Naruto: Entenda por que Kakashi sempre usa máscara

Capa da Publicação

Naruto: Entenda por que Kakashi sempre usa máscara

Por Márcio Jangarélli

A grandiosa aventura shinobi de Naruto apresentou vários personagens icônicos, que devem permanecer no imaginário da cultura pop por muito tempo ainda. Mas poucos deles atingiram o status do Kakashi no coração dos fãs.

Kakashi Hatake é, sem dúvidas, o favorito de uma legião de fanáticos por Naruto, seja por sua história, design, poderes, humor e por aí vai. No entanto, do começo ao fim, o grande sensei do Time 7 é o protagonista de um dos mistérios mais intrigantes dessa história toda: não é dito exatamente o porquê dele nunca tirar a máscara.

Mas calma, existem alguns motivos para ele manter seu rosto em segredo. Assim, para aqueles que ainda estão encucados com isso, resolvi sanar esse mistério. Coloca sua bandana caidinha pra esquerda e vem comigo nessa!

Desde quando o Kakashi usa máscara em Naruto?

Kakashi na época da Academia Ninja.

Conhecemos o Kakashi já com sua máscara clássica e nos apaixonamos pelo personagem assim. Mas desde quando ele cobre o rosto? Bom, essa história é anterior aos eventos de Naruto.

Em alguns momentos do anime e do mangá, vemos flashbacks de quando Kakashi era criança e adolescente. E sim, desde aquela época ele já usava a máscara que cobre a parte inferior do seu rosto. Isso é mostrado quando a história fala sobre ele ser um prodígio que conseguiu se graduar com apenas 5 anos na Academia Ninja.

No entanto, em um flashback anterior a isso, em situações envolvendo o pai do rapaz, vemos ele já usando a máscara. Algumas teorias sobre o assunto afirmam que os problemas envolvendo Sakumo e o motivo pelo qual Kakashi continuou sem tirar a máscara estão ligados.

Vale dizer que ele manteve essa cobertura parcial do rosto mesmo quando foi recrutado para a ANBU e passou a usar as máscaras tradicionais do serviço secreto de Konoha. Duas camadas de proteção, né?

E mesmo que muita coisa do passado do Kakashi tenha sido resolvida ao final de Naruto – e tenhamos conhecido seu rosto em um capítulo e episódio especial – ele mantém a máscara quando assume como Hokage e até depois, durante a época de Boruto.

O que o autor disse sobre a máscara do Kakashi?

Oficialmente, a máscara é apenas um recurso visual.

Claro, Masashi Kishimoto já foi questionado sobre o assunto em entrevistas e por fãs. E a resposta do autor é mais sobre a criação do design do Kakashi que qualquer outra coisa.

De acordo com Kishimoto, durante a criação dos personagens de Naruto, ele via ninjas como esses seres mais misteriosos. Assim, ele decidiu dar uma máscara para o Kakashi. Segundo o autor, ele não fez o mesmo com outros personagens por conta da dificuldade de definir expressões faciais e emoções no desenho com a máscara no caminho.

Por que Kakashi usa máscara em Naruto?

Kakashi e Sakumo resolvendo suas pendência no “pós-vida”.

Agora falando sobre a história em si, existem motivos implícitos em Naruto para o Kakashi cobrir o rosto – e um mais divertido, mostrado em uma animação de humor da saga.

Em Naruto, durante boa parte da história, Kakashi tem vergonha de seu falecido pai, Sakumo, conhecido como Canino Branco de Konoha e considerado um traidor do País do Fogo. No passado, durante uma missão, Sakumo preferiu salvar seus companheiros à completar seu objetivo. Isso causou problemas políticos sérios, fez o shinobi cair em desgraça e, enfim, cometer suicídio.

Aqueles que conheceram o Canino Branco no passado e, depois, se encontraram com o Kakashi, afirmam que ele se parece muito com o pai. A própria Chiyo, da Vila da Areia, comenta sobre a semelhança. 

A ideia aqui é que, quando seu pai foi considerado um traidor, por se parecer com ele, Kakashi usou a máscara como um escudo. Tanto com vergonha de Sakumo, como para evitar retaliação – afinal de contas, sabemos que o pessoal de Konoha não poupa muito crianças, não é verdade? Porém, o motivo para ele usar antes desses eventos não se encaixa muito bem aqui, então fica para a sua própria interpretação.

Essa explicação não é oficial, mas é a mais aceita entre os fãs e faz mais sentido com toda a história do personagem.

No entanto, existe outro motivo também, um pouco mais alto astral. Na série animada spin-off de Naruto, “Rock Lee & His Ninja Pals”, é dito que Kakashi usa máscara para camuflar seus sangramentos nasais. Por ser um pervertido, como os fãs bem sabem, o nariz do shinobi sangraria demais e isso poderia tirar seu crédito como ninja – assim ele cobre tudo com a máscara preta.

Em qual episódio de Naruto o Kakashi tira a máscara?

O rosto do Kakashi.

Mas se você está morto de curiosidade para saber como é o rosto do Kakashi, ele já tirou a máscara em um episódio especial de Naruto Shippuden!

Depois de várias tentativas falhas do Time 7 conhecer o rosto do sensei, Kakashi finalmente tira a máscara durante o episódio 469 de Naruto Shippuden. Já no mangá, o rosto do shinobi foi revelado em um capítulo especial, publicado em 2015 – que foi adaptado no episódio 469.

Um fato interessante é que Masashi Kishimoto já havia revelado o rosto do Kakashi em 2008, no terceiro databook de Naruto. 

Na publicação há uma mini-história onde o Naruto pede para o Ninken – os cães ninjas do Kakashi – descrever como o sensei é por trás da máscara. Enquanto várias opções bizarras apareceram, a descrição final do Pakkun parecia bem coerente – mas o autor levou como brincadeira. 

Em 2015, quando vimos a imagem oficial, era o mesmo rosto que o Pakkun havia descrito 7 anos antes.

Prefere o Kakashi com ou sem máscara? Não esqueça de comentar!

Veja agora nossa lista sobre Naruto: