Akatsuki: Tudo sobre os membros e a organização de Naruto

Capa da Publicação

Akatsuki: Tudo sobre os membros e a organização de Naruto

Por Márcio Jangarélli

Akatsuki é a organização de mercenários e vilões de Naruto. Mesmo que tenham sido os principais antagonistas do anime, é quase impossível ter acompanhado as aventuras dos shinobis de Konoha e não ter se apaixonado ou, no mínimo, simpatizado com a Akatsuki. Afinal, a organização é absolutamente cativante seja em design, carisma ou história.

Mas entender a Akatsuki não é uma tarefa simples. É principalmente com esses personagens que surgiram as reviravoltas mais insanas da trama. Não é difícil encontrar super fãs de Naruto que, ainda hoje, não entendem exatamente como os mercenários liderados pelo Pain funcionavam.

Nesse artigo você confere tudo o que você precisa saber sobre a Akatsuki! Sejam versões da equipe, todos os membros, objetivos, poderes e muito mais.

O que é a Akatsuki em Naruto?

Akatsuki em sua formação em Naruto

Pain era visto como o enigmático líder da Akatsuki, mas ninguém sabia a fundo quem ou o que ele era. Os únicos rumores sobre ele falavam apenas sobre sua base, possivelmente no País da Chuva.

Quando conhecemos a Akatsuki, o grupo é formado por shinobis renegados que trabalham como mercenários em missões secretas para alguns países ninja. Além disso, eles possuíam um objetivo próprio, que é revelado mais adiante, de capturar todos os Jinchuuriki para extrair deles as Bestas de Cauda.

Eles eram vistos pelos países como uma organização extremamente perigosa e misteriosa. Os ninjas renegados mais poderosos de cada nação acabaram cruzando com a Akatsuki em algum momento e, mesmo trabalhando nas sombras pra alguns contratantes de alto escalão, poucos conheciam os ideais do grupo no início

No entanto, a Akatsuki passou por versões bem distintas. Na primeira delas, o grupo era formado por ninjas que trabalhavam para melhorar a vida das cidades atingidas por guerras shinobi – especialmente a Terceira Guerra Mundial Ninja. Já a última versão do grupo, quase não oficial, visava começar mais uma guerra entre as nações. Portanto, Akatsuki é um nome que engloba vários significados e objetivos.

Qual a primeira aparição da Akatsuki em Naruto?

Itachi e Kisame são apresentados já nos trajes icônicos da Akatsuki: o manto negro com nuvens vermelhas, chapéu de palha com sino e o anel.

Ainda que as ações do grupo comecem de verdade em Shippuden, a Akatsuki apareceu pela primeira vez na história original de Naruto. No mangá, a estreia dos vilões é no capítulo 141 , compilado no Volume 16 da publicação. Já no anime, é no episódio 81 que vemos a primeira dupla de shinobis renegados usando o manto negro de nuvens vermelhas.

Os shinobis que apresentam a Akatsuki ao público são Itachi Uchiha e Kisame Hoshigaki. Isso acontece durante o Arco da Busca pela Tsunade, pouco depois da confusão que o Orochimaru cria em Konoha no Exame Chuunin.

Enquanto o Naruto está viajando com o Jiraiya, Itachi e Kisame visitam Konoha já em busca daKyuubi. É nessa história que conhecemos o Itachi e onde o Sasuke o enfrenta pela primeira vez.

Além disso, o grupo chega em Konoha tranquilamente, detectados apenas depois que já entraram na Vila. Lá eles são interceptados por Kurenai, Asuma, Might Guy e Kakashi, todos derrotados sem muito esforço da parte do renegados. Somos apresentados também ao Tsukuyomi do Itachi, que ele usa para torturar o Kakashi, e vemos o primeiro embate entre Kisame e Guy.

Para quais países a Akatsuki já trabalhou?

Em vários momentos da história é citado que a Akatsuki trabalhou para diversas nações do mundo ninja antes de serem considerados uma ameaça geral.

A formação principal da Akatsuki, liderada pelo Pain, trabalhava como um grupo de mercenários para as nações shinobi, realizando missões secretas e obscuras. O objetivo era conseguir dinheiro, conexões e poder para expandir a organização antes de dar início ao plano envolvendo as Bestas de Cauda.

Alguns países eram clientes fiéis dos ninjas renegados.

É dito que o País da Terra era um dos principais contratantes da Akatsuki – e o próprio Tsuchikage, Onoki, confirma o caso.

O País do Trovão e o País da Água também fazem parte da lista de clientes da Akatsuki. Na verdade, a Vila da Névoa foi manipulada por algum tempo pelos renegados, quando o Quarto Mizukage, Yagura, estava sendo controlado pelo grupo.

No anime, até mesmo um lugar pequeno como a Vila das Fontes Termais contratar a Akatsuki para se livrar da ameaça do Jashinismo na região.

Isso sem contar o País da Chuva, que era controlado pelo próprio Pain.

O que significam o nome e a nuvem da Akatsuki?

A tragédia do País da Chuva é a maior influência na escolha do nome e símbolo da Akatsuki.

Junto do carisma e poderes dos membros, o que cativava na Akatsuki de primeira era o visual e o próprio nome da equipe. E eles possuem significados especiais.

O nome, Akatsuki, significa “amanhecer” e foi escolhido pelo primeiro líder da equipe, Yahiko. Vindo do País da Chuva devastado pela guerra, Yahiko esperava levar à sua terra natal e às outras afetadas pela violência ninja um pouco de paz, como um amanhecer depois de uma longa e terrível noite.

No entanto, se quebrarmos a palavra, Akatsuki possui outro significado. Como “Aka Tsuki”, o nome significa “Lua Vermelha”. Isso está ligado ao plano final do Madara e da Kaguya, na última aventura de Naruto, que é lançar o Tsukuyomi Infinito na Terra espelhando seu Sharingan na superfície da Lua – criando uma Lua vermelha.

Por sua vez, o símbolo da Akatsuki – a nuvem vermelha usada nos mantos da equipe – também possui dois significados. É uma lembrança da destruição do País da Chuva, a “chuva de sangue” que caiu por lá durante a Terceira Guerra Mundial Ninja e afetou os membros fundadores da equipe, mas também é a nuvem avermelhada do amanhecer, quando os primeiros raios de Sol invadem o céu. 

O que significa o traje da Akatsuki?

Quem não conhece o manto da Akatsuki?

Uma das características mais marcantes da Akatsuki – que rendeu e rende ainda todo tipo de cosplay – são os trajes “oficiais” do grupo. Ainda que fossem shinobis extremamente egocêntricos e que não se davam bem entre si, todos os vilões usavam o mesmo “uniforme”: um longo sobretudo/capa preta com nuvens vermelhas, um chapéu de palha cônico com um pequeno sinete, a bandana da sua vila original riscada, unhas das mãos e pés pintadas e um anel específico para cada membro.

O sobretudo preto vem da primeira encarnação da Akatsuki. Liderados pelo Yahiko, os ninjas usavam a capa para se diferenciar dos soldados shinobi na abordagem de civis e melhorar a camuflagem. Nessa versão, não havia nuvens vermelhas ainda – elas só entram quando o Nagato assume a liderança. Na segunda versão da equipe, o manto negro, agora com nuvens vermelhas, foi mantido, mais como uma forma de identificação imediata do grupo – para colocar medo no alvo logo de cara.

