X-Men: Qual o herdeiro definitivo do legado de Charles Xavier nas HQs?

Capa da Publicação

X-Men: Qual o herdeiro definitivo do legado de Charles Xavier nas HQs?

Por Gus Fiaux

Desde que os X-Men apareceram pela primeira vez, em 1963, muitos buscam saber quais mutantes se mantiveram fieis ao sonho de Charles Xavier, que lutava pela coexistência pacífica entre os homo sapiens e os homo superior. Ao longo dos anos, muitos dos Filhos do Átomo embarcaram nessa luta por liberdade, tolerância e um mundo mais receptivo, mas a dúvida sempre se instalou no ar: quem é o herdeiro do legado do Professor X?

Diferente de seu maior rival, Magneto, Xavier acreditava em um mundo melhor a partir da educação e libertação, de modo que jovens mutantes pudessem encontrar seu lugar no mundo e se impor, de forma pacífica, contra todos os preconceitos da humanidade. E esses ensinamentos foram repassados para vários alunos diferentes ao longo de décadas, formando gerações e gerações de X-Men. Mas quem melhor teria seguido a filosofia do telepata?

Há quem diga que Fera, Ciclope e Wolverine são os herdeiros do legado de Xavier.

ScreenRant preparou um artigo falando sobre três mutantes que seguiram muito bem esse rumo. De início, nós temos Ciclope, que é considerado o “primeiro discípulo de Xavier” e que possui uma vasta importância para os X-Men desde a formação da equipe. Ao longo dos anos, Scott Summers era visto como um líder idealista, que dava tudo de si para manter vivo o sonho de Xavier, enquanto auxiliava os mutantes em eras turbulentas e difíceis.

Claro que tudo isso mudou nos anos 2000 e 2010, quando o personagem passou por diversas mudanças e tomou a postura mais “agressiva” que muitos conhecem hoje. Vendo as mazelas que sua espécie sofria, ele percebeu que não dava para seguir sempre no rumo do pacifismo, e que os ideais de Magneto não estavam totalmente errados. Isso culminou em Vingadores vs. X-Men, quando (possuído pela Fênix), ele matou o próprio Xavier a sangue frio.

E embora o mutante tenha passado por um longo caminho de redenção, o artigo original ainda cita o Fera, o sábio cientista peludo que também integra a equipe desde a formação original. Para eles, o mutante é bem comprometido com a educação, assim como Xavier, e também buscava construir pontes com os humanos, sendo aliado até mesmo dos Vingadores. Nos últimos anos, no entanto, ele tem mostrado um lado sombrio que o próprio Xavier renega.

Por fim, o artigo fala também do Wolverine, que apesar de sua postura bruta e sanguinária, também é um grande mentor para a comunidade mutante, sempre disposto a ensinar alunos e ajudar os outros a se redimirem, uma vez que ele entende muito bem essa necessidade. Há alguns anos, ele inclusive se tornou diretor do Instituto Xavier, que na época havia sido rebatizado para Instituto Jean Grey para Jovens Superdotados.

Por outro lado, mutantes como Jean Grey e Emma Frost também possuem uma conexão importante com o sonho de Charles.

Agora, por mais que o ScreenRant conclua dizendo que Wolverine é quem mais merece o posto de “herdeiro” de Charles Xavier, existem ainda duas heroínas que não foram consideradas, cujo papel nos X-Men é tão crucial e importante quanto os heróis citados anteriormente. Elas são Jean Grey Emma Frost, duas telepatas com um conjunto de poderes bem interessantes, que também merecem lugar na disputa pelo trono do Professor X.

Jean Grey, assim como Ciclope e Fera, também é uma das alunas originais de Xavier. Inteligente e sensível, ela teve que passar por várias provações ao longo dos anos, desde suas (várias) mortes até a temível conexão com a poderosa entidade cósmica que a consome, a Força Fênix. E em todo esse tempo, ela sempre se mostrou uma idealista que acreditava no sacrifício pessoal em prol do bem maior e na união de mutantes por um futuro mais esperançoso.

A prova disso veio em X-Men: Equipe Vermelha, na qual ela lidera um grupo de mutantes na tentativa de fundar uma nação para os homo superior – ideia inclusive que seria reaproveitada na fase atual das HQs mutantes, quando Xavier torna Krakoa o país oficial de sua raça. Disposta a tudo para libertar seus companheiros do ódio humano, a nossa Garota Marvel sempre foi uma concorrente mais que digna para o posto de “nova Professor X”.

E no que diz respeito a Emma Frost, é até curioso — se levarmos em conta que a personagem começou sua carreira como uma vilã a serviço do Clube do Inferno. Contudo, uma coisa que sempre esteve presente na telepata capaz de se transformar em diamante é o apreço pela educação. Antes de ser vilã, heroína, socialite ou o que for, a Rainha Branca sempre foi uma professora.

Ao longo de anos, ela não só auxiliou diversos mutantes, como também ajudou heróis formados a evoluírem em seus poderes, pensamentos e até mesmo vivências. A lista de pessoas que ela ajudou a “dar um passo além” só cresce: nós temos o Homem de GeloKate PrydeJubileu e, é claro, o próprio Ciclope. Há de se considerar que, na época em que Scott mais assumia o lugar de um líder mutante pacífico, Emma era sua conselheira e maior confidente.

Por isso, é muito difícil determinar “qual mutante merece o cargo de herdeiro do legado de Xavier”, já que ninguém se equipara completamente ao careca. O que temos, no entanto, é o discernimento de que muitos alunos foram impactados pelos ensinamentos do mestre, e se tornaram mestres à sua própria maneira. Mas e para você? Qual é o maior herdeiro do Professor X na sua opinião?

Abaixo, confira também: