Quem são os Illuminati da Marvel? Conheça a equipe secreta que pode aparecer em Doutor Estranho 2

Capa da Publicação

Quem são os Illuminati da Marvel? Conheça a equipe secreta que pode aparecer em Doutor Estranho 2

Por Gus Fiaux

Universo Marvel é recheado de personagens icônicos – e com isso, temos equipes fenomenais surgindo todos os meses nas revistas da editora. Um dos grupos mais peculiares criados nas últimas décadas são os Illuminati – uma sociedade secreta de heróis que está por trás de grandes eventos que definiram os rumos desse universo. E agora, há rumores de que eles estarão em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Composto por vários personagens bem conhecidos e queridos da Casa das Ideias, o grupo teve uma alta rotatividade e possui até uma formação composta apenas por vilões. Aqui, reunimos tudo o que você precisa saber sobre os Illuminati, para se preparar para a chegada deles no Universo Cinematográfico da Marvel, caso isso venha de fato a acontecer!

Os Illuminati não são exatamente um grupo de super-heróis, mas sim uma sociedade secreta.

Quem são os Illuminati da Marvel?

Os Illuminati surgiram em 2005 nos quadrinhos, nas páginas de New Avengers #7. Contudo, eles logo tiveram um especial nos quadrinhos, criando um grande retcon em sua origem. Aqui, descobrimos que esse grupo existe desde o final da Guerra Kree-Skrull e foi formado pelos grandes gênios da Casa das Ideias, que precisam lutar lado a lado para evitar a chegada de grandes ameaças ao conhecimento público.

Eles foram criados por Brian Michael Bendis Steve McNiven, mas aos poucos foram ganhando mais espaço e passaram pelas mãos de vários artistas e roteiristas. Um dos autores que melhor trabalhou o conceito dos Illuminati foi Jonathan Hickman, que os usou como protagonistas de sua revista dos Novos Vingadores na Nova Marvel, onde eles tinham um papel importantíssimo a desempenhar no rumo das Guerras Secretas.

A equipe foi baseada na popular teoria sobre os Illuminati da vida real – um conciliábulo de artistas, celebridades ou políticos que formavam a alta cúpula da cultura mundial. Porém, nos quadrinhos, é raro vê-los partindo para a ação reunidos. Na verdade, eles costumam se reunir para trocar informações e estabelecer planos entre os grupos, sem a interferência de outros membros da comunidade heroica.

A revelação da existência dos Illuminati é um ponto importante, já que são poucos os heróis que sabem do grupo – e os que sabem geralmente são contra algumas atitudes tomadas por eles. Um exemplo claro disso é Steve Rogers, o Capitão América – que chegou a integrar o grupo, mas quando descobriu o que eles faziam, renegou a equipe e quase a expôs para o mundo, apesar de ter sido impedido pelos outros membros.

Quem já fez parte dos Illuminati?

Ao longo dos anos, os Illuminati já tiveram várias formações. Contudo, podemos reduzir essas formações em três grupos específicos – um criado em 2005, o outro surgido durante a Nova Marvel e o outro formado após os eventos das Guerras Secretas, que não tem muito a ver com as formações que foram estabelecidas anteriormente. Alguns membros da primeira formação inclusive retornam para a segunda.

A formação clássica existe desde a Guerra Kree-Skrull, mesmo tendo sido apresentados apenas em 2005.

Primeira formação

A primeira formação do grupo foi estabelecida após a Guerra Kree-Skrull e a batalha entre os Vingadores e os Defensores. A ideia original era formar uma aliança para formar um “governo de super-heróis“. Quase todos são contra a ideia, mas concordam em continuar se encontrando esporadicamente para trocar informações sobre as raças alienígenas que conhecem e ameaças que podem colocar a Terra em perigo.

Cada um dos heróis da fase original representa algum “arquétipo” e possui um ponto de vista bem diferente, o que faz com que sempre tenham uma perspectiva mais ampla de cada situação. O grupo original foi responsável por uma série de eventos curiosos e importantes no Universo Marvel – como, por exemplo, a decisão de mandar o Hulk para o espaço, o que acabou gerando as sagas Planeta Hulk e Hulk Contra o Mundo. Os integrantes são:

Note que, em alguns casos, esses arquétipos representam mais o papel que eles desempenham no grupo, mas há um caso ou outro onde eles representam mais de um arquétipo. Tanto Namor quanto Raio Negro assumem o posto dos reis e regentes, enquanto Homem de Ferro, Senhor Fantástico e Professor X compartilham o manto de “cientista”. É muito mais uma classificação “aberta” que permite que cada um expresse pontos diferentes sobre suas vivências.

A segunda formação foi apresentada durante a Nova Marvel.

Segunda formação

A segunda formação do grupo se deu na Nova Marvel, durante a fase de Jonathan Hickman à frente dos títulos e HQs dos Vingadores. Enquanto a revista principal trazia uma alta rotatividade de membros e os heróis batalhando contra grandes ameaças, o título dos Novos Vingadores começa como uma revista focada nos Illuminati, que descobrem de antemão o problema das Incursões.