Já o chapéu de palha com o sinete também possuem seu propósito. Eles servem para ocultar o rosto do shinobi usando, principalmente em áreas que a Akatsuki não deseja agir, e o som do sinete é um sinal de que eles estão passando, mas também pode ser usado para conjurar um genjutsu sonoro, dependendo do usuário.

No caso da bandana riscada, essa era uma forma dos ninjas mostrarem que foram rejeitados ou rejeitam a própria vila. Shinobis com esse tipo de bandana são conhecidos como renegados e provavelmente estão sendo procurados por crimes.

A pintura das unhas das mãos e dos pés não possui propósito ou significado específico. É só um recurso estilístico usado pelo mangá e anime.

Qual é o significado dos anéis da Akatsuki?

Os anéis representam o lugar de cada shinobi nos dedos da Estátua do Demônio Exterior, usada pelo Pain para absorver os Bijuus em um ritual.

Existe muita curiosidade sobre os anéis que os integrantes da Akatsuki usavam. Cada um possuía um anel diferente, com um símbolo diferente, para um dedo diferente, que também representava a sua posição na Estátua Demoníaca do Caminho Exterior durante a extração de Bijuus.

No entanto, ainda que os anéis parecessem importantes e insubstituíveis, nunca foi revelada a sua importância, seja no anime ou mangá. Devia haver algum plot envolvendo os anéis, afinal vemos membros da Akatsuki retornando para locais de batalha para recuperar os anéis daqueles que morreram, mas isso não foi levado adiante.

Porém, cada um dos anéis possuia símbolos ligados ao Kuji-in, um conjunto de nove posturas/selos de mão usados no Shugendô. Apenas oito dos selos foram representados de alguma forma nos anéis – o único que sai do padrão é o do Pain.

Os anéis da Akatsuki são divididos da seguinte forma (dedo, símbolo, cor, usuário):

Polegar Direito –  “Zero” (rei), roxo acinzentado; usado pelo Pain

 

Polegar Esquerdo – “Joia” ou “Bola” (gyoku), roxo; usado pelo Sasori e pelo Tobi

 

Indicador Direito – “Azul” e “Verde” (ao, sho), verde-azulado; usado pelo Deidara

 

Indicador Esquerdo – “Três” (san), laranja; usado pelo parceiro antigo do Kakuzu e pelo Hidan

 

Dedo Médio Direito – “Branco” (byaku, haku), branco; usado pela Konan

 

Dedo Médio Esquerdo – “Norte” (hoku), verde-escuro; usado pelo Kakuzu

 

Anelar Direito – “Escarlate” (shu), vermelho; usado pelo Itachi

 

Anelar Esquerdo – “Sul” (nan), amarelo; usado pelo Juzo no anime e pelo Kisame

 

Mindinho Direito – “Javali” (gai), verde; usado pelo Zetsu

 

Mindinho Esquerdo – “Céu” e “Vácuo” (kū), azul acinzentado; usado pelo Orochimaru

Qual é o objetivo da Akatsuki?

Quanto aos objetivos da Akatsuki, depende muito da versão que estamos falando do grupo. Em comum, dá para dizer que todas as versões do grupo mostradas em Naruto traziam como ideal alcançar algum conceito de paz mundial – de forma distorcida ou não.

Em Boruto, a ideia foge dessa linha intencionalmente.

Conhecemos quatro iterações “oficiais” da equipe entre Naruto e Boruto e cada uma delas possui um caminho distinto.

A AKATSUKI DO YAHIKO

A Akatsuki do Yahiko.

A primeira versão da Akatsuki é a liderada pelo Yahiko, criada por órfãos da Terceira Guerra Mundial Ninja no País da Chuva. Este grupo não era vilanesco e buscava ajudar os países atingidos pelas guerra shinobis. Yahiko, Nagato e Konan começam o grupo depois que seu treinamento com Jiraiya termina e logo eles ganham fama nas regiões afetadas pela destruição.

Depois de presenciar o despertar do Rinnegan do Nagato, Yahiko passou a acreditar que o amigo seria o grande salvador do mundo, que finalmente encontraria um caminho para tirar a sociedade ninja do ciclo da guerra. A sua versão da Akatsuki visava, então, seguir o Nagato nessa jornada, para ajudá-lo construir esse novo mundo, enquanto ajudava os países necessitados.

A AKATSUKI DO PAIN

Nagato passa a usar o corpo de Yahiko como seu avatar principal do Pain.

Depois da morte do Yahiko, Nagato assume a liderança da Akatsuki e seu objetivo fica distorcido pelo ódio do rapaz pelo mundo shinobi que lhe tirou seu país, sua família e seus amigos. E pelas manipulações do Obito.

Dessa forma, a Akatsuki passa a recrutar ninjas renegados e o grupo começa a trabalhar como mercenário para adquirir poder e dinheiro. O objetivo do Nagato agora é o de atingir o mundo shinobi com um massacre tão violento e incomparável que geraria medo na população e cessaria as guerras por um período de tempo. Isso funcionaria como um ciclo e esse poder seria usado no futuro novamente, causando o mesmo efeito.

Manipulado por Obito, Nagato foi levado a caçar os Bijuus e Jinchuurikis, acreditando que esse poder magnânimo seria alcançado quando obtivesse todas as Bestas de Cauda. Ele não fazia parte dos planos mais obscuros de Obito e Madara.

A AKATSUKI DO OBITO

O rosto por trás da máscara era o de Obito Uchiha.

Quando Nagato se sacrifica e a Konan abandona a Akatsuki, quem sai das sombras para assumir o posto de líder é Obito Uchiha, na época Tobi. Aqui, o objetivo final da Akatsuki é revelado, envolvendo os Bijuus e todo o mundo Shinobi

Obito seguiu as indicações de Madara Uchiha para traçar seu plano – e foi manipulado pelo Zetsu no percursso. Seu objetivo era reunir todas as Bijuus para se tornar o Jinchuuriki do Juubi, o Dez Caudas.

Com esse poder, ele seria, então, capaz de acordar a Árvore Divina – que era uma das formas do próprio Juubi – e lançar o Tsukuyomi Infinito no mundo todo, espelhando seus olhos na superfície lunar. Para ele, só assim a sociedade shinobi teria paz: em uma ilusão eterna.

Ele quase consegue concretizar seus planos, mas perde para o Naruto, meio que desiste dos seus planos e também é “traído” pelo Madara ressuscitado.

A AKATSUKI DO SHIN

Depois dos eventos da Quarta Guerra Mundial Ninja, parecia que a Akatsuki tinha sido eliminada de vez. Mas durante as aventuras de Boruto, alguém tentou fazer o grupo renascer – com outro objetivo.

Em Boruto, Shin Uchiha, um experimento do Orochimaru com os genes Uchiha, tenta refazer a Akatsuki com seus clones. Nesta iteração, no entanto, Shin entendeu errado todos os conceitos dos grupos anteriores e estava planejando algo que ia contra o que os líderes passados queriam.

Shin acreditava que a Akatsuki devia trazer a guerra de volta ao mundo ninja. Depois dos eventos de Naruto, os shinobis estavam vivendo um longo período de paz e Shin queria por fim nisso. De acordo com ele, sem a guerra, o ser humano não consegue evoluir, fica estagnado e longe do seu ápice. Trazer os conflitos de volta seria o caminho correto para o aprimoramento humano.

Quem são os membros da Akatsuki?

A Akatsuki passou por três versões bem diferentes em Naruto e cada uma delas contou com membros e interesses distintos. Agora, vamos relembrar cada iteração da organização, seus membros, história e poderes.

Começando pelo nascimento da Akatsuki:

AKATSUKI DO YAHIKO

Yahiko

Ele foi o fundador da Akatsuki, juntamente com o Nagato e a Konan. Órfão da Terceira Guerra Mundial Ninja, Yahiko foi acolhido e treinado pelo Jiraiya e se tornou um poderoso shinobi.

Por conta da fama que o grupo estava alcançando, a Akatsuki chama a atenção de Danzo, da Folha, e Hanzo, da Chuva. Eles montam uma emboscada para a Akatsuki onde o próprio Hanzo e seu exército elimina boa parte dos shinobis, incluindo Yahiko.

Poderes: Não vemos muito das batalhas do Yahiko na história, só sabemos que ele era poderoso, carismático e lembrava o Naruto.

Yahiko usa liberação de Água em seus ataques principais e até Fogo e Vento em alguns momentos, sugerindo uma grande maestria no controle e manipulação do chakra. O rapaz também carrega uma espada consigo, sugerindo que pode usar kenjutsu.

Status: Morto. Yahiko foi assassinado durante a emboscada de Hanzo aos membros da Akatsuki.

Konan

Parte do trio fundador da Akatsuki, Konan é a única kunoichi da equipe em qualquer formação. Assim como Yahiko, ela foi treinada pelo Jiraiya e descobriu seu talento com ninjutsu e como ninja sensorial.

Konan é uma das sobreviventes da emboscada criada por Hanzo para a Akatsuki. É ela quem acalma e cuida do Nagato depois do final trágico da batalha. A kunoichi passa a ser o braço direito do Pain a partir daí.

Poderes: Durante esse período, Konan se mostrou extremamente habilidosa com a manipulação de chakra – tanto que criou um estilo muito próprio estilo de jutsu, a “Dança do Shikigami”. 

Convertendo seu chakra em papel, Konan pode transformar todo seu corpo em diferentes tipos de dobradura e origami. Ela também conseguiu dominar as liberações de Vento, Água, Terra e Escuridão e ainda treinou para se tornar uma kunoichi sensorial.

Status: Continuou para a próxima iteração do grupo.

Nagato

O membro mais tímido e importante do trio fundador da Akatsuki, Nagato é aquele que carrega o Rinnegan e que fez Yahiko acreditar que o mundo poderia encontrar a paz algum dia. Jiraiya também acreditava que talvez ele seria o “garoto da profecia” que recebeu do Sapo Ancião.

Durante a emboscada de Hanzo, depois que Yahiko se suicida para salvá-los, Nagato surta e perde o controle dos poderes do Rinnegan. A Estátua do Demônio Exterior é invocada, eliminando o exército inimigo e absorvendo a vitalidade do rapaz.

Nagato é salvo por Konan e assume a identidade de Pain, auxiliado pela moça e pelo Obito na reconstrução da Akatsuki.

Poderes: Nagato vai muito além do Rinnegan. Ele vem do clã Uzumaki e possui naturalmente uma quantidade gigantesca de chakra e mais resistência. Em seu ninjutsu, ele domina todas as formas básicas de liberação e escuridão. E ele também é um ninja sensorial.

Nessa época, Nagato ainda não dominava o Rinnegan completamente. Na verdade, ele descobriu parte da extensão dos seus poderes justamente quando essa Akatsuki foi eliminada.

Status: Continuou para a próxima iteração do grupo.

Além do trio principal, essa versão da Akatsuki contava com vários ninjas sobreviventes da guerra, que também aspiravam pela paz. Alguns nomes que apareceram no mangá e anime foram Daibutsu, Kie e Kyüsuke. Todos eles foram mortos durante a emboscada do Hanzo ao grupo.

 

AKATSUKI DO PAIN

Pain

Seguindo a obliteração da Akatsuki original e a morte do Yahiko, Nagato desperta de vez seus poderes do Rinnegan, assume como líder da Akatsuki – sendo manipulado pelo Tobi nas sombras – e muda seu objetivo: agora ele quer fazer o mundo conhecer sua dor.

Em dupla com a Konan, ele dificilmente atua diretamente nas missões da Akatsuki por conta da fragilidade do seu corpo principal. No anime, vemos os dois caçando Bijuus como os outros membros do grupo, mas esses são episódios fillers.

Nagato controla tudo de sua base na Vila da Chuva e se comunica com os outros membros da Akatsuki com a ajuda do Zetsu. Quase nenhum de seus companheiros de organização conhece a verdade sobre seus poderes e corpos e quando ele precisa aparecer pessoalmente, ele usa o corpo Tendo – que era o Yahiko.

Poderes: Nessa fase, Nagato conseguiu dominar os poderes do Rinnegan, ainda que isso tenha deixado seu corpo fragilizado. Ele começa usar a Estátua do Demônio Exterior para acumular o chakra dos Bijuus e usa seis corpos como marionete, para dividir os “Caminhos” do Rinnegan.

Os Seis Caminhos do Pain (e a Konan).

Durante missões, o corpo original do Nagato fica escondido em uma região próxima ao alvo, de grande altitude. Dessa forma, ele consegue dispersar seus comandos entre os seis corpos do Pain via transmissores de chakra. Ele consegue ver e ouvir tudo o que os Seis Caminhos compartilham entre si simultaneamente e seu controle sobre eles é absoluto.

Geralmente, durante as missões, é a Konan quem guarda o corpo original do Pain. Em último caso, a máquina especial que auxilia o Nagato possui uma arma escondida que atira transmissores de chakra no inimigo. Caso acerte, o alvo é imobilizado pelo poder do Rinnegan.

Falando sobre o Seis Caminhos do Rinnegan, cada um deles possui uma habilidade muito única. É importante notar que esses poderes não precisam necessariamente ser separados em corpos diferentes. Um usuário saudável do doujutsu consegue concentrar todos eles em seu corpo original e usá-los em conjunto.

No caso do Nagato, sua saúde não permite isso, mas, no fim da história, quando ele volta dos mortos como Edo Tensei, o vemos usando essas habilidades em conjunto – e é devastador.

O Seis Caminhos do Rinnegan são: 

  • Tendo, com um poderoso ninjutsu de atração e repulsão;
  • Shurado, que possui modificações corporais assustadoras e força e defesa aprimoradas; 
  • Ningendo, capaz de ler a mente das pessoas com um toque e remover suas almas; 
  • Chikushodo, especialista em invocações e selos; 
  • Gakido, que pode absorver todas as formas de chakra; 
  • Jigokudo, que permite a invocação do Rei do Inferno – uma divindade que preside sobre vida e morte e é capaz de “reconstruir” os outros Caminhos.
  • Ainda há um sétimo caminho para o usuário de Rinnegan: Gedo, que lhe permite controlar vida e morte através do Rei do Inferno.

Status: Morto. Nagato, o Pain original, se sacrifica para ressuscitar os mortos de Konoha. Os outros caminhos do Pain foram derrotados pelos Naruto e os ninjas da Vila.

Konan

Sobrevivendo ao ataque de Hanzo, Konan dedica sua vida a cuidar de Nagato para fazer com que o sonho de Yahiko se concretizasse um dia.

Assim, ela também aprimora suas habilidades e atua como a vice-líder da Akatsuki. Konan aperfeiçoa principalmente suas habilidades sensoriais, para esconder e proteger ao máximo o corpo original do Pain.

Ela estava presente durante a discussão entre Nagato e Naruto e, assim como o amigo, acredita nas palavras do shinobi de Konoha. Seguindo os eventos do ataque à Vila da Folha, Konan deixa a Akatsuki e passa a planejar uma maneira de derrotar Tobi.

Status: Abandona a Akatsuki depois da morte do Pain. Morta em combate contra o Tobi.

Sasori

Um grande nome da Vila da Areia, Sasori era considerado o maior mestre de marionetes do mundo ninja e se tornou obcecado pela “perfeição atemporal” de suas criações. Ele é neto de Chiyo, uma lendária kunoichi da Areia, que o criou depois que seus pais foram mortos no campo de batalha por ninjas de Konoha.

A obsessão de Sasori o leva a construir um novo tipo de marionete, feitas a partir de cadáveres de shinobis. Essas marionetes especiais retém as habilidades especiais que aqueles ninjas carregavam em vida, são mais resistentes e extremamente poderosas. Verdadeiras armas de destruição em massa.

Com o tempo, Sasori fica cada vez mais descontente com as fraquezas de um mestre de marionetes durante uma batalha. De acordo com seu pensamento, o corpo frágil do shinobi, em contraponto com a grandeza das marionetes, é o maior ponto fraco desse estilo de combate. Dessa forma, ele começa a trabalhar em formas de eliminar esse problema e termina por transformar seu próprio corpo em uma marionete, controlada por um núcleo vivo alocado no peito.

Sasori deixa a Vila da Areia depois de ficar desiludido com a fragilidade humana e ter seu trabalho com marionetes “orgânicas” questionado. Ele se torna um ninja renegado e começa atuar como um mercenário nas sombras. Anos depois ele é recrutado para Akatsuki pela Konan, depois de perder um duelo contra a kunoichi.

Poderes: Sasori é um dos maiores mestres de marionete de Naruto. Não só sua capacidade de manipulação é assustadora, como suas criações – feitas com cadáveres de ninjas poderosos – lhe permitem usar todo tipo de ninjutsu. Ele também usa um veneno especial em todas as suas lâminas e possui pergaminhos com ninjutsus selados guardados em sua marionete principal.

Técnica Vermelha Secreta: Performance das Cem Marionetes.

Para proteger sua marionete principal, Sasori geralmente se esconde dentro do Hiruko, um de seus bonecos mais resistentes. Hiruko possui uma cauda de aço banhada em veneno e seu corpo é recheado com todo tipo de arma – a maioria venenosa.

Uma de suas marionetes mais poderosas é a feita com o corpo do Terceiro Kazekage. Ela permite que o Sasori use a habilidade especial do shinobi, que manipulava areia de ferro enquanto vivo. Sasori foi o responsável pelo desaparecimento e morte desse Kazekage.

Sua técnica principal, capaz de derrubar um país, é a Técnica Vermelha Secreta: Performance das Cem Marionetes. Como o nome pode sugerir, esse jutsu invoca cem das marionetes especiais do Sasori – uma coleção de armas brutais. Ele consegue controlar todas ao mesmo tempo com os fios de chakra que saem do núcleo vivo de sua marionete principal.

Status: Morto em batalha por Chiyo, da Vila da Areia, e Sakura.

Orochimaru

Sim, você não leu errado. O Orochimaru fazia parte da Akatsuki e era a dupla do Sasori nas missões do grupo. Isso acontece em algum momento após ele deixar a Vila da Folha e se tornar um renegado. No entanto, a participação dele na equipe não dura muito.

Orochimaru usa a Akatsuki tanto para se proteger de Konoha, quanto para avançar em suas pesquisas macabras e aumentar seu poder. Na organização, ele atua junto do Sasori por algum tempo. As coisas ficam um pouquinho complexas quando o Itachi também se junta à Akatsuki e o objetivo do Sennin das Cobras passa a ser capturá-lo, em sua obsessão pelos Uchiha.

Quando ele tenta, porém, é preso no genjutsu do Itachi e é derrotado. Por isso, sua fixação nos Uchiha e no Sharingan cresce e ele abandona o grupo em busca de um novo corpo e de mais poder. Sasori, enraivecido pela deserção do parceiro, envia o Kabuto como agente adormecido para investigar e monitorar Orochimaru.

Poderes: É difícil dizer o que o Orochimaru não consegue fazer, não é mesmo? Como um dos Três Sennins de Konoha, treinados pelo Sandaime, ele é um mestre em ninjutsu, taijutsu, genjutsu, em armas e venenos, senjutsu… enfim, é bastante coisa.

A investida do Orochimaru contra o Itachi não deu muito certo.

Talvez os principais poderes do Orochimaru sejam suas modificações corporais vindas de suas pesquisas, que o tornaram mais resistente, poderoso e praticamente imortal, e seu senjutsu. Dos três Sennins, ele é o que dominou melhor a energia da natureza e a usa de formas inusitadas.

Orochimaru também possui contrato com as cobras e pode invocar todo tipo de serpente para atacar, incluindo a gigantesca Manda. Ele ainda é um dos shinobis mais perigosos e poderosos do mundo ninja. Seu grande diferencial é sua inteligência absurda e as formas que ele encontra de aplicá-la.

Status: Vivo. Abandonou a Akatsuki e passou um tempinho morto, mas isso está no passado.

Deidara

Depois da passagem turbulenta do Orochimaru pela Akatsuki, quem assume o papel de dupla do Sasori é o Deidara, renegado da Vila da Pedra. 

No passado, ele fazia parte do esquadrão de bombardeios da Vila, mas encontrou sua verdadeira paixão quando roubou um ninjutsu proibido que lhe ensinou a imbuir chakra em substâncias – começando assim a criar suas esculturas explosivas de argila. 

Fugindo da Vila, ele foi forçado a entrar para a Akatsuki pelo Itachi, depois de perder um duelo contra o ex-ninja da Folha, e se tornou o membro mais jovem da equipe.

Poderes: Deidara nasceu de uma linhagem com kekkei gekkai de liberação de chakra explosivo. Isso por si só já o torna um ninja formidável, mas ele foi atrás de mais poder, roubando um jutsu proibido de sua vila.

Bomba suicida do Deidara.

Com esse kinjutsu, Deidara conseguiu as bocas em suas mãos e peito e a habilidade de imbuir seu chakra explosivo em substâncias “moldáveis”, como a argila. Assim, ele se tornou capaz de criar suas bombas especiais.

O kinjutsu também permite que, em um ataque suicida, Deidara transforme seu próprio corpo em uma bomba ao dar argila o suficiente para a boca em seu peito. 

Ainda, Deidara treinou seu olho esquerdo para ser resistente ao genjutsu do Sharingan. Depois de perder para o Itachi e ser obrigado a entrar na Akatsuki, o shinobi desenvolveu um ódio mortal aos Uchiha e seu dojutsu. Assim, ele se dedicou a aprimorar um de seus olhos para negar a habilidade do Sharingan, esperando uma segunda chance de lutar contra o companheiro de Akatsuki.

Status: Morto. Transformou seu corpo em bomba para tentar eliminar Sasuke Uchiha.

Tobi 

E como o Deidara foi um substituto na dupla com o Sasori, o Tobi entrou no lugar do mestre de marionetes depois de sua derrota. Ele já trabalhava para a Akatsuki como um ajudante, mas foi oficializado como membro depois dos eventos na Vila da Areia.

Claro, sabemos bem quem o Tobi é, mas antes de se assumir como o verdadeiro líder da Akatsuki, ele surgiu apenas como um personagem bobão que parecia ter alguma habilidade que o tornava intangível – e usava uma máscara bem, bem resistente.

Tobi age dessa forma até o momento da morte do Nagato e do Itachi – que acontecem em períodos muito próximos. Depois disso, ele começa a usar a identidade de Madara Uchiha, tenta recrutar o Sasuke para a Akatsuki, enfrenta a Konan, quando a kunoichi deserta a organização, e declara a Quarta Guerra Mundial Ninja durante a reunião dos cinco Kages.

Status: Continuou para a próxima versão da equipe.

Kakuzu

Provavelmente o membro mais velho da Akatsuki, Kakuzu é um ninja renegado da Vila da Cachoeira e está vivo desde a época do Primeiro Hokage, Hashirama Senju – que até já foi um de seus alvos como mercenário.

Kakuzu possui uma longa, longa vida devido às suas habilidades especiais – vindas de um jutsu proibido roubado da Vila da Cachoeira. Ele sempre trabalhou como mercenário solo até entrar para a Akatsuki. Ali, sua prioridade era fazer ainda mais dinheiro com suas missões e ele continuou tentando trabalhar sozinho, mesmo que fosse obrigado a atuar em dupla.

Ele é um dos membros mais problemáticos da Akatsuki, quando matou quatro companheiros em seus surtos de raiva. Dessa forma, seu parceiro final designado foi o Hidan, alguém que ele não conseguiria matar e por quem nutria um desprezo mútuo.

Poderes: Em posse dos jutsus proibidos de sua aldeia natal, Kakuzu se tornou um monstro. Ele dominou uma técnica chamada “Jiongu”, que transforma seu corpo em um emaranhado de fios, como uma boneca de retalhos, e lhe permite estender sua vida e poderes colecionando os corações de outros ninjas. Por isso, a expectativa de vida do mercenário não pode ser medida e ele domina jutsus de cada uma das naturezas principais.

A forma verdadeira do Kakuzu e seus corações.

O Jiongu do Kakuzu armazena esses corações em suas costas, representados por uma máscara. Ele consegue usar cada um deles de maneira individual, pode separá-los de seu corpo e para criar “soldados de fios” e herda o chakra e habilidades de suas vítimas.

No embate contra a Vila da Folha, vemos quatro máscaras: Relâmpago, Vento, Fogo e Água. Além disso, ele consegue combinar os elementos entre as máscaras, gerando jutsus ainda mais devastadores.

É importante notar que ele não é poderoso apenas pelo Jiongu. É necessário ser um ninja muito habilidoso para dominar uma técnica proibida dessa forma e vemos Kakuzu lutando como um mestre em taijutsu e estratégia.

Status: Morto na batalha contra os Times 7 e 10 de Konoha. Finalizado pelo Kakashi.

Hidan

Mais problemático que o Kakuzu na “dupla zumbi”, o Hidan é um sacerdote de Jashin e praticamente um boneco voodoo vivo. Ele é um ninja renegado da pequena Vila das Fontes Termais e um seguidor do Jashinismo, o culto que lhe concedeu seus poderes especiais e a pseudo-imortalidade.

Hidan é um dos membros mais novos na Akatsuki do Pain, escolhido como par do Kakuzu exatamente por não poder ser morto de maneiras convencionais. Frustrado com a decadência de sua aldeia, que estava em processo de deixar de ser uma vila ninja para se tornar um ponto turístico, Hidan mata seus vizinhos e pessoas próximas e entra para o culto de Jashin que, segundo ele, é a divindade da destruição e da morte.

No culto de Jashin, Hidan se torna a arma perfeita do Jashinismo depois de passar por experimentos e treinar as habilidades secretas do grupo. Praticamente imortal e capaz de infligir morte e destruição de uma maneira nunca vista antes, ele começou a “espalhar a palavra” de sua divindade pelas regiões da Vila das Fontes Termais.

Seguindo o anime, a Vila das Fontes Termais contrata a Akatsuki para eliminar o culto de Jashin e Hidan. Konan e Kakuzu foram despachados para o trabalho. Na caça, eles enfrentam Hidan, que desenvolve certo interesse pela “imortalidade” de Kakuzu e até destrói um de seus corações. No fim, Konan o convida para integrar o grupo mercenário e ele aceita.

Poderes: As principais habilidades do Hidan vem dos jutsus proibidos ensinados pelo culto de Jashin.

O círculo de Jashin e a foice especial do Hidan.

Sua imortalidade foi alcançada através dos experimentos feitos pelos sacerdotes do Jashinismo, impedindo sua morte por “maneiras comuns”. A forma mais eficiente de eliminar o Hidan é por falta de nutrição – ou seja, fome. Além disso, seu corpo pode ficar “inutilizado” se sua cabeça for decepada.

Seu poder principal é a maldição de Jashin. Enquanto permanece em um círculo do Jashinismo, se consumir o sangue do alvo, Hidan conecta seu corpo e sensações ao do oponente e se torna um boneco voodoo vivo. Qualquer ataque que ele sofra será refletido no outro e, como ele é virtualmente imortal e sádico, essa situação geralmente encerra suas batalhas.

Hidan também é ótimo com taijutsu e usa sua foice especial para atacar no início, tentando ao máximo tirar sangue do inimigo para o ritual. Ele também usa a foice para torturar e finalizar o alvo quando a maldição está em andamento.

Status: Ao contrário do que pode parecer, Hidan está morto

 

No mangá Konoha Shinden, é revelado que ele poderia morrer por falta de nutrição. Durante a batalha contra Shikamaru, Hidan tem sua cabeça decepada e enterrada, o impedindo de se regenerar ou se alimentar. Assim, o ninja de Konoha causou sua morte, mesmo não estando totalmente ciente disso.

Itachi

O membro mais famoso da Akatsuki e um dos mais queridos da franquia Naruto, Itachi Uchiha possui uma trajetória sem igual.

Itachi foi um dos maiores nomes dentre os ninjas de Konoha. Prodígio, ele dominou seu Sharingan e alcançou os maiores rankings da vila quando ainda era muito jovem. Ele foi o maior Uchiha de sua geração, fez parte da Anbu, despertou o Mangekyou Sharingan e foi responsável pelo extermínio de seu próprio clã.

Quando o Clã Uchiha estava planejando um golpe de estado em Konoha, Itachi foi encarregado por Danzo de eliminar os Uchiha pelas sombras. Danzo lhe dá a escolha de aceitar a missão e manter Sasuke, seu irmão, vivo ou de negar e ser morto junto do clã e do caçula. Itachi aceita o trabalho.

Antes do ataque, no entanto, Itachi descobre uma figura misteriosa rondando Konoha. Acreditando ser Madara Uchiha por trás da máscara, o rapaz encontra Tobi planejando um novo ataque à Vila. Itachi oferece uma aliança ao mascarado para eliminar o Clã Uchiha, em troca de deixar a aldeia e seu irmão em paz. Assim, os dois assassinam os Uchiha.

Porém, antes de seguir com o Tobi, Itachi se reúne com o Hokage, que lhe incumbe uma nova missão: deixar a Vila como renegado, se infiltrar na Akatsuki e proteger Konoha por dentro. Aceitando a missão, Itachi se junta à Akatsuki.

Poderes: Itachi é um ninja prodígio, especialista em ninjutsu, genjutsu e taijutsu. Com 12 anos eles se tornou capitão da Anbu por conta de suas habilidades. Ele também é um mestre do Sharingan e do Mangekyou, ainda que o último tenha lhe custado sua saúde.

O Susanoo do Itachi.

Itachi nunca “evoluiu” do Mangekyou tradicional para o eterno, fazendo com que seu corpo fosse afetado pelas exigências extremas de seus jutsus. É por isso que em suas aparições no anime, principalmente em Shippuden, ele está doente. Mesmo assim, ele era capaz de usar o Amaterasu, o Tsukuyomi e o Susanoo com potência total. 

A forma de seu Susanoo é uma das mais especiais mostradas em Naruto, quando ele porta a Espada de Totsuka, capaz de selar qualquer coisa que corta, e o Espelho de Yata, um escudo que reflete todo tipo de jutsu.

Além disso, Itachi foi treinado em bukijutsu – luta com armas ninja – e foi um dos melhores estrategistas de sua geração.

Status: Morto durante a luta contra Sasuke Uchiha pela doença causada por uso excessivo do Mangekyou Sharingan.

Juzo Biwa

Exclusivo do anime de Naruto, Juzo Biwa foi o parceiro do Itachi antes da chegada do Kisame no grupo. Ninja renegado da Vila da Névoa e membro dos lendários Sete Espadachins da aldeia, Juzo carregava a Kubikiribocho, a espada gigante icônica que, depois, foi usada por Zabuza Momochi e pelo Suigetsu.

Conhecido por sua brutalidade no campo de batalha, Juzo encontrou o time de Might Guy pouco tempo depois da Terceira Guerra Mundial Ninja. Os jovens de Konoha foram salvos por Duy, pai de Guy, que sacrificou sua vida para parar Biwa. Por conta desse incidente, Juzo se torna um ninja renegado pela Névoa e se junta à Akatsuki.

Poderes: Juzo foi um dos ninjas mais poderosos da Vila da Névoa. Sua habilidade e brutalidade com a espada tingiram vários campos de batalha de vermelho. Com a Kubikiribocho, que regenera sua lâmina com o sangue de suas vítimas, ele se tornou uma lenda entre os espadachins.

Também, Biwa possuía uma resistência quase inumana, o fazendo sobreviver ao ataque dos Oito Portões de Might Duy. Ele ainda usava ninjutsus de natureza água, principalmente para auxiliar seus ataques de espada e confundir o oponente.

Status: Morto. Juzo foi derrotado em um confronto contra Yagura, o Quarto Mizukage, atingido por uma Bijuu Dama do Três Caudas.

Kisame

Depois do Juzo, outro Espadachim da Névoa se tornou parceiro do Itachi: Hoshigaki Kisame, o “Monstro da Névoa Oculta”.

Kisame se torna um dos Sete Espadachins depois de matar seu superior, Fuguki Suikazan, que carregava a Samehada. Nessa época, a Vila da Névoa já era controlada pela Akatsuki através do Quarto Mizukage. É assim que o shinobi conhece o Obito – se passando por Madara – que lhe convida para o grupo lhe contando sobre o plano do Tsukuyomi Infinito.

Quando alguns de seus crimes são descobertos, Kisame deixa a Vila da Névoa como renegado e se junta à Akatsuki, jurando lealdade ao plano final de Madara Uchiha.

Poderes: Kisame está entre os membros mais poderosos da Akatsuki. Suas habilidades com ninjutsu e taijutsu são monstruosas, mas quando ele usa sua espada, a Samehada, seu potencial vai muito, muito além, lhe conferindo o título de “Besta sem Cauda”.

A fusão aterrorizante entre Kisame e Samehada.

O renegado da Névoa possui naturalmente reservas de chakra gigantescas e uma resistência de aço. Kisame é mestre na liberação de água e usa seus jutsus principalmente para favorecer seus ataques com a Samehada e seu estilo aquático, mas também consegue capturar seus alvos em prisões de água para sufocá-los.

Ele também é um mestre em taijutsu e kenjutsu, tanto que bateu de frente com outros personagens absurdamente fortes nesses estilos e saiu vivo. Antes da Akatsuki, Kisame usava uma katana normal, mas foi com a Samehada que ele atingiu o nível “monstro”.

A Samehada possui uma ligação simbiótica com o Kisame. Esta é uma arma que absorve o chakra de seus alvos e o redireciona para seu mestre se necessário. Se fundindo parcialmente com a arma, Kisame consegue regenerar ferimentos e restaurar suas reservas de chakra completamente.

Se um inimigo é forte o suficiente, ele pode testemunhar a “forma final” do Kisame. A fusão completa entre o ninja e a Samehada lhe transforma em um homem-tubarão monstruoso, aumentando sua força, velocidade, resistência e chakra. 

Status: Sobrevive até a próxima formação do grupo.

Zetsu

O membro mais enigmático da Akatsuki do Pain. Nessa formação o Zetsu age mais em “dupla”, com Zetsu Branco e Negro juntos, do que separado. Durante esse período, pouco se sabia sobre o personagem ou como funcionavam suas “divisões”.

Na Akatsuki do Pain, o Zetsu age como um “mensageiro” do líder, como espião e para eliminar evidências e corpos das missões da organização.

Existia um rumor entre os fãs de que ele seria um ninja renegado da Vila da Grama, o que acabou sendo desmentido tempos depois.

Poderes: Nessa versão da Akatsuki, o Zetsu demonstrou uma habilidade de separação em dois corpos, regeneração, fusão com o terreno – principalmente madeira – e a possibilidade de gravar e transmitir cenas com o olho do Zetsu Negro.

Status: Sobrevive até a próxima formação do grupo.

 

AKATSUKI DO OBITO

Obito

Na reta final de Shippuden, descobrimos que o verdadeiro líder da Akatsuki era ninguém menos que Obito Uchiha, antigo parceiro de equipe do Kakashi em sua juventude, que foi tido como morto depois de um acidente durante uma missão.

Obito foi resgatado por Madara que, no final de sua vida, estava em busca de alguém para levar seu plano adiante e, um dia, ressuscitá-lo. O Uchiha mais velho usa das células de Hashirama Senju e dos Zetsus Brancos para salvar o jovem shinobi e, então, passa a manipular o rapaz.

