Kakashi Hatake: Tudo sobre o personagem de Naruto

Capa da Publicação

Kakashi Hatake: Tudo sobre o personagem de Naruto

Por Flávia Pedro

Kakashi Hatake, também conhecido como O Ninja que Copia é um dos shinobis mais famosos do universo de Naruto, tanto para fãs do anime, quanto para próprios personagens. Conhecido por possuir um Sharingan mesmo sem ser um membro do clã Uchiha, ele utiliza de seu olho para copiar os jutsus de seus oponentes em combate, tendo copiado mais de 1000 jutsus desde que ganhou seu Sharingan.

Mas você sabe tudo sobre esse personagem? Vamos te contar tudo o que você precisa saber!

Quem é Kakashi?

Kakashi na infância

Kakashi Hatake é conhecido por sua incrível competência como ninja, se tornando genin aos 5 anos, jounin apenas com 12 anos durante a 3º Guerra Ninja e entrando para o Esquadrão Especial da ANBU ainda aos 13 anos, se tornando a pessoa mais jovem a se tornar capitão da ANBU.

Na vida pessoal Kakashi passou por momentos difíceis desde muito novo, quando perdeu sua mãe e poucos anos depois perdendo também o seu pai – conhecido como A Presa Branca da Folha, que cometeu suicídio devido a depressão que desenvolveu após optar salvar seus amigos à concluir sua missão. Todos viraram as costas para Sakumo e por isso vemos o seu triste fim.

Mas essas não foram as únicas perdas no passado de Kakashi. Como jounin, foi designado à uma missão com sua equipe: Obito e Rim. Obito acaba “morrendo” durante a missão e Rim acaba sendo morta por Kakashi de forma acidental pouco tempo depois. Alguns anos depois foi a vez de Minato, o sensei de Kakashi e Quarto Hokage perder sua vida.

Mesmo com tantos traumas ainda na infância, Kakashi não se deixou abalar e sempre optou por proteger a Vila Oculta da Folha, mesmo que isso custasse a sua vida.

Como Kakashi conseguiu o Sharingan?

Obito após o incidente na caverna

Durante a 3º Grande Guerra Ninja Kakashi foi intitulado jounin e sua primeira missão foi liderar seus amigos de time – Obito e Rin – em uma missão. Porém, Rim acaba sequestrada e por ser traumatizado com o caso de seu pai que sofreu por salvar seus amigos ao invés de concluir sua missão, Kakashi está disposto a deixar Rim para cumprir seu dever.

Obito, diferente de Kakashi, vai atrás de sua companheira de equipe e diz ao jounin a frase que ele usou para o Time 7 no futuro:

 “Quem quebra as regras é considerado lixo, mas quem abandona seus amigos é pior que lixo.”

Kakashi se arrepende e então vai atrás para salvar seus amigos, mas acaba perdendo seu olho esquerdo quando chega protegendo Obito e, após enfrentar seus inimigos, a caverna em que o trio de ninjas estava desmorona e Rim e Kakashi sobrevivem, mas Obito acaba com metade do corpo soterrado após salvar a vida de Kakashi.

A beira da morte, Obito decide dar seu Sharingan para Kakashi, como um presente por sua promoção a jounin. É assim que ele consegue seu Sharingan, mesmo sem ser um Uchiha.

A relação entre Kakashi e Gai

Gai e Kakashi nas disputas divertidas

Essa é com certeza uma das melhores amizades/rivalidades do anime. Desde crianças logo que se conheceram Kakashi já era visto como um prodígio enquanto Gai era filho do ninja que era a vergonha da Vila, mas que prometia se tornar no futuro o ninja mais forte com treinamento e determinação.

Após se enfrentarem no exame shunin Kakashi acaba saindo vencedor, mas sua relação com Gai começou a se estabelecer. Já adultos, ambos competem em diversos mini-desafios sempre propostos por Gai de forma empolgada. Assim a rivalidade sadia entre eles aparece uma vez ou outra, mas sempre de forma equilibrada onde Kakashi venceu 50 vezes e Gai 49.

O homem que copiou mais de 1000 jutsus

Kakuzu reconhecendo o Kakashi

Kakashi ganha popularidade como um ninja poderoso sendo reconhecido e temido nas 5 Grandes Nações Ninjas. Vemos ele sendo chamado de “O Ninja que Copia” e “Kakashi do Sharingan” logo nos primeiros arcos de Naruto Clássico, quando ao enfrentar Zabuza Momochi, o Demônio da Névoa Oculta ele o chama dessa forma antes de se enfrentarem em uma eletrizante batalha.

Não só Zabuza, mas outros grandes personagens poderosos como: Pain, Kakuzu, Deidara, Kisame e o próprio Raikage. Isso nos faz ter um pouco de noção sobre o quão respeitado o Kakashi é no mundo ninja.

Kakashi como Sensei

Kakashi durante o exame do Time 7

O Terceiro Hokage, Sarutobi, afirmou no início de Naruto Clássico que Kakashi nunca havia aprovado nenhum time de alunos a quem foi designado. Isso porque nenhum grupo havia passado em seu famoso teste dos guizos.

Neste teste a regra é clara: são apenas 2 guizos para um grupo de 3 alunos, os dois que pegarem estão dentro e o que não conseguir está fora.

Mas, como vimos até aqui, Kakashi é um ninja absurdamente habilidoso e não seria vencido por alunos em seu próprio jogo. O verdadeiro sentido desse teste é fazer com que o trio de alunos trabalhe em equipe para conseguir os guizos, mas como todos os alunos até então agiram individualmente, todos foram reprovados.

É então que o Time 7 com Sakura Haruno, Naruto Uzumaki e Sasuke Uchiha são selecionados como seus alunos e os vemos sendo aprovados no teste, isso depois e muito trabalho duro até entender que precisavam cooperar para conseguirem a aprovação.

Kakashi – O Sexto Hokage

Sexto Hokage: Kakashi Hatake

Após a invasão de Pain a Vila da Folha, Tsunade (a Quinta Hokage) acaba se desgastando muito após proteger os habitantes da Vila e passa um tempo desacordada, então Danzou, se aproveitando da situação, mexe os pauzinhos para selecionar um novo Hokage junto ao Conselho de Konoha.

Sua intenção, claro, era ele próprio se tornar Hokage, mas seus planos não saem como esperado e o indicado ao cargo é Kakashi Hatake. Enquanto essa reunião acontecia, Kakashi havia saído em missão para encontrar Sasuke Uchiha e acaba salvando avida de Sakura.

Ao retornar a Vila, ele descobre que foi designado para ser Hokage, mas Tsunade acorda e volta a seu posto, deixando Kakashi aliviado por não ter sido mesmo o Hokage durante um período tão conturbado.

Porém, durante a Guerra Ninja, em uma determinada situação Obito fala sobre seu desejo de ver Kakashi como Hokage e, com o fim da guerra, Tsunade se aposenta deixando o posto para Kakashi assumir como o Sexto Hokage.

Kakashi na 4º Guerra Ninja

Kakashi com os dois Sharingans na 4º Guerra Ninja

Durante a 4º Guerra Ninja Kakashi foi designado como Capitão da Terceira Divisão, responsável por ataques de médio e curto alcance.

Sua divisão fica responsável por enfrentar os 7 espadachins da Névoa revividos pelo Edo Tensei. Kakashi novamente luta contra Zabuza, nos deixando com um gostinho de nostalgia, afinal os dois protagonizaram a primeira grande luta ninja de Naruto.

Seu esquadrão leva a melhor e sai vencedor dessa batalha, fazendo com que o Kakashi fosse enfrentar ao lado de Gai e Naruto, seu amigo de infância: Obito Uchiha. Kakashi ainda acha que Obito é na verdade Tobi, mas após levar Naruto para a dimensão do Kamui onde o garoto consegue quebrar a máscara de Tobi, ele finalmente descobre a identidade real de seu inimigo.

Após vários acontecimentos Kakashi e Obito vão para o Kamui juntos, onde conversam e se enfrentam em uma luta memorável com uma coreografia que merece reconhecimento. O ninja copiador sai vitorioso dessa batalha após desferir um shidori contra Obito, mas enquanto seu oponente retorna para o campo de batalha, Kakashi fica esgotado na dimensão do Kamui.

Quando consegue retornar ao mundo real e está prestes a matar seu amigo de infância, Minato aparece para impedi-lo, afirmando que Obito se arrependeu do que fez e nesse momento ambos conversam e se entendem.

Kakashi perde seu Sharingan para o Madara em um ponto da guerra, mas graças a Naruto ele recupera seu olho esquerdo. Após Obito salvar a vida de seu amigo e lhe dar não só seu chakra, mas também seus dois Sharingans, Kakashi volta ao campo de batalha agora com dois Mankegyous Sharingans e um Susanoo.

Aposentadoria de Kakashi

Kakashi aposentado em Boruto

Kakashi fica no cargo de Sexto Hokage por um bom tempo, trazendo grandes avanços para o mundo ninja enquanto prepara Naruto para assumir como o Sétimo Hokage. Após deixar o chapéu para seu aluno, ele se aposenta, mas continua fazendo parte de momentos importantes para a vila, ajudando essa nova geração de ninjas a se desenvolverem e sendo uma pessoa importante para a história da Vila, além de alguém para que os alunos se espelhem.

Essa é a história do Kakashi, desde sua infância até os dias atuais. O que você acha do personagem? Conhecia toda a sua história? Deixe nos comentários!

Confira também: