Kaguya: História, origem e poderes da personagem de Naruto

Capa da Publicação

Kaguya: História, origem e poderes da personagem de Naruto

Por Melissa de Viveiros

Kaguya foi a antagonista final de Naruto, e suas ações e história continuam repercutindo no universo ninja mesmo após o fim da Quarta Guerra Ninja. Ainda que ela só apareça nesse período, o fim da obra de Masashi Kishimoto revela que ela teve grande papel em moldar o mundo ninja como o conhecemos, e mesmo no auge de seu poder, Naruto e Sasuke não são capazes de derrotá-la permanentemente, precisando selá-la.

Aqui, apresentamos mais sobre a história de Kaguya, seus poderes e curiosidades para que você fique por dentro de tudo que precisa saber sobre ela!

Imagem de capa do item

Qual é a origem de Kaguya?

Mil anos antes dos eventos de Naruto, Kaguya e Isshiki Otsutsuki foram enviados ao planeta Terra para cultivar a Árvore Divina e adquirir o fruto de chakra, que deveria ser entregue à família principal do clã. Em Boruto, é dito que a mulher era uma integrante de ranking baixo do clã, e serviria de sacrifício para a Dez Caudas, que cuidaria do desenvolvimento da Árvore. Ao invés disso, ela decidiu ficar com o fruto de chakra para si, traindo Isshiki e o abandonando para a morte.

Imagem de capa do item

A história expandida de Kaguya

O anime de Naruto Shippuden expandiu a história de seu passado para além do que é mostrado no mangá. Nele, Kaguya também é apresentada como uma integrante do clã Otsutsuki vinda de outro planeta, mas a trama se aprofunda mais no que aconteceu com ela após sua chegada à Terra.

Nessa versão, sua chegada é descoberta pelo povo da País dos Ancestrais, que a leva a seu emperador, Tenji. Diante dele, ela se identifica como a guardiã da Árvore Divina, e usa seus poderes para apagar da mente de Tenji qualquer lembrança sobre o encontro. Em seguida, ela passou a viver entre os humanos, se tornando uma concubina do imperador.

Vivendo entre os humanos, ela passou a se importar com eles e com o planeta que ela havia sido enviada para destruir. Eventualmente, seu relacionamento com o imperador resultou em uma gravidez. Mas a paz que Kaguya experienciou não durou muito, já que o País do Isso começou a ameaçar a terra onde ela vivia, disputando fronteiras.

Para evitar uma guerra, Tenji declarou que qualquer um que atacasse os representantes do outro país seria executado. Após ser atacada por estes representantes, Kaguya quebrou esta ordem, o que levou ela e sua serva a serem caçadas por seu próprio país para serem executadas.

Assim, a personagem perdeu a fé na humanidade, mas não deixou de desejar a paz. Isso originou sua ideia de que ela precisaria se tornar mais poderosa para acabar com os conflitos entre os humanos. Desse modo, ela agiu novamente contra os desejos de seu clã, desafiando suas regras e comendo o fruto da Árvore Divina, o que deu a ela o Rinne Sharingan e a tornou a primeira pessoa no planeta a possuir chakra.

Com esse novo poder, Kaguya acabou com todas as guerras sozinha, tomando controle das nações. Este feito a levou a ser considerada uma deusa por muitos, que aprovavam que ela os governasse e a adoravam como a "Deusa Coelho". Depois, tendo mudado ao longo do tempo, a personagem usou o Tsukuyomi Infinito nos humanos para transformá-los em um exército de Zetsus Brancos. O motivo para isso seria uma preparação para um eventual conflito com seu clã, que ela temia que viria para tomar seu chakra. O anime diz ainda que, apesar disso, ela não desejava o fim da humanidade, e libertou algumas das vítimas do genjutsu, apagando suas memórias sobre o ocorrido.

Imagem de capa do item

O declínio de Kaguya

Como o fim de Naruto deixa claro, em determinado ponto Kaguya deixou de ser uma figura benevolente. O próprio protagonista da trama, famoso por convencer vilões a reavaliarem suas escolhas e sempre buscando alguma conexão com eles, revela que não consegue encontrar nada de bom em Kaguya, ainda que seu passado a mostre como uma pessoa que se importa.

Não fica claro quando isso aconteceu, embora seus filhos pareçam ter algo com o ocorrido. Ao dar a luz aos gêmeos Hagoromo e Hamura, eles também receberam chakra, tornando os dois as primeiras pessoas a serem nascidas com chakra. Kaguya continuou a governar sozinha, e começou a demonstrar crueldade em suas ações, fazendo com que o povo passasse a temer suas habilidades. Anteriormente chamada de "Deusa Coelho", ela passou a ser vista como um "Demônio".

Esse caminho a levou a se perder, sendo controlada por seu desejo de possuir todo o chakra que existe, algo que acabou a fazendo se voltar contra seus filhos. Kaguya elaborou um plano para absorver o chakra dos dois, se unindo à Árvore Divina e se transformando no Dez Caudas, o que deu início a uma grande batalha contra Hamura e Hagoromo.

Os irmãos assumiram que a Dez Caudas era uma encarnação da Árvore Divina, que havia os atacado para recuperar o chakra do fruto consumido por sua mãe. A enfrentando, os dois selaram a Besta com Caudas por meio do Chibaku Tensei, o que deu origem à Lua. Assim, Kaguya ficou aprisionada, com Hamura se tornando o guardião de sua prisão enquanto Hagoromo permaneceu na Terra, espalhando o chakra pela humanidade e ensinando as pessoas sobre o ninshū.

Imagem de capa do item

A família de Kaguya

Como fica claro desde o princípio, Kaguya é uma integrante do clã Otsutsuki. Sua relação com os outros membros do clã apresentados, no entanto, não é claramente estabelecida. Apesar de muitos acreditarem que ela e Isshiki eram amantes, tudo que foi estabelecido até o momento os coloca como parceiros em uma missão, mas não deixa claro o tipo de relacionamento pessoal que os dois tinham.

No anime, o imperador humano Tenji é apresentado como seu amante e o pai de seus filhos, Hagoromo e Hamura. Consequentemente, Indra e Asura, os filhos de seu primogênito, são netos. Toneri, um Otsutsuki apresentado no filme The Last, também é um de seus descendentes, sendo o último da linhagem de Hamura.

Dada a relação da personagem com o Zetsu Negro, também é válido listá-lo como "família". O humano artificial é uma manifestação física da vontade de Kaguya, motivo pelo qual se refere a ela como mãe. O ser teve grande parte em moldar os eventos da história, tudo para que conseguisse trazer Kaguya de volta.

Imagem de capa do item

Kaguya em Naruto

Após Madara Uchiha conseguir completar o Tsukuyomi Infinito, ele é traído pelo Zetsu Negro, que o apunhala pelas costas de modo um tanto literal. Utilizando sua própria massa e o corpo de Madara, a criatura consegue reviver Kaguya. Questionada sobre suas motivações, a personagem afirma que o mundo é seu berçário, e como tal ela não desejava que brigas o danificassem.

Logo a antagonista transporta o Time 7 para uma de suas dimensões, dando início à sua batalha contra Sasuke e Naruto. Enquanto luta contra os dois, a vilã chora, presumidamente por conta da semelhança entre eles e seus filhos. Ainda assim, ela afirma que odeia seus filhos pelo que fizeram com ela, e continua lutando contra eles.

Eventualmente, o Time 7 é bem sucedido em prendê-la, dessa vez selando também o Zetsu Negro em uma nova Lua. Assim, a ameaça que a personagem representa é neutralizada.

Imagem de capa do item

Como as ações de Kaguya impactaram o mundo?

Mesmo após seus filhos a selarem, as ações de Kaguya continuaram a impactar o mundo profundamente. Muitos grandes clãs descendem dela, e devem a ela suas kekkei genkai, como é o caso dos Hyuga, Uchiha e do clã de Kimimaro, que tem o mesmo nome da personagem.

A criação do Zetsu Negro em seus momentos finais também levou a história a ser como a conhecemos. Isso porque a criação da Akatsuki se deve ao direcionamento das manipulações dele, tal qual o plano Olho da Lua de Madara. Mesmo a história dos clãs Uchiha e Senju foi influenciada por ele, o que demonstra o quanto tudo seria diferente sem sua criação.

Outra coisa importante que ela deixou foram os múltiplos pergaminhos estudados por Sasuke após a fase Shippuden. É por meio deles que os ninjas da Folha descobrem mais sobre os Otsutsuki, e as informações contidas nesses pergaminhos se provaram cruciais para que os inimigos em comum de Kaguya e dos shinobi pudessem ser derrotados em Boruto.

Imagem de capa do item

Quais são os poderes de Kaguya?

Mesmo antes de consumir o fruto de chakra, Kaguya já se mostrava muito poderosa. A Otsutsuki é capaz de colocar pessoas para dormir, hipnotizá-las ou mesmo apagar suas memórias. Em batalha, ela também se mostrou muito capaz, conseguindo deixar Isshiki próximo à morte.

Após consumir o fruto, seu poder se torna sem igual, e a personagem conseguiu até mesmo acabar com as guerras do mundo por causa disso. De acordo com Hagoromo, nem a força dele combinada à de seu irmão era superior à dela.

O nível de chakra da vilã é sem igual. Além disso, ela é capaz de absorver qualquer ninjutsu, ou mesmo absorver o chakra de outra pessoa por meio de contato físico. Ela também é fortalecida pelo chakra das pessoas presas à Árvore Divina por meio do Tsukuyomi Infinito.

A personagem conta com uma velocidade extraordinária, bem como um fator de regeneração avançado, que permite que ferimentos que seriam fatais a outros não tenham tanto impacto nela. Kaguya também consegue utilizar todos os estilos de jutsu, além de não precisar de selos de mão para usar ninjutsu.

Diversos poderes da personagem são únicos. É o caso, por exemplo, das técnicas que envolvem materializar seu chakra em ataques devastadores ou defesas absolutas, atirar agulhas de seu cabelo que tem poder o bastante para passar pelo Susanoo, ou usar seus ossos para atacar seu alvo.

Quando se trata de doujutsus, Kaguya conta com o Byakugan e o Rinne Sharingan. Assim, ela possui todas as habilidades especiais com as quais os Uchiha e os Hyuga contam, além de conseguir teleportar a si mesma e a outras pessoas para múltiplas dimensões.

Imagem de capa do item

Quais foram as inspirações para a criação de Kaguya?

O nome e o título de princesa que a personagem possuem certamente são familiares para quem já ouviu falar de O Conto da Princesa Kaguya. Tanto o filme quanto a vilã de Naruto tem inspiração na personagem principal de um dos contos japoneses mais tradicionais.

Na lenda, chamada de O Conto do Cortador de Bambu, a princesa veste um hagoromo, que é um manto de penas, quando ela retorna a seu reino. Como já mencionado, Hagoromo é o nome de um dos filhos da Kaguya de Naruto, e não é o único nome relacionado à personagem que parece ter sido tirado da história. O próprio nome de seu clã, Ōtsutsuki pode ser traduzido de modo aproximado como "grande árvore de bambu", que parece estar relacionado ao conto.

Também já foi dito que o nome Otsutsuki foi retirado de um livro de genealogia do décimo primeiro imperador do Japão, que diz que ele teve uma consorte chamada Kaguyahime no Mikoto, filha de Ōtsutsukitarine no Miko. É dito que esses indivíduos também serviram de base para a Princesa Kaguya do conto.

Os chifres da vilã tem conexão com a simbologia de coelho apresentada por ela ser a "Deusa Coelho", mas também representam uma conexão com a figura popular do coelho da lua. Isso também acontece com representações da Princesa Kaguya tradicional na cultura pop, que frequentemente inclui elementos como orelhas de coelho para fazer essa mesma conexão.