Seguindo várias tragédias orquestradas por Madara e pelo Zetsu Negro, Obito dedica sua vida a fazer o plano de seu novo mestre se concretizar. Depois da morte de Madara, ele recolhe seus olhos com o Rinnegan desperto e os transplanta em um hospedeiro da Vila da Chuva, descendente da linhagem Uzumaki, com chakra o suficiente para carregar e evoluir o doujutsu.

Anos depois, Obito retorna para a Vila da Chuva para controlar as ações do jovem com quem deixou o Rinnegan. Depois da tragédia com Hanzo da Salamandra, ele auxilia Nagato e Konan na recuperação da batalha e coloca os dois no caminho dos planos de Madara. Assim, os três passam a usar o nome do antigo grupo do Yahiko, Akatsuki, para promover sua nova cruzada.

Nesse meio tempo, Obito resolve controlar tudo das sombras e assume a persona de Tobi, mascarando suas intenções e agindo como um membro de baixa patente da Akatsuki. Quando o grupo começa a ser derrotado, Obito volta a agir e tenta recrutar Sasuke Uchiha para seus objetivos. 

Ao conseguir a maioria dos Bijuus, Obito declara a Quarta Guerra Mundial Ninja contra as nações shinobis e assume de vez o controle da Akatsuki. Nessa época, a organização possuía poucos membros restantes e Sasuke e a Taka se tornam desertores, mas Obito segue com a guerra, contando agora com um exército de Zetsus.

Poderes: É difícil falar dos poderes do Obito porque ele evolui muito ao longo da história. De início, sendo um Uchiha, ele domina o Sharingan e o Mangekyou e seus olhos possuem uma técnica especial extremamente poderosa: o Kamui.

Forma Jinchuuriki do Obito.

Esse jutsu consegue transportar qualquer coisa para uma dimensão paralela vazia ou trazer coisas de lá instantaneamente. Obito usava o Kamui para parecer intangível, transportando partes de seu corpo para outra dimensão no momento do ataque.

Por conta de um acidente durante suas missões shinobi, o rapaz teve toda a parte direita de seu corpo esmagada. Ele foi salvo por Madara, que usou as células do Hashirama e o Zetsu branco para curá-lo. Assim, metade do corpo do Obito possui características especiais.

Essa “cura” lhe garantiu mais reservas de chakra, resistência, força, regeneração acelerada e habilidade de liberação de madeira. Obito também não precisaria mais de nutrientes para sobreviver. Por ser artificial, se essa parte de seu corpo for danificada, ele pode substituí-la depois.

Sob a orientação de Madara, Obito passa por um treinamento pesado para se tornar o pupilo ideal. Ele cresce como um mestre em kenjutsu e na liberação de fogo e yin-yang. O rapaz também aprende o básico de todas as outras liberações de natureza e domina a liberação de madeira.

Com a liberação de madeira, junto das células do Hashirama e seu Sharingan, Obito é capaz de subjugar Bestas de Cauda e de se tornar hospedeiro do Rinnegan de seu mestre. Tudo isso foi preparado para que ele se tornasse o candidato perfeito para Jinchuuriki do Dez Caudas.

Quando ele, enfim, absorve o Dez Caudas e implanta o Rinnegan em si, seus poderes vão além de qualquer expectativa. Ele se torna capaz de invocar os Seis Caminhos do doujutsu, usando os antigos Jinchuuriki como hospedeiros, pode voar, conjurar braços de chakra, Bijuu Damas, usar todo tipo de liberação da natureza e também controla o Dez Caudas.

Status: Morto pela Kaguya durante o final da Quarta Guerra Mundial Ninja.

Zetsu

Descobrimos que os Zetsus são entidades “separadas” nos arcos finais do anime. Enquanto o Zetsu Negro é uma “manifestação física da vontade” de Kaguya Otsutsuki, o Zetsu Branco é uma das vítimas do Tsukuyomi Infinito da Deusa Coelho, de mais de um milênio antes da história de Naruto.

Depois de ser separado de Kaguya, o Zetsu Negro vai até a Estátua do Demônio Exterior e “extrai” uma de suas vítimas para se fundir. Assim surge os Zetsus Braco e Negro, com duas personalidades e corpos distintos em um só. Por conta do envolvimento com o Tsukuyomi, a parte Branca retém lealdade à Kaguya e é capaz de usar a liberação de madeira.

No entanto, não existe apenas um Zetsu Branco. Todos aqueles que são atingidos pelo Tsukuyomi Infinito e tem seu chakra drenado pela Árvore são transformados em Zetsus. Kaguya preparava esse exército para se defender de uma possível invasão Otsutsuki na Terra. Na época de Naruto, Obito usa o exército de Zetsus Brancos para começar a Quarta Guerra Mundial Ninja.

Já o Zetsu Negro é único e o “responsável” por todas as manipulações e traições envolvendo a Akatsuki e Madara Uchiha. Quando Madara volta à vida e se torna o Jinchuuriki do Dez Caudas, o Zetsu Negro o trai e usa seu corpo como receptáculo para a ressurreição de Kaguya. Assim, ele retorna ao lado de sua mestra para a batalha final contra os shinobis.

Status: Zetsu Branco eliminado; Zetsu Negro selado junto de Kaguya Otsutsuki no final da Quarta Guerra Mundial Ninja.

Kisame

O espadachim da Névoa é o único sobrevivente das duplas da Akatsuki nessa versão do grupo – e ele não fica muito tempo vivo. 

Kisame é enviado por Obito para capturar Naruto e Killer B no esconderijo da Vila da Nuvem no início da Quarta Guerra Mundial Ninja. Lá ele tem seu confronto final contra Might Guy e é derrotado. 

Antes de ser interrogado pelos shinobis, ele consegue enviar uma mensagem final para a Akatsuki e, então, se suicida para proteger as informações que carregava.

Status: Morto durante a missão de captura do Oito e Nove Caudas.

 

A Akatsuki retorna em Boruto?

O Shin Uchiha original.

Sim e não. Há uma tentativa de recriar a Akatsuki do Pain em Boruto, mas seus ideais foram distorcidos e seguiriam para o oposto do que aquele grupo planejava. Na verdade, o “líder” dessa nova organização está mais ligado ao Itachi e aos Uchiha do que à Akatsuki em si.

Quem tenta refazer a Akatsuki é Shin Uchiha, uma ex-cobaia e seguidor do Orochimaru. Shin possui uma constituição física especial que não rejeita transplantes em seu corpo, assim ele serviu para os experimentos do Sennin das Cobras por muito tempo. Sharingans foram implantados por todo seu corpo, vários clones foram feitos a partir de suas células e ele passou por todo tipo de experiência e estudo – isso voluntariamente.

Em algum momento, Shin se torna obcecado pelos Uchiha, em especial, pelo Itachi. Por isso ele tenta replicar tudo o que aprende sobre o “ídolo”, do sobrenome aos ideais. No entanto, ele sabe apenas as informações gerais sobre o Itachi e, consequentemente, a Akatsuki, e acaba tirando conclusões invertidas sobre a história desses shinobis.

