Charles Xavier: Todos os poderes do Professor X da Marvel

Capa da Publicação

Charles Xavier: Todos os poderes do Professor X da Marvel

Por Gus Fiaux

Na Marvel Comics, os mutantes são conhecidos pela grandiosa mutação em seu Gene X, o que faz com que eles se tornem seres superpoderosos, que representam o próximo passo na evolução da humanidade. E um dos personagens mais importantes criados na franquia é o Professor X, o fundador e líder original do grupo de super-heróis conhecido como X-Men.

Dotado de uma mente brilhante e de poderes telepáticos, Charles Xavier sempre foi um grande mentor para seus discípulos, apresentando seu sonho da coexistência pacífica para humanos e mutantes. Atualmente, ele é um dos regentes de Krakoa e o principal rosto da nova nação mutante — e aqui, você verá todos os seus poderes e habilidades!

Imagem de capa do item

Telepatia

Considerado um mutante alfa pelo sistema de classificação mutante (que você pode entender aqui), o Professor X tem como mutação primária sua capacidade telepática. Isso significa que ele é capaz de se comunicar com sua mente, além de poder ler os pensamentos e ideias de outras pessoas ao seu redor, com um alcance de 402 quilômetros sem o auxílio de Cérebro.

Através da telepatia, ele é capaz de criar ilusões para ludibriar inimigos ou fazer "apresentações holográficas" para seus alunos. Ele também pode criar um manto telepático, que permite que ele e outras pessoas perto fiquem "invisíveis" aos olhos de outros seres. Charles ainda pode controlar, apagar, modificar e possuir mentes alheias e criar elos telepáticos com aliados.

Imagem de capa do item

Projeção astral

Graças aos dons telepáticos, Charles Xavier começou a desenvolver vários "poderes secundários" que são muito úteis aqui e acolá. Ele é capaz de fazer a famosa projeção astral, que é quando sua "alma" deixa o corpo e vai para outros lugares -- algo que é muito útil quando ele está confinado na cadeira de rodas.

Quando essa forma astral é separada de seu corpo, o Professor X também pode decidir se ele quer que as pessoas o vejam ou não. Ele já usou esse dom para realizar a "transferência psíquica", que é quando ele passa sua mente e consciência para outros seres. Através da telepatia, ele também é capaz de absorver vários tipos de informação, como outras línguas e conhecimentos.

Imagem de capa do item

Dons psiônicos

Os poderes do Professor X não costumam atrair muita atenção, já que só são vistos no "plano astral". Por outro lado, ele ainda pode manifestá-los de uma forma mais física ao usá-los de modo psiônico (que é quando se usa a energia mental para criar construtos). Dessa forma, por exemplo, ele é capaz de fazer rajadas de energia mental para atacar seus oponentes.

Essas rajadas podem tomar várias formas e geralmente saem de sua cabeça, seja como ondas, raios ou até mesmo chicotes. Com esses dons, ele ainda pode criar escudos mentais, que o protegem de ataques de outros telepatas. Essa habilidade faz com que ele possa enfrentar inimigos que não possuem mentes humanas, como os Sentinelas, por exemplo.

Imagem de capa do item

Telecinese latente

Embora tenha-se criado a noção de que apenas Jean Grey e Psylocke sejam as principais mutantes a usarem poderes telecinéticos, a verdade é que, na Marvel Comics, todos os Filhos do Átomo que possuem dons telepáticos possuem uma espécie de telecinese latente, que não é forte e tão precisa quanto a de heróis e vilões que possuem esse traço aflorado na sua mutação.

Por isso, em alguns quadrinhos, é possível ver Charles Xavier movendo alguns objetos pequenos com a força de sua mente, ou até mesmo usando esse dom para levitar. Usando o Cérebro, esses dons telecinéticos são razoavelmente aumentados. Outros mutantes que também exibem essa telecinese latente são Emma Frost e Cable.

Imagem de capa do item

Cérebro

Embora não seja exatamente um poder, não podemos esquecer de como o Cérebro é importante para Charles Xavier. Um dispositivo criado para amplificar e intensificar seus dons, o Cérebro original expandia o alcance da telepatia de Xavier, de forma que ele poderia encontrar mutantes localizados no outro lado do planeta.

Além disso, com Cérebro, ele é capaz de invadir a mente de outros telepatas, ultrapassando algumas barreiras colocadas por eles. Atualmente, o Cérebro não só faz isso, como também serve como um grande banco de dados da história mutante. Em suma, ele dá acesso aos códigos genéticos e memórias de todos os mutantes, permitindo que eles sejam ressuscitados em Krakoa.

Imagem de capa do item

Inteligência

Além de seus poderes mutantes, Charles Xavier também possui diversas habilidades conquistadas ao longo dos anos, que são sempre usadas quando os X-Men mais precisam. A começar, temos a inteligência genial, que chega a níveis quase sobre-humanos, fazendo dele uma das mentes mais brilhantes de todo o Universo Marvel.

Ele é especialista em mutação, genética e habilidades psiônicas, sabendo de quase tudo nessas áreas. Além disso, Xavier já serviu ao exército americano e adquiriu muitos conhecimentos militares, que são sempre usados para os treinos e missões dos Filhos do Átomo. Por fim, ele ainda sabe lutar graças ao seu treinamento, por mais que use pouco esse conhecimento quando está na cadeira de rodas.

Imagem de capa do item

Força Fênix?!

Sim! Muitos acham que só Jean Grey e alguns outros mutantes serviram como hospedeiros da Força Fênix, mas a real é que a entidade cósmica não é lá muito seletiva com seus avatares. A prova disso é que o Professor X já foi hospedeiro do pássaro flamejante por um breve período, nas HQs estreladas pelos Piratas Siderais.

Adotando um visual surpreendentemente parecido com o que a própria Jean teve como Fênix Negra, Charles Xavier se tornou possuidor de todos os dons clássicos da entidade, como manipulação de matéria e energia, fogo cósmico e uma amplificação total de seus poderes. Infelizmente, essa fase "célebre" do personagem não durou muito tempo...