Capa da Publicação

Kisame Hoshigaki: Poderes, história e curiosidades sobre o vilão de Naruto

Por Melissa de Viveiros

Akatsuki trouxe inúmeros vilões icônicos para Naruto. Ainda que nem todos os inimigos da série tenham sido parte do grupo, todos os seus integrantes se tornaram notáveis e muito queridos pelos fãs. Aos poucos, muitos deles encontraram seu fim em batalhas contra os ninjas da Folha.

Um dos poucos a sobreviver até a parte final da trama foi Kisame Hoshigaki. O parceiro de Itachi era um ninja renegado da Vila da Névoa, que já fez parte até mesmo dos Sete Espadachins. Nesta lista, você descobrirá tudo sobre a história, os poderes e mais sobre o vilão de Naruto!

Imagem de capa do item

Quais são as origens de Kisame?

Kisame começou como um ninja da Vila da Névoa, onde atuava sob o comando de Fuguki Suikazan, um dos Sete Espadachins da Névoa. Sua vida como shinobi o levou a se tornar uma pessoa desiludida, no entanto, principalmente após um embate com a Vila da Folha.

Na missão, ele recebeu a tarefa de proteger a Divisão de Inteligência Secreta de sua vila. Cercados por ninjas da Folha comandados por Ibiki Morino, Kisame escolheu matar aqueles que deveria proteger para impedir que as informações que eles possuíam fossem tomadas pelo grande interrogador. A ação não foi sem motivo: anteriormente, Fuguki havia o instruído a fazê-lo, caso isso fosse necessário.

Esse não foi o fim das decepções do personagem. Eventualmente ele descobriu que seu comandante estava vendendo informações para as outras vilas. Assim, Kisame decidiu matá-lo ele mesmo. Foi assim que ele conquistou sua espada, a Samehada, se tornando um dos Sete Espadachins da Névoa. O Quarto Mizukage reconheceu a lealdade dele à sua vila, mas isso não foi o suficiente para impedir que Kisame se tornasse desiludido e passasse a acreditar que o mundo é cheio de mentiras.

Imagem de capa do item

Kisame e Madara

Logo após matar Fuguki, duas figuras se aproximaram de Kisame. Uma delas era o Quarto Mizukage, Yagura, e o outro era um homem que se apresentou como Madara Uchiha. Ele explicou suas motivações para o outro ninja, contando sobre o plano Olho da Lua. Embora inicialmente ele duvide do Uchiha, Kisame se interessa pela noção de mundo de verdades apresentada por ele.

É este contato que acaba levando o shinobi a se juntar à Akatsuki. Por causa de seu histórico quando se trata de matar mesmo aqueles mais próximos a ele caso seja necessário, ele foi colocado como parceiro de Itachi. O ninja da Folha não era considerado muito confiável, e exigia que alguém ficasse de olho nele para o caso de uma possível traição.

Imagem de capa do item

Itachi e a Akatsuki

Ainda que houvesse um motivo para colocar Kisame e Itachi como parceiros, a dupla não se deu bem à princípio. Dados seus respectivos históricos, eles são bastante hostis um ao outro no começo. Com o tempo, isso acaba mudando, e além de se respeitarem, a dupla passa a trabalhar bem em conjunto.

A amizade, no entanto, não é o suficiente para que qualquer um dos dois entregue suas reais motivações e objetivos. Apesar disso, ele não deixa de considerar seu parceiro como um amigo. O ninja da Névoa se mostra triste com a morte de Itachi, e pensa nele mesmo em seus últimos momentos de vida.

Imagem de capa do item

Quem é Kisame na série?

O antagonista foi um dos poucos apresentados ainda na fase Clássica de Naruto. Sua primeira aparição acontece no episódio 80 da série, onde ele e Itachi vão ao País do Fogo. Seu objetivo é nada menos que capturar Naruto, visando tomar a Raposa de Nove Caudas do garoto. A proteção de Jiraiya garante que o genin permaneça a salvo, e a dupla da Akatsuki acaba deixando o objetivo de lado temporariamente.

Posteriormente, ele e Itachi retornam brevemente na saga em que Gaara é capturado. Eles tentam atrasar as equipes da Vila da Folha que visam resgatar o Kazekage, embora não tenham maior participação na trama. Mais tarde, o personagem volta a aparecer quando os irmãos Uchiha se enfrentam, ainda que não tenha grande destaque.

Depois disso, Obito finalmente revela sua identidade para ele, e Kisame o reconhece como aquele por trás do Quarto Mizukage. A revelação tardia, no entanto, não é vista como um problema. Pelo contrário, o shinobi da Névoa se mostra aliviado em saber que era ele quem estava por trás da organização o tempo todo. Assim, o Espadachim continua trabalhando para o grupo, tentando tornar o mundo de verdades apresentado por Tobi algo real.

Imagem de capa do item

Quais são os poderes de Kisame?

Considerado um dos ninja extremamente poderoso, Kisame possuía uma reserva de chakra extraordinária, sendo comparável até a um jinchuriki como Naruto. Além disso, ele era capaz de absorver o chakra de seus oponentes, algo visto em seu confronto com Aoba.

Em relação ao combate físico, o ninja era extremamente forte e muito rápido, combinando ataques de taijutsu ao uso de sua espada, Samehada. A arma era sua preferência em batalha, com muitas de suas habilidades sendo coordenadas com ela.

Samehada não era uma espada qualquer, sendo um objeto senciente com alguns poderes próprios, como a absorção de chakra de seus alvos. Kisame era capaz de se fundir com a espada, curando seus ferimentos e recuperando seu chakra ao fazê-lo. Seu poder também aumentava dessa forma, com sua aparência mudando e se tornando mais parecida com a de um tubarão. Ele também era capaz de se esconder dentro da espada, de modo que nem um ninja sensor perceberia sua presença.

Quando se trata de ninjutsu, a temática permanece a mesma. O ninja dominava técnicas do tipo água, e era capaz de invocar tubarões, os quais utilizava para múltiplos propósitos.

Imagem de capa do item

Como é a personalidade de Kisame?

Agressivo, Kisame adorava uma luta e não hesitava em causar dano permanente aos adversários que não poderia matar. Ainda assim, ele não age sem pensar, sendo mostrado sempre como alguém inteligente e perceptivo.

O shinobi também é muito leal, como visto em suas atitudes em relação à sua vila, mas também a seus companheiros, como foi o caso com Itachi. Mesmo sendo poderoso e demonstrando orgulho em certas ocasiões, ele não é arrogante, e não tem problemas em admitir quando não é o melhor em algo.

Sua desilusão com o mundo por ter que tirar a vida de seus companheiros e, posteriormente, descobrir a traição de seu mestre, o tornaram um tanto amargurado. Assim, ele acreditava que pessoas como ele e Itachi morreriam de modo insignificante por causa de suas ações.

O ninja possuía um senso de humor, ainda que ele fosse um tanto não-convencional. Sua filosofia de vida o levou a proteger informação a qualquer custo, inicialmente o levando a matar seus companheiros, mas também tirando sua própria vida quando necessário.

Imagem de capa do item

Curiosidades sobre Kisame

De acordo com os Databooks da série, o passatempo de Kisame é cuidar da Samehada. Quando se trata de lutas, ele não é exigente, e quer lutar com qualquer um. No total, o ninja teria completado 332 missões oficialmente. Dessas, 3 tinham ranking D, 68 tinham ranking C, 154 tinham ranking B, 78 eram de ranking A e 29 eram ranking S.

Na parte de gostos e desgostos, os livros dizem que camarão e caranguejo eram suas comidas favoritas. Por outro lado, sopa de barbatana de tubarão é o que ele menos gostava.

Mesmo sua frase favorita se relaciona à noção de força e sobrevivência frequentemente associada com os tubarões. O databook afirma que ela seria "Os fracos são carne que os fortes comem", em tradução livre. A fala é uma expressão idiomática do Japão, que tem a ver com a sobrevivência dos mais fortes.

Imagem de capa do item

O que significa o nome Kisame?

O nome Kisame em tradução literal significa "tubarão demônio", o que o relaciona a toda a temática ao redor do personagem. Isso também não é por acaso: a princípio, Masashi Kishimoto planejava fazer todos os membros da Akatsuki serem monstruosos ao invés de humanos.

Embora isso não tenha acontecido, o autor parece ter se inspirado no folclore japonês no caso de Kisame, o baseando em uma criatura chamada Samebito, um humanóide com características de tubarão.

Imagem de perfil
Melissa de Viveiros

Editora. Graduanda em Letras na UFMG. Elfa noturna em Azeroth, Au'Ra em Eorzea, apoiadora da Casa Martell em Westeros, LoLzeira noxiana e grisha etherealki. Fã de coisas demais e sempre hiperfocada em algo diferente. || @windrunning_