Depois de algum tempo, Shin abandona Orochimaru e leva consigo seus clones. Sua intenção era a de exterminar o Clã Uchiha, acreditando que Itachi realmente odiava a família e o irmão, e recriar a Akatsuki com a missão de acabar com o momento de paz que o mundo ninja vive naquele momento. Seu objetivo era o de provocar a evolução humana através da guerra, quando épocas pacíficas fariam o progresso ficar estagnado.

Porém, a tentativa de Akatsuki do Shin terminou cedo. Ele tinha apenas seus clones como “companheiros” e é traído e morto por eles durante os eventos do sequestro da Sakura – a história da light novel Naruto Gaiden: O Sétimo Hokage e a Lua que Floresce Vermelha, adaptada para o anime de Boruto.

 

Quais membros da Akatsuki sobreviveram?

Orochimaru sobreviveu à Akatsuki e todas as calamidades de Naruto.

Depois de tanta guerra e destruição, não deve ser surpresa para você que pouquíssimos membros da Akatsuki sobreviveram – e apenas um deles está livre.

Apenas dois ninjas da Akatsuki estão vivos no fim da Quarta Guerra Mundial Ninja e, depois, nas histórias de Boruto: 

Orochimaru, que fez parte do grupo, mas desertou antes mesmo dos eventos de Naruto Shippuden começarem;

E o Zetsu Negro, que foi selado junto da Kaguya por Naruto e Sasuke na batalha final da Quarta Guerra Mundial Ninja.

 

Qual a verdadeira origem da Akatsuki?

A ressurreição de Kaguya Otsutsuki é o verdadeiro objetivo original da Akatsuki.

Não se engane com todas essas versões, membros e objetivos distintos de cada líder da Akatsuki; na verdade, a concepção original do grupo é anterior a todos eles e boa parte desses ninjas não passaram de peões para um plano maior.

As duas versões principais da Akatsuki, do Pain e do Obito, tinham como base capturar todas as Bestas de Cauda usando a Estátua do Demônio Exterior. No caso do Pain, esse poder seria usado para causar uma grande calamidade no mundo ninja, na tentativa de unir as nações através do medo. 

Porém, ele era manipulado pelo Obito que, seguindo as orientações de Madara Uchiha, planejava usar a Estátua para despertar o Dez Caudas – a Besta de Cauda original – se tornar seu Jinchuuriki e lançar no mundo o Tsukuyomi Infinito, gerando uma era de “paz ilusória” entre os ninjas.

Obito era manipulado por Madara, que o enganou e pretendia usá-lo para ressuscitar. O plano de Madara também era o do Tsukuyomi Infinito, mas seu objetivo era voltar à vida, tomar o Dez Caudas de seu pupilo e invocar o jutsu sozinho, se tornando o “rei” desse mundo ilusório.

Acontece que nenhum desses ninjas conhecia exatamente a história do Dez Caudas e o que ele causaria quando ressurgisse. O Dez Caudas é, na verdade, a Árvore Divina de onde vem o famigerado Fruto do Chakra. Com o Tsukuyomi Infinito em ação, o mundo fica preso em uma ilusão e a Árvore absorve todo o chakra do planeta para gerar o Fruto, transformando tudo em ruínas e morte. 

Esse é um plano vindo de um clã de outra dimensão, os Otsutsuki, que viajam de planeta em planeta plantando a Árvore Divina para, anos depois, voltarem para colher o Fruto. No mundo ninja, os Otsutsuki são conhecidos apenas pela lenda do surgimento do ninshu – o caminho ninja – vindo de Hagoromo, o Sábio dos Seis Caminhos, e da terrível “Deusa Coelha”.

Qual o sentido dessa história toda? Muito tempo antes da história de Naruto, Kaguya Otsutsuki chegou à Terra para colher o chakra do planeta. Ela vem junto de um grupo, mas trai seu companheiro principal, o fere mortalmente e passa a se esconder na sociedade humana. Ali ela se envolve e se casa com Tenji, o imperador da “Terra dos Ancestrais”, que defendia a Árvore Divina que já havia crescido nessa dimensão, e tem com ele dois filhos: Hagoromo e Hamura.

O Tsukuyomi Infinito reflete o Rinne Sharingan na superfície da Lua.

Kaguya, com o tempo, acaba se frustrando com a humanidade e seus conflitos. Ela também passa a ter ciúmes do poder que seus filhos estão descobrindo e vive em paranoia de uma retaliação por parte dos Otsutsuki e do seu ex-parceiro, que pode ter sobrevivido ao confronto. Assim, ela resolve comer o Fruto do Chakra e se tornar uma Deusa para a Terra.

Com os poderes do Fruto, Kaguya alcança um nível praticamente divino e começa a comandar o mundo humano com o Tsukuyomi Infinito. Ela também passa a fazer sacrifícios para a Árvore Divina, para coletar mais chakra e criar um exército de seres obedientes e poderosos – que conhecemos depois como os Zetsus Brancos. Por isso, Hagoromo e Hamura se voltam contra a mãe e, depois de uma dura batalha, a dupla consegue selar a Deusa Coelho.

Onde a Akatsuki entra nessa história? Antes de ser selada, Kaguya deixa na Terra uma “manifestação física da sua vontade” – como se fosse um avatar de seu rancor. Esse ser passa despercebido por Hagoromo e Hamura e dedica sua vida a planejar o retorno de Kaguya. No tempo presente de Naruto, o conhecemos com Zetsu Negro.

Aliando-se a um dos soldados criados pela Árvore Divina, Zetsu tenta influenciar das sombras pessoas e conflitos que possam trazer Kaguya de volta. Como Hagoromo absorve a Árvore Divina, depois de selar Kaguya, e divide seu poder entre as Bestas de Cauda, a missão do Zetsu se torna ainda mais difícil.

Zetsu passa gerações em busca de alguém forte o suficiente – e manipulável o suficiente – para começar a traçar o caminho da ressurreição de Kaguya. E isso acontece quando ele encontra Madara Uchiha, um dos maiores ninjas de todos os tempos, porém cego por sua ambição, inveja e ódio. 

Assim, o objetivo original da Akatsuki vem do Zetsu, tentando trazer Kaguya Otsutsuki de volta. Para que isso aconteça, ele manipula Madara, que manipula Obito, que manipula Nagato e que, enfim, começa a capturar os Bijuus e alimentar a Estátua do Demônio Exterior. 

 

A Akatsuki possui um mangá solo?

Sim! A Akatsuki foi o foco da última edição das light novels Hiden – uma coleção de crônicas sobre o mundo de Naruto lançados depois do final da serialização original. Roteirizada por Shin Towada e ilustrada por Masashi Kishimoto, a publicação recebeu o título de Akatsuki Hiden: Flores Malignas em Plena Florescência e foi lançada em Julho de 2015.

Com 240 páginas, Akatsuki Hiden conta com quatro histórias focadas nas duplas que formavam o grupo. Esses contos exploram um pouco mais da humanidade dos membros da Akatsuki, suas motivações, traumas e viagens antes e durante os eventos de Shippuden com cada um deles. Tanto que o mangá termina com a seguinte passagem:

A Akatsuki também tinha família. A Akatsuki também tinha entes queridos. Eles também eram shinobis e eram humanos”.