Esses eventos indicavam o momento em que diferentes terras alternativas se chocavam. Desse choque, ao menos um dos universos era destruído no processo, e logo os heróis ficam com medo de que a Terra-616 (onde eles habitavam) fosse consumida em uma Incursão. Eles então se preparam para o pior: a possibilidade de terem que destruir outro universo caso sua Terra fosse ameaçada. Na formação original do grupo, tínhamos:

  • Pantera Negra
  • Namor
  • Fera
  • Homem de Ferro
  • Doutor Estranho
  • Senhor Fantástico
  • Raio Negro
  • Capitão América

O grupo teve várias tretas internas. Originalmente, o Fera foi enviado para substituir o Professor X (que, por sua vez, havia morrido em Vingadores vs. X-Men), mas quem deu dor de cabeça foi o Capitão América – que ia contra o plano de destruir outros mundos para salvar o seu próprio, por acreditar que havia outra maneira de impedir o fim iminente.

Com o passar do tempo, outros membros foram incorporados à equipe, como Medusa (que substitui o Raio Negro depois do desaparecimento do herói em Infinito), além do Hulk, de Amadeus Cho, do Capitão Britânia Hank Pym (que surgem pouco antes das Guerras Secretas, enquanto buscam uma forma de defender o universo das ações de Rabum Alal, que era uma identidade secreta do Doutor Destino, sem que eles soubessem).

Há ainda um terceiro grupo composto apenas por vilões.

Terceira formação

Já a terceira formação foi criada depois das Guerras Secretas, quando os Illuminati teriam debandado. A nova formação era liderada pelo Capuz e contava com vários vilões, cujo propósito era influenciar na comunidade dos heróis para desestabilizar os inimigos e atacarem em pontos específicos. Essa formação não foi muito bem recebida pelo público e, portanto, não durou muito tempo.

O grupo é composto por:

  • Capuz
  • Encantor (Sylvie Lushton)
  • Pensador Louco
  • Titânia
  • Maça
  • Tufão
  • Formiga Negra (Eric O’Grady)
  • Homem-Absorvente

Eles acabam desempenhando um grande papel durante o arco Avengers: Standoff (traduzido como Vingadores: Vertentes no Brasil), quando invadem a cidade de Pleasant Hill – que na verdade, era um campo onde vilões eram mantidos através de lavagem cerebral, sem terem recordações de suas vidas criminosas. Lá, sua missão é resgatar o Homem-Absorvente.

A equipe foi criada baseada na Cabala – um grupo surgido durante o Reinado Secreto, que era inspirado pelos Illuminati originais, mas composto apenas por vilões associados a Norman Osborn (o Patriota de Ferro), como o Doutor Destino, Emma Frost, Namor, Capuz e Loki. A Cabala inclusive foi reformada durante a Nova Marvel e é liderada por Namor, que decide reunir um grupo de pessoas “inescrupulosas” para impedir as Incursões.

Rumores indicam que uma versão da equipe estará em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Os Illuminati vão estar no Universo Cinematográfico da Marvel?

Durante anos, acreditava-se que os Illuminati seriam adaptados para o Universo Cinematográfico da Marvel, mas isso foi deixado de lado por muito tempo. Agora, surgem vários rumores de que uma formação da equipe estará em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, o próximo filme da franquia. Porém, tudo indica que será uma versão bem diferente do grupo – caso isso seja realmente confirmado.

Como o filme deve lidar com o conceito de Multiverso e de múltiplas realidades alternativas, as especulações são direcionadas ao fato de que o grupo será apresentado em outro universo e será composto por heróis que podem ser desse universo específico ou de diferentes realidades. Por isso, já pode ir tirando o cavalinho da chuva: pelo visto, a equipe terá pouquíssima semelhança com sua contraparte dos quadrinhos.

Na internet, circulam rumores de que o grupo será composto por Capitã Carter; Monica Rambeau; Balder, o BravoBarão Mordo. O único personagem dos quadrinhos que deve estar nessa formação, de acordo com alguns insiders, é o Professor X – que supostamente será vivido por Patrick Stewart, que deu vida ao personagem na saga dos X-Men da Fox. Isto fica claro já no segundo trailer do filme, lançado em fevereiro.

Claro que isso é um rumor e pode não se concretizar, mas mesmo que conheçamos esse grupo dos Illuminati, nada impede que uma versão mais “fiel” aos quadrinhos seja apresentada no futuro, já como parte do “universo principal”. Embora o Homem de Ferro e o Pantera Negra já não estejam mais entre nós, muitos membros já estão no MCU – e outros ainda devem ser apresentados, como o Senhor FantásticoNamor e, quem sabe, Raio Negro e Fera.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura estreia em maio de 2022.

Abaixo, veja também: