Susanoo: Tudo sobre a técnica usada em Naruto

Capa da Publicação

Susanoo: Tudo sobre a técnica usada em Naruto

Por Chris Rantin

Em Naruto conhecemos diversas técnicas poderosas que causam todos os tipos de efeitos. Desde ataques diretos e poderosos, golpes que brincam com a mente dos adversários ou uma forma de se proteger durante as batalhas. Dentre as muitas formas de usar o Chakra, o Susanoo é uma das habilidades mais poderosas e versáteis neste universo. 

Se adaptando aos usuários, vemos o golpe sendo usado por Indra Otsutsuki, Itachi Uchiha, Kakashi Hatake, Madara Uchiha, Sasuke Uchiha, Hagoromo Otsutsuki e Shisui Uchiha, aparecendo de uma forma diferente — tanto em forma, cor e estilo — de acordo com quem o utiliza. 

Mas o que de fato é Susanoo? Para tirar todas as dúvidas, preparamos este artigo completo sobre a técnica! 

O que é Susanoo? 

As diferentes formas de Susanoo

Susanoo se manifesta como uma figura humanoide feita de Chakra, protegendo o seu usuário e atacando os inimigos de forma poderosa. Ele é classificado como um Kekkei Genkai e Ninjutsu, sendo um Dōjutsu por estar disponível apenas aqueles que dominam os dois Sharingan. Apesar da sua ligação com Sharingan, não é necessário o uso dos olhos para invocar Susanoo, uma vez que ele surge através do chakra do ninja.  

Basicamente servindo como uma extensão do corpo do ninja que o invoca, o Susanoo começa apenas como uma aura ao redor de quem utiliza, evoluindo para formas mais corpóreas e poderosas conforme a técnica é aprimorada. 

Essa armadura espectral é ineficaz contra ataques visuais e sonoros, mas é excelente na defesa de ataques físicos. Dotada de um poder ofensivo imenso, seu potencial se torna ainda mais destrutivo por permitir que o usuário conjure outras habilidades de dentro de Susanoo. 

Apesar de ser proteger o usuário, Susanoo possui um custo alto, comprometendo a saúde do ninja que o invoca. Durante a história, Sasuke revela que sentiu dor em todas as suas células quando ele usou a técnica.

Quando Susanoo apareceu pela primeira vez em Naruto?

A estreia de Susanoo no anime

A técnica foi mencionada pela primeira vez no Capítulo 391 do mangá de Naruto, quando Itachi utiliza Susanoo para se proteger do Kirin de Sasuke, ganhando destaque no capítulo seguinte. 

Já no anime, vemos Susanoo no episódio 138 da fase Shippuden. A trama adapta a mesma cena do mangá, com Itachi sobrevivendo ao ataque do irmão apenas por causa do Susanoo. 

Como Susanoo se manifesta? 

Susanoo de Indra

Dependendo da habilidade e da intenção do usuário, a forma de Susanoo [e modificada. Começando como uma simples aura ao redor do ninja, conforme a técnica é aprimorada é possível invocar colossos astrais poderosos. No entanto, também é possível utilizar apenas partes de Susanoo — como um braço para conter os inimigos ou uma caixa torácica para se proteger. 

Após a forma de aura, começa a se formar o esqueleto de Susanoo no que é chamado de Susanoo Inicial. Quando o esqueleto fica completo, surge a musculatura e pele, no que é chamado de Segunda Forma. Em seguida, quando o processo é encerrado, atinge-se a Terceira Forma, que se manifesta na forma de uma vestimenta utilizada por Susanoo.

É chamado de Susanoo Perfeito a forma mais estável e poderosa da técnica, que aparece com asas, armaduras ornamentadas e um par de katanas. Nesse estado, ele é algo tão poderoso que consegue bater de frente com uma Besta com Cauda e partir montanhas ao meio. Em seu poder máximo, quando reforçado pelo Chakra dos Seis Caminhos, Susanoo consegue destruir planetas pequenos sem dificuldade.

Quem são os usuários de Susanoo em Naruto?  

Como mencionado anteriormente, vemos Susanoo sendo usado por Indra Otsutsuki, Itachi Uchiha, Kakashi Hatake, Madara Uchiha, Sasuke Uchiha, Hagoromo Otsuki e Shisui Uchiha — ainda que nos dois últimos isso só aconteça no anime, não sendo considerado canônico dentro do material original. 

Cada usuário adiciona detalhes diferentes no visual da técnica, além de utilizá-la com propósitos e potenciais diferentes. Entre os usuários mais poderosos da técnica, se destacam Sasuke e Madara.

Indra Otsutsuki 

Sendo o primeiro usuário do Sharingan, Indra conseguiu dominar o Susanoo com relativa facilidade, manifestando a técnica em sua forma perfeita. Sua tonalidade é violeta, com olhos amarelos brilhantes. 

Itachi Uchiha 

Quando usada por Itachi, Susanoo adquire a cor alaranjada — variando para tons avermelhados no anime. O ninja foi capaz de manifestar Susanoo até sua terceira forma, criando dois pares de braços para aumentar a versatilidade de ataques possíveis. Nos jogos, Itachi foi mostrado como alguém capaz de invocar o Susanoo Perfeito, que possui asas e espadas. 

O Susanoo de Itachi conseguia utilizar ferramentas sagradas, como a Espada de Totsuka, capaz de selar tudo que perfurar e enviar o alvo para o mundo do Genjustsu eterno, e o Espelho de Yata, capaz de refletir qualquer ataque. É dito que, ao empunhar as duas armas, Susanoo de Itachi é invencível. 

Kakashi Hatake 

Quando Kakashi recebe o Chakra de Obito e o seus poderes do Sharingan, ele consegue utilizar o Susanoo na forma perfeita. A figura é reforçada através do poder dos Seis Caminhos, tendo asas e uma cicatriz sobre o olho esquerdo que se assemelha a marca do ninja. O Susanoo de Kakashi assume a tonalidade azul turquesa e foi de grande ajuda nos capítulos finais da história de Shippuden.

Madara Uchiha

Um dos usuários mais poderosos do Susanoo é Madara Uchiha, que manifesta a técnica em um tom azul escuro e ângulos mais pontudos. Aparecendo em todas as formas, o Susanoo Perfeito de Madara chama a atenção por ter duas faces, permitindo um ataque preciso em ambas as direções.

Outro ponto que chama a atenção é que, ao invés de ter asas, Susanoo se manifesta com dois pares de braços, ampliando o potencial destrutivo da técnica nas mãos do ninja. Extremamente poderoso, o Susanoo de Madara foi capaz de partir meteoros ao meio e cortar montanhas com um simples golpe.

Mostrando ter um domínio total da técnica, através dos clones de madeira, Madara conseguiu invocar vinte e cinco Susanoos ao mesmo tempo. Além disso, Susanoo foi visto auxiliando o ninja em um selo de mão, o que só reforça o poder do usuário sobre esse estilo.

Sasuke Uchiha

O Susanoo de Sasuke assume uma tonalidade arroxeada e tem, como principal característica, uma aparência mais demoníaca, contando com pares de chifres e olhos brilhantes.

Alimentado pelo ódio do ninja, o Susanoo se desenvolveu de forma prematura, assumindo a forma completa antes do esperado, tendo uma armadura Tengu e dentes afiados. Uma vez que o corpo dele está totalmente formado, Susanoo possui uma velocidade imensa.

Quando Sasuke conquistou o Mangekyō Sharingan Eterno, a armadura foi substituída por algo semelhante a um corvo com um rosto assustador. Outro detalhe que chama a atenção é uma chama escura que o Susanoo de Sasuke carrega em sua mão direita, da qual pode disparar flechas. 

Susanoo Indra de Sasuke

Na forma perfeita, o Susanoo aparece com sua armadura e asas. Quando Sasuke drena o chakra das nove bestas com cauda, a técnica passa por uma mudança drástica, adotando o nome de Susano de Indra e tendo um relâmpago em seu interior.

Hagoromo Otsuki 

Apenas no anime, Hagoromo também apresentou sua versão do Susanoo, dessa vez em um tom de azul bem claro. O ninja consegue utilizar a técnica em sua forma completa, como vemos quando seu Susanoo usa a katana para defender uma Bola da Bijuu Dama de Dez-Caudas. 

O destaque em sua aparência vai para os dentes irregulares e um estilo mais demoníaco, além do seu tamanho, sendo da mesma altura do Dez-Caudas em sua segunda forma. 

Shisui Uchiha

Também sendo uma adição apenas do anime, Shisui consegue usar essa técnica após despertar as potências do Kotoamatsukami de ambos Sharingan. Seu Susanoo tem a cor verde, chamando atenção para seus caninos inferiores afiados.

Carregando uma lança em forma de broca, a entidade é capaz de criar um vórtice de fogo — quando utilizada junto da Liberação de Fogo de Shishi — ou liberar agulhas de Chakra como ataque. 

O que é Susanoo na mitologia japonesa? 

Arte representando Susanoo na mitologia

Assim como muitas técnicas presentes em Naruto, Susanoo é diretamente inspirado pela mitologia japonesa. Nos mitos, Susanoo é o Deus dos mares e das tempestades, sendo irmão de Amaterasu, a Deusa do Sol, e Tsukuyomi, o Deus da Lua. Segundo as histórias, Susanoo nasceu quando Izanagi, o criador do mundo, lavou o seu nariz. 

Nos mitos, Susanoo aparece com características contraditórias, sendo tanto um herói quanto vilão. Impetuoso e selvagem, ele é visto como uma divindade que ajuda na colheita e agricultura, assim como as tempestades violentas e o oceano selvagem. Em algumas versões, ele também é uma divindade ligada a doenças. 

A criação de Susanoo

Susano no jogo Smite

De acordo com a mitologia, Izanagi foi casado com sua irmã, Izanami. Quando a Deusa deu luz a Kagutsuchi, o Deus do Fogo, Izanami se queimou gravemente durante o parto, morrendo em decorrência disso. Enfurecido pela morte da esposa, Izanagi mata Kagutsuchi e vai até o submundo tentar reaver sua amada.

Uma vez que chega no reino dos mortos, o criador encontra sua esposa e pede para trazê-la de volta. Izanami, pedindo que o marido não olhe para ela, diz que vai se consultar com os Deuses do submundo e pedir para ser libertada dos seus domínios.

É ai que Izanagi, repleto de saudade, não obedece sua esposa e olha para ela. Ao invés de ver a bela dama pela qual se apaixonou, ele encontra uma criatura em avançado estado de putrefação. Assustado, ele foge e é perseguido por demônios e por Izanami — agora desfigurada como um monstro. Em pânico, ele sela a passagem do submundo com uma pedra. 

Ainda enojado pelo que viu, Izanagi vai até um rio para se purificar. Através deste ato surgem as principais divindades do panteão xintoísta. Amaterasu surge do olho esquerdo, enquanto Tsukuyomi vem do olho direito, e então, do nariz surge Susanoo.

O trio recebe tarefas de Izanagi: Amaterasu ganha direito sobre o céu e o sol. Tsukiyomi recebe o controle da Lua e da noite, enquanto Susanoo ganha controle sobre os oceanos. Após isso, o Izanagi considera seu trabalho de criação cósmica terminado. 

A ideia não agrada Susanoo, que se revolta com as outras divindades, afirmando que gostaria de buscar Izanami. A rebeldia enfure seu pai e, por esse motivo, ele é expulso do grupo divino.

E ai, qual é o seu usuário de Susanoo favorito?

Não deixe de conferir: