partiu nossos corações. Mas em contrapartida foi um ato muito corajoso do Kishimoto, que precisava diminuir o nível de força do personagem e atingiu o ponto certo para isso.

De qualquer forma, Kurama vai deixar saudades para todos nós que acompanhamos por tantos anos essa história. Mas e você, o que achou dessa morte? Diferente de mim você acha que ela vai voltar? Divide sua opinião com a gente nos comentários!

Confira também: